O que é um edifício passivo e como ele pode contribuir para descarbonizar a arquitetura?

Certificações de construção sustentável podem desempenhar um papel crucial na mitigação das mudanças climáticas ao estabelecer critérios sólidos para fomentar práticas ecologicamente responsáveis na indústria da construção. Elas não apenas conferem visibilidade pública e monitoram o desempenho, assegurando a conformidade com regulamentações, mas também estimulam a redução do impacto ambiental, ao mesmo tempo em que recompensam edifícios que cumprem rigorosos padrões de sustentabilidade. Ao estabelecer níveis mais elevados de excelência em projetos e construções, essas certificações exercem influência na evolução dos códigos de construção, na capacitação dos profissionais e nas estratégias corporativas.

O que é um edifício passivo e como ele pode contribuir para descarbonizar a arquitetura? - Imagem 2 de 13
Cortesia de Phius

Mais especificamente, o movimento em direção a edifícios passivos tem suas raízes na Alemanha, onde o Passivhaus Institute formalizou esses princípios em 1996. O conceito central é criar um espaço habitável ou de trabalho que demande uma quantidade mínima de energia externa para regular sua temperatura, tornando-o altamente sustentável e economicamente viável a longo prazo. Essencialmente, esse equilíbrio é alcançado através de uma combinação de elementos-chave, incluindo um isolamento de alta qualidade para paredes, tetos e fundação, a construção de uma envoltória hermética que evite perdas e minimize vazamentos de ar, a utilização de janelas e portas de alto desempenho que eliminem pontes térmicas, sistemas de ventilação com recuperação de calor, a consideração do ganho solar, além de soluções eficientes para o aquecimento e resfriamento do espaço, juntamente com uma modelagem de energia e otimização do design. Esses princípios podem ser aplicados a todos os edifícios, incluindo casas unifamiliares, prédios multifamiliares, escolas, arranha-céus e muito mais.

O que é um edifício passivo e como ele pode contribuir para descarbonizar a arquitetura? - Imagem 4 de 13
Cortesia de Phius
O que é um edifício passivo e como ele pode contribuir para descarbonizar a arquitetura? - Imagem 6 de 13
Forever House. Image Cortesia de Phius

Há diversas certificações pelo mundo, cada qual com seus enfoques. Destacam-se a LEED, WELL, entre muitas outras. Um dos participantes proeminentes deste movimento é a Phius (Passive House Institute US), que vem buscando estabelecer novos padrões em construção com eficiência energética por meio de sua abordagem para a certificação. Phius se destaca ao integrar princípios de construção passivos com otimização de custos e as especificidades do clima. O resultado são edifícios que ocorrem um equilíbrio entre economia de custos, eficiência energética e resiliência ambiental, promovendo ambientes internos confortáveis e saudáveis. Conversamos com Lisa White, diretora associada de Phius, para entender melhor essa abordagem.

Comparada a outras certificações de construção sustentável, Phius introduz medidas específicas para edifícios passivos, como a garantia de estanqueidade ao ar e conforto térmico. Mas o aspecto mais destacado do Phius é sua ênfase na concepção de edifícios que reduzem os requisitos de energia desde o início, estabelecendo uma base sólida para alcançar o status de energia zero. Isso coloca seus projetos em um caminho para economizar entre 40% e 60% mais energia em comparação com edifícios convencionais construídos de acordo com os códigos, e tudo isso com custos iniciais mínimos adicionais. Além disso, prioriza a adaptabilidade e a resiliência, assegurando que essas estruturas mantenham temperaturas internas confortáveis, mesmo em situações de quedas de energia e eventos climáticos extremos. Essa resiliência inerente reduz a dependência de redes elétricas sobrecarregadas, melhorando a sustentabilidade desses edifícios diante dos desafios provocados pelas mudanças climáticas.

Como White afima, "Os cinco princípios primários da construção passiva são usar isolamento contínuo, criar um invólucro do edifício hermético ao ar, empregar janelas de alto desempenho, utilizar algum tipo de ventilação com recuperação de calor e umidade equilibrada, e minimizar o sistema de condicionamento de espaço devido a cargas de condicionamento mais baixas."

