“Nossos projetos são como histórias de detetive”: uma conversa com Eva Prats e Ricardo Flores

Eva Prats e Ricardo Flores iniciaram sua prática arquitetônica em Barcelona, criando o escritório Flores & Prats Arquitectes em 1998, após terem trabalhado no escritório de Enric Miralles, entre 1993 e 1994. Após um período de nove anos trabalhando com Miralles, Eva ganhou um concurso internacional chamado EUROPAN III com um amigo. Esse prêmio resultou em uma comissão real que seria efetivamente construída e marcou o início de sua carreira independente. Pouco depois, eles venceram outra competição. Ricardo se uniu a Eva. Nesse momento, eles já eram um casal há três anos e decidiram iniciar uma colaboração profissional conjunta. Hoje, trabalham em um amplo apartamento onde antes o estúdio original de Eva alugava um quarto, quando compartilhavam o espaço com outros jovens arquitetos e designers. Embora o escritório agora ocupe todo o espaço disponível, empregando de dez a doze pessoas, eles mantêm traços e memórias dos antigos locatários vivos. Curiosamente, Eva e Ricardo também aplicam a mesma estratégia em seus projetos arquitetônicos.

“Nossos projetos são como histórias de detetive”: uma conversa com Eva Prats e Ricardo Flores - Imagem 2 de 13“Nossos projetos são como histórias de detetive”: uma conversa com Eva Prats e Ricardo Flores - Imagem 3 de 13“Nossos projetos são como histórias de detetive”: uma conversa com Eva Prats e Ricardo Flores - Imagem 4 de 13“Nossos projetos são como histórias de detetive”: uma conversa com Eva Prats e Ricardo Flores - Imagem 5 de 13“Nossos projetos são como histórias de detetive”: uma conversa com Eva Prats e Ricardo Flores - Mais Imagens+ 8

O primeiro concurso em que os arquitetos colaboraram resultou em vitória. Tratava-se de um projeto de planejamento urbano para uma cidade pequena próxima a Barcelona. Logo depois, novas comissões começaram a surgir. Os parceiros seguiram trabalhando da mesma forma que costumavam com Miralles: desenhando, fazendo revisões, construindo modelos e, acima de tudo, continuando a desenhar. Em uma entrevista recente, que será apresentada após esta breve introdução, eles compartilharam comigo: "Nossa abordagem de trabalho envolve a tentativa de não solucionar problemas rapidamente. Buscamos testar diversos enfoques até encontrarmos o mais desafiador, algo que seja inovador para nós e que nos leve a novas pesquisas, explorando um novo mundo que o projeto nos apresenta."

“Nossos projetos são como histórias de detetive”: uma conversa com Eva Prats e Ricardo Flores - Imagem 2 de 13
Sala Beckett - Primeiro Andar. Bem claro. Imagem © Adrià Goula

Eva Prats nasceu em Barcelona e Ricardo Flores em Buenos Aires, ambos em 1965. Ela estudou arquitetura na ETSAB, Escola de Arquitetura de Barcelona, formando-se em 1992, enquanto ele estudou na Faculdade de Arquitetura em Buenos Aires FADU-UBA, também recebendo seu diploma em 1992. Ricardo então fez seu Mestrado em Urbanismo na ETSAB em 1993-94, formando-se em 1996. Ambos concluíram seus doutorados após muitos anos de prática - ele em sua Alma Mater, ETSAB, em 2016, e ela no Royal Melbourne Institute of Technology, RMIT, em 2019.

