Mix & Match: como combinar cores e texturas na decoração de interiores

As cores influenciam diretamente o modo como percebemos o espaço. Através delas é possível instigar o humor do usuário - tornando o ambiente mais calmo ou dinâmico - e também alterar as percepções que temos do espaço sem mudar um centímetro de qualquer parede. No entanto, lidar com elas, nem sempre é fácil. Num momento que se buscam por espaços com mais personalidade, para não dizer "instagramáveis", aprender a compor com diferentes tonalidades e texturas é fundamental.

Mix & Match: como combinar cores e texturas na decoração de interiores - Imagem 2 de 14Mix & Match: como combinar cores e texturas na decoração de interiores - Imagem 3 de 14Mix & Match: como combinar cores e texturas na decoração de interiores - Imagem 4 de 14Mix & Match: como combinar cores e texturas na decoração de interiores - Imagem 5 de 14Mix & Match: como combinar cores e texturas na decoração de interiores - Mais Imagens+ 9

Compreender o círculo cromático e trabalhar com exemplos visuais são alguns dos passos fundamentais para experimentar diferentes possibilidades e compreender as harmonias possíveis ao combinar cores, texturas e estilos. A partir deles, torna-se mais fácil conversar com clientes e chegar a decisões nas quais podem tornar o espaço único. Aqui, reunimos algumas dicas que podem servir como guias no momento de decidir a futura paleta do seu projeto.

Mix & Match: como combinar cores e texturas na decoração de interiores - Imagem 14 de 14
Círculo Cromático. Imagem: Bwilliam, CC BY-SA 3.0 , via Wikimedia Commons

Cores complementares

Para criar contraste no espaço, deve-se combinar cores complementares, aquelas que estão opostas no círculo cromático. Elas podem estar dispostas nas superfícies do espaço (paredes, piso e teto), mas também nos móveis e acessórios presentes.

Mix & Match: como combinar cores e texturas na decoração de interiores - Imagem 8 de 14
Playground Barigui / Antonio Abrão Arquitetura. Foto: © João Sarturi

Paleta de cores analógicas

Se a ideia é criar espaços mais harmoniosos, as cores adjacentes no círculo cromático podem apresentar variações de tons e intensidades que compõem o espaço de forma mais dinâmica através de tonalidades semelhantes.

Mix & Match: como combinar cores e texturas na decoração de interiores - Imagem 10 de 14
Flagship Zissou / Estudio Guto Requena. Foto: © André Klotz

Monocromático

Diferentes tonalidades da mesma cor podem criar uma composição sofisticada e elegante. Para evitar a monotonia, ou uma sensação de vazio dentro desta abordagem mais minimalista, vale adicionar texturas e materiais variados.

Mix & Match: como combinar cores e texturas na decoração de interiores - Imagem 9 de 14
Espaço Cultural Artístico OHL / AB+AC Architects. Foto: © Ricardo Oliveira Alves

Contraste de texturas

Alvenarias, madeira, metal, vidro, tecidos macios. Diferentes camadas podem adicionar profundidade e aumentar o interesse visual no espaço. Para isso, é importante equilibrar texturas ásperas e suaves para obter um resultado mais harmonioso.

Estilos mistos

Diferentes estilos de móveis e acessórios podem criar uma estética única e personalizada. Neste caso, é importante encontrar elementos que possibilitem o diálogo entre todos os objetos e o ambiente, que pode ser realizado através de uma mesma cor ou material, assim como também adotar formatos semelhantes. 

Mix & Match: como combinar cores e texturas na decoração de interiores - Imagem 11 de 14
Zerno Coffee Shop / Studio11. Foto: © Alexandra Ovseets

Foco em um elemento principal

A cor pode ser utilizada para realçar um elemento no espaço - seja uma peça de mobiliário, obra de arte ou tapete - e construir a composição em torno dele. 

Mix & Match: como combinar cores e texturas na decoração de interiores - Imagem 12 de 14
Alba House / m-i-r-a architecture. Foto: © DEL RIO BANI

Proporções equilibradas

Em todas as situações é importante ter noção das proporções dos elementos na composição, evitando excessos ou falta de harmonia. A não ser, é claro, que a ideia seja trazer elementos surpresas e que chamem atenção por outros motivos propositalmente. Para manter a proporção, há diferentes estratégias que podem ser seguidas, como a simetria ou a regra dos terços que colaboram para criar um equilíbrio visual.

Mix & Match: como combinar cores e texturas na decoração de interiores - Imagem 7 de 14
Café em Harmonia com a Natureza / Reutov Design. Foto: © Reutov Dmitry, Gerner Ekaterina

Edição e simplicidade

Na moda, Coco Chanel dizia: "antes de sair de casa, você deve sempre tirar um acessório." Dependendo do ambiente, a frase também pode servir para a arquitetura. Remover elementos desnecessários ou excessivos podem ser a chave par simplificar a composição entre as cores.

Mix & Match: como combinar cores e texturas na decoração de interiores - Imagem 5 de 14
Alba House / m-i-r-a architecture. Foto: © DEL RIO BANI

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Mix & Match: como combinar cores e texturas na decoração de interiores" 10 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001490/mix-and-match-como-combinar-cores-e-texturas-na-decoracao-de-interiores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.