Como colorir as paredes do seu apartamento? Veja diferentes exemplos brasileiros

Para um impacto na atmosfera e visual do seu apartamento, pensar como pintá-lo pode ser tão fundamental quanto a escolha das cores a serem utilizadas. Entre tantas possibilidades é difícil tomar uma decisão e sair do conforto das paredes brancas, mas aqui trazemos algumas dicas para quem busca tornar o cotidiano, e o próprio lar, ainda mais colorido. 

Como colorir as paredes do seu apartamento? Veja diferentes exemplos brasileiros - Imagem 2 de 17Como colorir as paredes do seu apartamento? Veja diferentes exemplos brasileiros - Imagem 3 de 17Como colorir as paredes do seu apartamento? Veja diferentes exemplos brasileiros - Imagem 4 de 17Como colorir as paredes do seu apartamento? Veja diferentes exemplos brasileiros - Imagem 5 de 17Como colorir as paredes do seu apartamento? Veja diferentes exemplos brasileiros - Mais Imagens+ 12

Pintar uma parede nunca é uma tarefa fácil. Além dos diversos tons de branco, há toda uma imensa paleta de cores que permitem as mais distintas combinações. Se as principais dicas estão em analisar a iluminação, fazer um teste de cor na parede que será pintada para ver como a cor é vista in loco, pensar como combinar os diferentes tons e texturas e, principalmente, investigar o seu próprio estilo pessoal, existem outras possibilidades que demonstram que nem tudo precisa seguir uma regra fixa e há diversas maneiras de trazer outras tonalidades para sua casa. Veja algumas que foram realizadas em apartamentos brasileiros, abaixo:

Paredes inteiras

Pintar uma parede inteira pode trazer mais destaque para ela. Mas ao optar por essa solução, também é possível trabalhar a continuidade do espaço, pensando em como essa parede pode ser uma superfície que conecta mais de um ambiente. Aproveitar o forro ou o piso para pintar da mesma cor, também é uma das formas de criar um jogo geométrico no espaço, a partir das tonalidades.

Como colorir as paredes do seu apartamento? Veja diferentes exemplos brasileiros - Imagem 10 de 17
Apartamento Fit / CoDA. Foto: © Julia Tótoli
Como colorir as paredes do seu apartamento? Veja diferentes exemplos brasileiros - Imagem 6 de 17
Apartamento 107N / Orla Arquitetura. Foto: © Joana França

Murais

Ao invés de uma cor única e chapada numa parede, você pode pensá-la como uma tela branca e colocar uma arte nela. Seja pintado em apenas uma cor ou várias, a criação de um mural pode trazer muita personalidade para o espaço. 

Como colorir as paredes do seu apartamento? Veja diferentes exemplos brasileiros - Imagem 4 de 17
Apartamento Capela / Julliana Camargo Arquitetos. Foto: © Maira Acayaba
Como colorir as paredes do seu apartamento? Veja diferentes exemplos brasileiros - Imagem 11 de 17
Apartamento Maresia / Talita Nogueria Arquitetura. Foto: © Eduardo Macarios

Outros materiais

A cor também pode ser ressaltada através de outros materiais que não apenas a tinta. Você pode optar por revestimentos cerâmicos, por exemplo, para brindar tons distintos das paredes.

Como colorir as paredes do seu apartamento? Veja diferentes exemplos brasileiros - Imagem 7 de 17
Apartamento Sodré 272-401 / Oficina Conceito Arquitetura. Foto: © Marcelo Donadussi
Como colorir as paredes do seu apartamento? Veja diferentes exemplos brasileiros - Imagem 17 de 17
Apartamento Arruda / COTA760. Foto: © Cris Farhat

Marcenaria

Normalmente, a marcenaria - presente em armários, espaços de armazenagem ou estantes - já configura um elemento de destaque no projeto. Quando ela ganha cores, pode se tornar ainda mais importante ao apresentar um tom único e distinto que ajuda a configurar a atmosfera do espaço.

Como colorir as paredes do seu apartamento? Veja diferentes exemplos brasileiros - Imagem 5 de 17
Apartamento PNR / Metamoorfose Studio. Foto: © Maíra Acayaba
Como colorir as paredes do seu apartamento? Veja diferentes exemplos brasileiros - Imagem 15 de 17
Apartamento Itapicuru / Coletivo de Arquitetos + Entre Arquitetos. Foto: © Guile Amadeu

Portas

Ao buscar por outros elementos para trazer a cor no espaço, colorir as portas também é uma solução interessante. Uma vez que são componentes em constante movimento e ajudam a tornar o ambiente mais lúdico conforme contrastam com os outros tons escolhidos.

Como colorir as paredes do seu apartamento? Veja diferentes exemplos brasileiros - Imagem 8 de 17
Apartamento JP / Trema Arquitetura + Daniel Zahoul. Foto: © Renata Zambello
Como colorir as paredes do seu apartamento? Veja diferentes exemplos brasileiros - Imagem 16 de 17
Apartamento Platô II / Sala2 Arquitetura. Foto: © Evelyn Muller

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Como colorir as paredes do seu apartamento? Veja diferentes exemplos brasileiros" 26 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009180/como-colorir-as-paredes-do-seu-apartamento-veja-diferentes-exemplos-brasileiros> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.