O trabalho dos arquitetos é notavelmente envolvente e sensorial. É inteiramente tangível e concreto. Sua essência reside na materialidade, na habilidade artesanal e no acúmulo de vestígios históricos. Eles têm uma predileção por lidar com edifícios mais antigos, embora sua abordagem não vise à mera preservação. Na verdade, eles se recusam a começar do zero, buscando de forma consciente oportunidades ilimitadas para evoluir e aprimorar continuamente. O resultado, que permanece eternamente incompleto, é genuinamente fascinante. Seus edifícios e espaços interiores parecem crescer de maneira quase orgânica à medida que se adaptam a novos usos, programas, situações e momentos específicos. Entre os projetos mais famosos dos arquitetos, destacam-se a Casa Providencia (Barcelona, 2006), o Centro Cultural Casal Balaguer (Palma de Mallorca, 2016), o Museu Mills (Palma de Mallorca, 2002) e a Sala Beckett (Barcelona, 2016). O último tornou-se emblemático para profissionais em todo o mundo, uma vez que suas abordagens inovadoras em relação à história inspiraram um verdadeiro movimento na área.

“Nossos projetos são como histórias de detetive”: uma conversa com Eva Prats e Ricardo Flores - Imagem 5 de 13
Sala Beckett - Estudo das cores no vestíbulo de entrada. Imagem cortesia de Flores & Prats

Vladimir Belogolovsky: Para começar, gostaria de falar sobre o espaço do seu estúdio, onde você passa a maior parte do tempo. Entendo que você o utiliza como um tipo de laboratório de design. Pode me explicar o que isso significa?

Eva Prats: Este apartamento nos apresenta as técnicas de construção que eram utilizadas no final do século XIX, antes da era industrial. Nele, encontramos portas e azulejos antigos que são incrivelmente delicados, belos e inspiradores. Além disso, há uma bela escadaria com abóbadas catalãs que possuem arcos sobrepostos, semelhantes àquelas construídas por Guastavino em Nova York, embora em uma escala consideravelmente menor. Essa escadaria é realmente impressionante. Lembro-me de que, quando comecei a trabalhar aqui, tinha tanto medo de subir por ela que tentava caminhar com extrema cautela, mantendo-me próximo às paredes [risos]. Toda a estrutura parece surpreendentemente delicada, e eu simplesmente não conseguia entender como tudo funcionava. Há uma riqueza de cultura e engenhosidade incorporada a essas estruturas. Sem dúvida, nosso edifício exerce uma influência sobre nós, e nossos olhos já se acostumaram com muitas técnicas e estilos magníficos que encontramos aqui o tempo todo. Ao contrário de outros arquitetos que preferem remover elementos antigos e substituí-los por novos, gostamos de observar o que este apartamento nos oferece e incorporar essas características especiais em nossos projetos.

“Nossos projetos são como histórias de detetive”: uma conversa com Eva Prats e Ricardo Flores - Imagem 8 de 13
Sala Beckett - Aulas e Pátio. Imagem © Adrià Goula

Ricardo Flores: Nossos olhos estão constantemente se adaptando ao envelhecimento das coisas, e aprendemos a não interferir nesse processo, que, por si só, é belo. A acumulação da história e das diversas marcas do tempo é um recurso valioso para nós, e procuramos preservá-lo ao máximo. Neste apartamento, a maioria dos cômodos teve diferentes usuários e funções ao longo do tempo, mas muitas marcas do passado ainda permanecem. Continuamos chamando alguns dos cômodos pelos nomes dos antigos ocupantes, e existem características que nos recordam de suas presenças. Aceitamos com satisfação o que herdamos. Projetos como a Sala Beckett se beneficiaram do que aprendemos e testamos aqui primeiro. O apartamento funciona de certa forma como uma ferramenta de aprendizado para nós; ele nos orienta em direções que se tornaram nossa estratégia geral, inicialmente de forma inconsciente e agora de maneira deliberada. Se sabemos que portas antigas podem ser belas, por que descartá-las e substituí-las por algo sem personalidade? Questionamos constantemente como estamos tratando nosso patrimônio. Não podemos continuar demolindo edifícios. Devemos valorizar nossas memórias.

