Arquiteto e teórico Anthony Vidler morre aos 82 anos

O arquiteto, pesquisador e teórico da arquitetura Anthony Vidler morreu na noite de ontem para hoje, 20 de outubro, aos 82 anos, informou a Escola de Arquitetura da Universidade de Princeton. Vidler teve uma carreira sólida na prestigiada instituição, onde atuou como o primeiro diretor do programa de Doutorado em História e Teoria. Seu interesse pela arquitetura, cultivado em Essex, Inglaterra, o levou a obter um diploma graduação e mestrado em arquitetura na Universidade de Cambridge e, posteriormente, um doutorado em História e Teoria da Arquitetura na Universidade de Tecnologia de Delft. Sua carreira influente se estendeu por mais de 50 anos, deixando uma marca profunda na pesquisa e educação arquitetônica.

Além de Princeton, Vidler desempenhou funções como Decano da Faculdade de Arte, Arquitetura e Planejamento da Universidade de Cornell, Chefe do Departamento de História da Arte na UCLA e, posteriormente, Decano da Escola de Arquitetura Irwin S. Chanin da Cooper Union até 2013. Ele continuou a lecionar como professor visitante na Cooper Union e Princeton.

Tony Vidler está no DNA de Princeton. Ele chegou para ensinar na escola de arquitetura em 1965, aos 24 anos, logo seguido por Kenneth Frampton e Alan Colquhoun. Como a invasão britânica na música pop, foi uma revolução. A história da arquitetura se tornou uma disciplina interessante e Princeton o lugar para se estar. [...] Após 30 anos, ele se mudou para outras instituições, mas, em um sentido mais profundo, ele nunca partiu. — Beatriz Colomina, Professora de História da Arquitetura em Princeton

Vidler foi um autor prolífico, conhecido por obras como "The Writing of the Walls: Architectural Theory in the Late Enlightenment" (1987), "The Architectural Uncanny: Essays in the Modern Unhomely" (1992) e "Warped Space: Architecture and Anxiety in Modern Culture" (2000). Suas contribuições também se estenderam à curadoria de exposições, como a mostra permanente do trabalho de Claude-Nicolas Ledoux na França e "Ledoux et les Lumières" durante o Ano Europeu do Iluminismo. Também desempenhou um papel importante na exposição retrospectiva "James Stirling, Architect and Teacher" apresentada no Tate, na Staatsgalerie, no Yale Center for British Art e no Canadian Center for Architecture (CCA).

Ao longo de sua carreira, Vidler recebeu reconhecimento de instituições de prestígio, incluindo a Academia Americana de Artes e Ciências, a Academia Americana de Artes e Letras, a Fundação Guggenheim, o Fundo Nacional das Humanidades e bolsas em instituições como o CCA e a Getty. 

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Arquiteto e teórico Anthony Vidler morre aos 82 anos" 20 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008630/arquiteto-e-teorico-anthony-vidler-morre-aos-82-anos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.