MASP apresenta pré-estreia de documentário sobre a vida de Álvaro Siza

Álvaro Siza, primeiro Pritzker português, é inegavelmente um personagem de grande importância na história da arquitetura contemporânea, com projetos que mudaram a paisagem urbana de várias cidades ao redor do mundo. Embora seu nome e trabalho sejam amplamente conhecidos, Siza é uma pessoa bastante reservada e introspectiva, que prefere manter sua vida pessoal longe dos holofotes.

Com a direção do produtor e diretor Augusto Custódio, o documentário SIZA apresenta uma visão mais íntima e pessoal do renomado arquiteto português. O filme aborda sua infância, sua relação com a esposa, sua paixão pela escultura e admiração pela música clássica, explorando suas influências e sua jornada profissional.

MASP apresenta pré-estreia de documentário sobre a vida de Álvaro Siza  - Imagem 4 de 7
© Gallery / Augusto Custório

No Brasil, a pré-estreia do documentário acontecerá no dia 12 de dezembro no MASP, em evento restrito a convidados. Três dias depois, em 15 de dezembro — data em que se celebra o dia do arquiteto e urbanista e também o aniversário de Oscar Niemeyer — ocorrerá a estreia internacional em evento online através da plataforma de streaming Gallery.

O documentário conta com a participação de amigos e pessoas mais próximas do arquiteto que se dispuseram a revelar detalhes sobre sua personalidade e sua jornada profissional. O lançamento oficial ocorreu em junho na Gallery, e em evento fechado de pré-estreia em Portugal.

MASP apresenta pré-estreia de documentário sobre a vida de Álvaro Siza  - Imagem 2 de 7
© Gallery / Augusto Custório

O filme é uma celebração de sua vida e carreira, destacando a sua importância para a arquitetura contemporânea e sua abordagem única em relação ao design. Como um dos maiores arquitetos do mundo, Siza influenciou gerações de profissionais e continuará a inspirar futuras gerações. Entre os convidados especiais que participam do documentário estão os renomados arquitetos Eduardo Souto Moura e Carlos Castanheira, parceiros e amigos de longa data de Siza.

Plataforma Gallery

Gallery é a primeira plataforma global de streaming que reúne um acervo de arte constituido por documentários e séries sobre arquitetura e design, através de títulos exclusivos e de uma linguagem cinematográfica que transcende os formatos tradicionais de mídia, comunicando arte de forma altamente disruptiva e impactante, permitindo explorar novas dinâmicas de comunicação, interação e criação de conteúdo. A plataforma Gallery oferece uma experiência visual imersiva e adaptável, perfeitamente acessível em smartphones, televisões e tablets.

Exclusive Sessions

O Exclusive Sessions é um evento de estreias prévias que ocorrem em locais emblemáticos ao redor do mundo. Este evento não é apenas uma exibição, mas uma celebração da interseção entre a arquitetura, a arte e o cinema. Convoca um público seleto de profissionais qualificados, influenciadores culturais e profissionais do design, oferecendo uma experiência imersiva com a presença de ilustres figuras do mundo da arquitetura. A cada sessão, as marcas associadas têm a oportunidade única de se entrelaçar com narrativas poderosas e momentos memoráveis, ampliando seu alcance e fortalecendo sua presença no cenário local e global.

MASP apresenta pré-estreia de documentário sobre a vida de Álvaro Siza  - Imagem 5 de 7
© Gallery / Augusto Custório

Desde o início de seu circuito global, com a première na Casa da Arquitectura no Porto, o documentário SIZA, através do formato Exclusive Sessions, tem sido destaque em diversas cidades do mundo, através de exibições privadas em instituições de arte e cultura.

Além destas prévias exclusivas, o documentário integra a seleção dos principais festivais de arquitetura e cinema, como o Urban Eye Film Festival, Busan International Film Festival, The Norwegian International Film Festival, DAAF - Days of Architecture and Films, La Biennale, entre outros, sendo inclusive premiado pelo festival AFFR - Architecture Film Festival Roterdam.

MASP apresenta pré-estreia de documentário sobre a vida de Álvaro Siza  - Imagem 7 de 7
© Gallery / Augusto Custório

O ArchDaily é parceiro da Gallery na Exclusive Session que ocorrerá no MASP em 12 de dezembro e também no lançamento global, no dia 15 dezembro, que poderá ser assistido ao vivo através da plataforma de streaming Gallery.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily. "MASP apresenta pré-estreia de documentário sobre a vida de Álvaro Siza " 29 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010290/masp-apresenta-pre-estreia-de-documentario-sobre-a-vida-de-alvaro-siza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.