“Nossos projetos são como histórias de detetive”: uma conversa com Eva Prats e Ricardo Flores - Imagem 3 de 13
Sala Beckett - 6. Bar Beckett. Imagem © Adrià Goula

VB: Quando você descreve o seu trabalho, utiliza palavras e frases como observação, estado de ruína, cicatrizes, incertezas e dúvidas, intuição, reutilização adaptativa, segunda vida, qualidade do inacabado, arquitetura à moda antiga e ausência de urgência por uma solução. Como você descreveria o cerne do seu trabalho e que tipo de arquitetura você busca alcançar?

EP: Dedicamos nosso trabalho aos futuros usuários. Pensamos em nosso trabalho como um tipo de presente para as pessoas que o desfrutarão. Trabalhamos muito em colaboração com nossos clientes, pois são eles quem nos fornecem muitas pistas e informações importantes. Necessitamos de liberdade nessas relações, mas também precisamos alinhar nosso trabalho com requisitos específicos. Em cada projeto, estamos empenhados em estabelecer uma relação com o cliente e garantir que eles estejam recebendo o melhor projeto possível de nossa parte. Não buscamos nos especializar no que fazemos, mas sim desenvolver ideias sobre como fazê-lo. Nunca buscamos soluções precipitadas; antes disso, precisamos aprender muito.

RF: Dentre as coisas que mencionou, as incertezas e dúvidas são muito importantes, pois cada projeto abre um leque de possibilidades, perguntas e interesses. Cada projeto é um campo de pesquisa para nós. É por isso que não sentimos urgência em encontrar uma solução, porque desejamos explorar onde diferentes possibilidades podem nos levar. A pesquisa não exige urgência. Trata-se de ter paixão por tentar novamente e testar novas maneiras de projetar. Isso é o que gostamos e apreciamos: poder desenhar repetidamente para descobrir novos insights. Não temos medo do fracasso; apreciamos o processo.

“Nossos projetos são como histórias de detetive”: uma conversa com Eva Prats e Ricardo Flores - Imagem 11 de 13
Museu Moinhos – Porta e mesa. Imagem © Duccio Malagamba

VB: Tenho muita curiosidade sobre o seu processo de design. Eu sei que Enric Miralles costumava começar com um plano que continuamente acumulava camadas de informações. Ele costumava adiar a expressão de uma visão final, deixando-a se materializar lentamente, como uma jornada. Como vocês começam e trabalham em projetos?

EP: Eu penso de maneira muito semelhante. Nós também começamos com o plano. Mentalmente, controlamos todas as alturas e temos uma ideia sobre a seção sem necessariamente desenhá-la. Também precisamos incorporar todo o contexto ao redor. E sim, é como uma jornada.

RF: Gostamos que nossas plantas conversem com nossos clientes. Uma das vantagens do desenho à mão é que ele possui uma natureza aberta, convidando novos participantes a se juntarem à nossa conversa. Quando revisamos nossos desenhos, todos os envolvidos os compreendem como um processo, o que permite argumentações e melhorias. Esse material é de natureza aberta, e constantemente o alimentamos e atualizamos com informações de nossos clientes e consultores. Apreciamos muito esse processo. Procuramos ser flexíveis o suficiente para que nossos projetos continuem crescendo em termos de informações e complexidade. É por isso que utilizamos uma geometria que permite essa flexibilidade para se adaptar a mudanças. Por essa razão, evitamos usar qualquer tipo de sistema ou módulo. Nossa geometria é inteiramente situacional e muito específica. Isso é o que torna nossos desenhos e projetos incompletos e adaptáveis. Eles podem ser estendidos por meio de novas conversas. O mesmo se aplica à nossa escolha de materiais. Algumas coisas temos certeza, enquanto outras podem carecer de certeza. Algumas condições são desenhadas, enquanto outras são deixadas em branco por enquanto. Paralelamente ao uso de computadores, nosso material principal é produzido manualmente no papel. Pensamos enquanto desenhamos. Adicionamos outra camada de papel vegetal e continuamos a desenhar. Estamos interessados em reflexões, não em soluções.