Os edifícios Phius implementam esses princípios enquanto aderem a um conjunto específico de metas de energia que levam em consideração a tipologia do edifício e a zona climática do projeto. Isso inclui a recomendação de materiais ecologicamente corretos.

Essa abordagem gerou benchmarks específicos do clima para cargas de aquecimento e resfriamento em mais de 1000 locais nos Estados Unidos, considerando os fatores climáticos únicos e os custos de eletricidade em nível estadual. Estes estabelecem restrições nas cargas anuais e de pico de aquecimento e resfriamento, criando uma zona ideal para a conservação de energia por meio de estratégias passivas.

O que é um edifício passivo e como ele pode contribuir para descarbonizar a arquitetura? - Imagem 3 de 13
Forever House. Image Cortesia de Phius

Tal abordagem evita excessos nos usos de materiais de isolamento e custos desnecessários, tornando seus padrões não apenas eficazes em termos de energia, mas também otimizados no orçamento e na utilização de materiais. Além da verificação por terceiros que assegura que todos os edifícios Phius atendam aos padrões de conforto e saúde, há também o processo de revisão iterativa. Ou seja, em vez de apenas avaliar um edifício após sua conclusão, Phius se envolve com equipes de projeto durante a fase de design para orientá-las em direção à certificação. A prática colaborativa simplifica o processo e promove uma compreensão profunda dos princípios de design eficiente em termos de energia. Essa abordagem pretende servir como um guia abrangente durante todo o processo de entrega do edifício, assegurando que o design e a construção do edifício sejam conduzidos com ênfase na eficiência energética e sustentabilidade.

A história da Forever House, um projeto de modernização localizado em Westchester County, Nova York, ilustra a aplicação prática dos princípios do Phius. A arquiteta Christina Griffin demonstrou a viabilidade da vida sustentável por meio do design, transformando uma casa de campo de 1905 em um protótipo de habitação eficiente em termos de energia e livre de combustíveis fósseis. Griffin adaptou uma casa de campo de 1905 para atender ao padrão Phius+ Source Zero, criando assim um protótipo de moradia acessível e livre de combustíveis fósseis.

O que é um edifício passivo e como ele pode contribuir para descarbonizar a arquitetura? - Imagem 13 de 13
Forever House. Image Cortesia de Phius

O retrofit de Griffin envolveu a substituição da linha de queimador de petróleo e gás por componentes elétricos, incluindo um sistema de aquecedor de água da bomba de calor Bradley, bem como uma unidade de ventilação centralizada de recuperação de energia. Uma variedade de painéis solares gera mais energia do que a casa consome, com excesso de energia armazenada nos módulos de bateria. O design atencioso de Griffin, aparelhos com eficiência energética e janelas bem colocadas contribuem para o consumo mínimo de energia da casa. O envelope térmico do edifício, com várias camadas de isolamento e membranas de controle de vapor, excede os códigos de construção típicos. O exterior apresenta detalhes em madeira, beirais expansivos para resfriamento passivo e treliça estrategicamente angular. 

O que é um edifício passivo e como ele pode contribuir para descarbonizar a arquitetura? - Imagem 9 de 13
Forever House. Image Cortesia de Phius

O Guia de Certificação Phius é um recurso mais valioso para construtores e arquitetos que desejam embarcar na jornada de certificação. Com informações cruciais, serve como uma ferramenta durante todo o processo de certificação. A Biblioteca de Recursos Phius também fornece uma extensa variedade de recursos suplementares, incluindo calculadoras, pastas de trabalho, webinars, tutoriais e muito mais. Além disso, PhiusCon ocorrerá em Houston de 7 a 10 de novembro de 2023. Hospedado por Phius, a conferência reúne a construção de especialistas em ciências, fabricantes e participantes que procuram aprender e reduzir o impacto dos edifícios como um fator que contribui para as mudanças climáticas.

Este artigo faz parte dos tópicos do ArchDaily: Descarbonização da Arquitetura.

Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuição de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "O que é um edifício passivo e como ele pode contribuir para descarbonizar a arquitetura?" 12 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008416/o-que-e-um-edificio-passivo-e-como-ele-pode-contribuir-para-descarbonizar-a-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.