O que é um oásis urbano? Na luta contra o calor excessivo das cidades

Estamos prestes a terminar o ano mais quente dos últimos 125 mil anos. Nos últimos dias, as altas temperaturas têm influenciado negativamente o cotidiano de uma grande porção da população, principalmente aquela que passa a maior parte do dia nas ruas, longe dos espaços climatizados. O excesso de calor tem distintas fontes, entre as naturais e as catalisadas pelo homem, e com um futuro nada promissor em relação a este tema, é necessário buscar por medidas de forma estrutural para combater o modo como ele pode agravar a saúde da população.

O que é um oásis urbano? Na luta contra o calor excessivo das cidades - Imagem 2 de 7O que é um oásis urbano? Na luta contra o calor excessivo das cidades - Imagem 3 de 7O que é um oásis urbano? Na luta contra o calor excessivo das cidades - Imagem 4 de 7O que é um oásis urbano? Na luta contra o calor excessivo das cidades - Imagem 5 de 7O que é um oásis urbano? Na luta contra o calor excessivo das cidades - Mais Imagens+ 2

Em entrevista ao G1, a professora da FAUUSP e pesquisadora do Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética, Denise Duarte, destaca a possibilidade das prefeituras instalarem os oásis urbanos em diferentes locais da cidade. Estes espaços serviriam como pontos de combate ao estresse térmico que o calor gera àqueles que estão no espaço público - não somente pessoas em situação de rua, que já se encontram em situações mais vulneráveis, mas também de pedestres que passam horas em trânsito entre o ir e vir do trabalho.

O que é um oásis urbano? Na luta contra o calor excessivo das cidades - Imagem 2 de 7
Parque Urbano Shenzhen Shenwan / AUBE CONCEPTION. Foto: © Tianpei Zeng

Segundo a professora, num projeto ideal, o oásis urbano é um espaço sombreado - preferencialmente por árvores - que oferece um mobiliário adequado para o descanso das pessoas e o acesso à água potável fornecida pelo poder público. Este local serviria para as pessoas conseguirem amenizar os efeitos das altas temperaturas no corpo e poderem voltar a circular com mais conforto pela cidade.


Artigo Relacionado

Não existe justiça climática sem justiça racial

Para que o oásis urbano seja eficiente é fundamental pensar sua acessibilidade para oferecer serviços a todas as idades, podendo ir além do seu objetivo inicial e se tornar também um espaço de lazer diante da dureza urbana. Para isto, é fundamental que o projeto seja sempre integrado ao planejamento urbano e consiga aumentar a qualidade dos espaços públicos da cidade, colaborando com a qualidade de vida de seus cidadãos.

O que é um oásis urbano? Na luta contra o calor excessivo das cidades - Imagem 6 de 7
Parque Madureira / Ruy Rezende Arquitetos. Foto: © Bianca Rezende

Num mundo onde as consequências do racismo ambiental são vistas de forma cada vez mais violenta e desigual, pensar espaços que ajudam a combater o estresse térmico e tragam o mínimo de dignidade para todos é um modo de tornar a cidade mais acessível para cumprir com o seu papel democrático.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "O que é um oásis urbano? Na luta contra o calor excessivo das cidades" 10 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010055/o-que-e-um-oasis-urbano-na-luta-contra-o-calor-excessivo-das-cidades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.