“Nossos projetos são como histórias de detetive”: uma conversa com Eva Prats e Ricardo Flores - Imagem 12 de 13
Centro Cultural Casal Balaguer. Imagem cortesia de Flores & Prats

VB: Os arquitetos costumam reclamar sobre a pressão dos clientes para que trabalhem rápido. No entanto, vocês continuam insistindo em trabalhar de forma mais lenta. Isso significa que vocês estão procurando especificamente por projetos de ritmo mais tranquilo? Onde vocês os encontram?

RF: [Risos.] Eles parecem nos encontrar. No entanto, isso não significa que não cumprimos prazos. E também realizamos trabalhos para o município aqui, que possui cronogramas rigorosos e orçamentos fixos.

EP: O que nos permite trabalhar dessa forma é não nos distrairmos com muitos projetos. Nunca trabalhamos em mais do que três projetos de cada vez, incluindo dois projetos principais. Garantimos tempo disponível. Além disso, contamos com uma equipe reduzida, geralmente composta por apenas dez pessoas, não mais do que doze. Alguns são nossos alunos atuais ou antigos, e outros vêm de diferentes partes do mundo.

“Nossos projetos são como histórias de detetive”: uma conversa com Eva Prats e Ricardo Flores - Imagem 4 de 13
Casa Providencia - Fachada posterior com limoeiro. Imagem © Hisao Suzuki

VB: Enric Miralles disse: “Ser permanente é contrário à existência. As coisas estão sempre em constante mudança.” Ele chamou sua arquitetura de “uma máquina para coletar o tempo”. Qual é a opinião de vocês sobre essa ideia de arquitetura sendo editada e adaptada a novas realidades?

RF: É claro que concordamos com o ponto de vista de Enric. Nunca tentamos preservar ruínas; as adaptamos para novos usos. Adoramos trabalhar em projetos que são contêineres do tempo. Para nós, não existe uma hierarquia. Cada época e uso são igualmente importantes. Contribuímos com nossas próprias mãos a todas as mãos anteriores que tocaram nos projetos em que estamos trabalhando.

“Nossos projetos são como histórias de detetive”: uma conversa com Eva Prats e Ricardo Flores - Imagem 13 de 13
Centro Cultural Casal Balaguer. Imagem cortesia de Flores & Prats

VB: Vocês disseram: “Achamos que simplesmente preservar o prédio antigo não é respeitá-lo.” Por que isso?

EP: Porque a mera preservação torna os edifícios difíceis de serem utilizados. Os edifícios devem ser incorporados às vidas contemporâneas das cidades e das pessoas. Em primeiro lugar, os edifícios precisam atender aos seus programas. Isso é o que chamamos de direito de herança. Procuramos tornar os edifícios úteis. Isso é o que, em última instância, tornará os ocupantes felizes. Achamos muito gratificante trabalhar com edifícios mais antigos, pois eles oferecem condições de vida e trabalho muito diferentes. Geralmente, são muito mais generosos em termos de espaço e materiais.  

“Nossos projetos são como histórias de detetive”: uma conversa com Eva Prats e Ricardo Flores - Imagem 10 de 13
Casa Providencia - Chegando aos quartos. Imagem © Hisao Suzuki

RF: Achamos que demonstramos quanto respeito temos por um edifício histórico não apenas preservando-o, mas trazendo-o para o nosso tempo. Ruínas são, sem dúvida, belas de se contemplar, mas um edifício antigo deve ser mais do que isso; ele deve ser útil de novo, de maneiras novas e emocionantes. No entanto, se você o deixa intocado e preservado, o condena a um fim, de certa forma. É como se estivéssemos dizendo ao edifício: 'Você não é mais capaz de participar da vida contemporânea. Sua história está encerrada.' Ao tocarmos e modificarmos edifícios antigos, demonstramos nosso respeito por eles e desejamos que voltem a ser úteis.

