OMA vence concurso para projetar escola com sistema modular pré-fabricado de madeira em Amsterdã

No âmbito do consórcio Schools by Circlewood, David Gianotten e Michael den Otter do OMA, em parceria com o Studio A Kwadraat, representado por Jimmy van der Aa, foram os vencedores do concurso para projetar a escola Wisperweide em Weesp. Esta será a primeira escola a ser construída utilizando o sistema modular pré-fabricado de madeira da Schools by Circlewood, desenvolvido em colaboração com o OMA. Recentemente, o sistema foi escolhido pela administração de Amsterdã para ser implementado em toda a rede de escolas da cidade.

OMA vence concurso para projetar escola com sistema modular pré-fabricado de madeira em Amsterdã - Imagem 2 de 9OMA vence concurso para projetar escola com sistema modular pré-fabricado de madeira em Amsterdã - Imagem 3 de 9OMA vence concurso para projetar escola com sistema modular pré-fabricado de madeira em Amsterdã - Imagem 4 de 9OMA vence concurso para projetar escola com sistema modular pré-fabricado de madeira em Amsterdã - Imagem 5 de 9OMA vence concurso para projetar escola com sistema modular pré-fabricado de madeira em Amsterdã - Mais Imagens+ 4

OMA vence concurso para projetar escola com sistema modular pré-fabricado de madeira em Amsterdã - Imagem 2 de 9
Wisperweide Integrated Child Center exterior. Image © Studio A Kwadraat

O sistema plug-and-play baseia-se no Método de Construção HoutKern, que usa colunas de madeira padronizadas e painéis de piso feitos de madeira cruzada conectados com juntas de aço. Esse arcabouço estrutural garante flexibilidade na disposição de divisórias móveis adicionais, permitindo que os usuários organizem espaços internos de diferentes tamanhos e usos de acordo com suas necessidades.

A Escola Wisperweide foi projetada em torno de um auditório central como o principal espaço de reunião e eventos, visível de praticamente toda a escola. Os espaços de aprendizado ao redor do auditório são divididos em duas zonas, uma para crianças pequenas e outra para crianças mais velhas. Cada área tem uma entrada distinta e um playground ao ar livre. Corredores espaçosos de 3 metros de largura trazem luz natural para os espaços, enquanto as divisórias modulares permitem diferentes configurações tanto das salas de aula quanto dos corredores. 

O design da Wisperweide demonstra o potencial do sistema modular de madeira na criação de edifícios altamente adaptáveis. Como todos os desafios estruturais e técnicos foram resolvidos quando desenvolvemos o sistema, podemos nos concentrar em trabalhar em estreita colaboração com a escola para definir os diferentes cenários espaciais que se adequam à sua visão e oferecer um caminho para a melhoria do ambiente educacional ao longo do tempo. — David Gianotten, Sócio-Gerente e Arquiteto do OMA

OMA vence concurso para projetar escola com sistema modular pré-fabricado de madeira em Amsterdã - Imagem 5 de 9
Wisperweide Integrated Child Center auditorium. Image © Studio A Kwadraat

Dentro da escola, o sistema modular permite a integração de diferentes materiais e acabamentos. Paredes de divisórias com cerca de 44 centímetros de espessura, são adaptadas para oferecer espaço adicional para armários, cabideiros e nichos de armazenamento, enquanto outras oferecem um espaço de exposição para apresentar o trabalho dos estudantes. Elementos de madeira também definem a imagem exterior da escola. Sua fachada integra marquises que marcam as entradas principais, enquanto as esquadrias das janelas foram desenhadas para que as crianças menores consigam enxergar o lado de fora.

OMA vence concurso para projetar escola com sistema modular pré-fabricado de madeira em Amsterdã - Imagem 8 de 9
Wisperweide Integrated Child Center interior. Image © Studio A Kwadraat

Sendo a primeira escola realizada como parte do programa Innovation Partnership School de Amsterdã, a Wisperweide School busca atender às condições de sustentabilidade do programa, utilizando biomateriais e estruturas desmontáveis. O sistema da Circlewood será implementado na construção de entre nove e trinta escolas em Amsterdã. O consórcio também estabelece colaborações com jovens designers, e neste projeto o  Studio A Kwadraat foi escolhido para trabalhar em parceria com o OMA. 

OMA vence concurso para projetar escola com sistema modular pré-fabricado de madeira em Amsterdã - Imagem 9 de 9
Wisperweide Integrated Child Center playground. Image © Studio A Kwadraat
OMA vence concurso para projetar escola com sistema modular pré-fabricado de madeira em Amsterdã - Imagem 4 de 9
Wisperweide Integrated Child Center playground. Image © Studio A Kwadraat

Além do projeto em Amsterdã, o OMA também venceu um concurso para projetar um novo campus para a Universidade Hongik em Seul, na Coreia do Sul. O projeto apresenta um conjunto de edifícios de baixo gabarito interconectados por espaços públicos informados pela topografia do local. O escritório também concluiu recentemente o Buffalo AKG Art Museum, um dos projetos mais aguardados de 2023.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "OMA vence concurso para projetar escola com sistema modular pré-fabricado de madeira em Amsterdã" [OMA, Studio A Kwadraat, and Circlewood Win Amsterdam School Competition with Modular Wood Construction System] 05 Dez 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010422/oma-vence-concurso-para-projetar-escola-com-sistema-modular-pre-fabricado-de-madeira-em-amsterda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.