EP: Também queremos trabalhar com as qualidades especiais desses edifícios. Desejamos que as pessoas sejam emocionalmente impactadas pelos edifícios. Experimentamos essas ideias o tempo todo, tanto em nossa prática quanto no ensino. É preciso tempo e habilidade para alinhar um edifício com seu novo programa. A forma como os dois se encaixam é crucial.

“Nossos projetos são como histórias de detetive”: uma conversa com Eva Prats e Ricardo Flores - Imagem 9 de 13
Centro Cultural Casal Balaguer - Nova cobertura em madeira, com entrada de luz natural para iluminação da biblioteca. Imagem © Adrià Goula

VB: O trabalho de vocês parece estar totalmente focado na reutilização adaptativa. Isso foi uma direção que vocês buscaram desde o início? O que despertou esse interesse e de onde surgiu a ideia de preservar o máximo de vestígios das estruturas antigas?

EP: Aconteceu que muitos dos nossos projetos envolviam edifícios existentes que necessitavam de reabilitação, desde o início. Isso manteve nosso foco no trabalho com estruturas antigas. Gostamos disso porque, na época, desenvolvemos uma empatia por edifícios antigos, devido à grande quantidade de demolições do final da década de 1980, quando Barcelona se preparava para as Olimpíadas de Verão de 1992. Achamos aquele processo bastante radical. Acreditamos que estratégias mais cirúrgicas poderiam ter sido implementadas, e muitos belos edifícios poderiam ter sido preservados. Ficamos chocados, pois conhecíamos pessoas que viviam nesses edifícios. Havia tanta história, cultura e beleza sendo perdida. Não fazia sentido perder edifícios com marcenaria e trabalhos em pedra tão requintados, entre outros detalhes. Foi nesse momento que decidimos nos concentrar em dar uma nova vida a edifícios antigos. Pensamos que os arquitetos estavam se concentrando demais em construções novas, e não queríamos fazer parte desse movimento. Foi quando nossa preocupação cresceu e, talvez coincidentemente, muitos de nossos projetos eram reformas de apartamentos, fábricas e assim por diante. Eventualmente, a reutilização adaptativa se tornou um foco consciente para nós.

“Nossos projetos são como histórias de detetive”: uma conversa com Eva Prats e Ricardo Flores - Imagem 6 de 13
Eva Prats. Imagem © Alex García

RF: Muitos de nossos projetos são realizados por meio de concursos, e normalmente, ao decidir em qual concurso participar, optamos por aqueles que se concentram na reutilização adaptativa. Como a Eva mencionou, nossas preocupações iniciais eram baseadas na intuição. No entanto, com a experiência, decidimos trabalhar predominantemente em projetos de reutilização adaptativa e até trouxemos esse tema para nossos projetos acadêmicos, onde o examinamos de maneira bastante metódica. Achamos esses exercícios com os alunos muito eficazes, porque quando você trabalha em um novo projeto, pode projetar quase qualquer coisa. Mas quando trabalha com condições existentes, sua resposta é como um diálogo. É por isso que apreciamos mais esses projetos do que aqueles que são inteiramente novos. Valorizamos a ideia de continuidade mais do que inventar algo do zero. Para nós, nossos projetos são como histórias de detetive. Existem tantas perguntas sobre o que aconteceu no passado. É como se estivéssemos "fofocando", de certa forma. Há todo tipo de intrigas nesses projetos. Existem tantas pistas e vestígios que estimulam a imaginação. É assim que uma conversa começa.      

“Nossos projetos são como histórias de detetive”: uma conversa com Eva Prats e Ricardo Flores - Imagem 7 de 13
Ricardo Flores. Imagem © Judith Casas

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Belogolovsky, Vladimir. "“Nossos projetos são como histórias de detetive”: uma conversa com Eva Prats e Ricardo Flores" [“Our Projects Are like Detective Stories”: In Conversation with Eva Prats and Ricardo Flores] 18 Out 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008033/nossos-projetos-sao-como-historias-de-detetive-uma-conversa-com-eva-prats-e-ricardo-flores> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.