Sagrada Família, a obra-prima inacabada em Barcelona, está um passo mais perto da conclusão

A Sagrada Família, uma das obras mais famosas e inacabadas de Antonio Gaudí, está avançando em direção à conclusão. No final de setembro, cinco das seis torres centrais foram finalizadas. Desde janeiro, quando as torres dos Evangelistas Lucas e Marcos foram concluídas, duas torres adicionais, dedicadas aos Evangelistas Mateus e João, foram coroadas com estátuas do escultor Xavier Medina-Campen, marcando sua conclusão. A Junta Constructora del Temple Expiatori de la Sagrada Família, fundação responsável pela construção, anunciou uma missa especial no dia 12 de novembro para marcar a inauguração, iniciando a iluminação das quatro torres ao longo de toda a temporada de Natal.

Sagrada Família, a obra-prima inacabada em Barcelona, está um passo mais perto da conclusão - Imagem 2 de 5Sagrada Família, a obra-prima inacabada em Barcelona, está um passo mais perto da conclusão - Imagem 3 de 5Sagrada Família, a obra-prima inacabada em Barcelona, está um passo mais perto da conclusão - Imagem 4 de 5Sagrada Família, a obra-prima inacabada em Barcelona, está um passo mais perto da conclusão - Imagem 5 de 5Sagrada Família, a obra-prima inacabada em Barcelona, está um passo mais perto da conclusão - Mais Imagens

Sagrada Família, a obra-prima inacabada em Barcelona, está um passo mais perto da conclusão - Imagem 2 de 5
Vista aérea de drones de Barcelona, Espanha. Imagem © FrimuFilms via Shutterstock

O projeto de Gaudí para a igreja inclui 18 torres fusiformes, cada uma dedicada a uma figura bíblica diferente: os 12 apóstolos, os quatro evangelistas, a Virgem Maria e Jesus. Com as torres dos Evangelistas agora concluídas e a torre da Virgem Maria inaugurada em dezembro de 2022, a última torre restante, dedicada a Jesus, está prevista para ser concluída em 2026. Cada uma das quatro torres dos evangelistas é coroada com uma escultura representando um boi, uma águia, um ser humano e um leão, de acordo com a iconologia bíblica. As torres têm 135 metros de altura, tornando-as as terceiras torres mais altas da igreja quando estiver concluída.

Sagrada Família, a obra-prima inacabada em Barcelona, está um passo mais perto da conclusão - Imagem 3 de 5
Cortesia de Sagrada Familia

O ambicioso projeto da Sagrada Família, que incorpora elementos do Modernismo, Art Nouveau e Neogótico, está em construção há mais de 140 anos, mas atrai milhões de visitantes todos os anos. A primeira parte concluída da estrutura, a Fachada da Natividade, que também possui a influência mais direta de Gaudí, obteve o status de Patrimônio Mundial da UNESCO, juntamente com outros seis edifícios de Gaudí em Barcelona.


Artigo Relacionado

Sagrada Família recebe seu primeiro alvará de construção em 137 anos de história

A construção da Sagrada Família tem sido controversa e enfrentou atrasos prolongados. Como parte dos desenhos e projetos de Gaudí para a igreja foram perdidos após sua morte em 1926, alguns críticos argumentaram que os arquitetos que assumiram tiveram dificuldade em aderir à visão de Gaudí, como apontado pelo The New York Times. No entanto, o estado inacabado da edificação acrescentou fama à sua história, pois a Sagrada Família de Barcelona representa um dos edifícios inacabados mais famosos do mundo.

Sagrada Família, a obra-prima inacabada em Barcelona, está um passo mais perto da conclusão - Imagem 4 de 5
Fachada da Paixão. Imagem © Expiatory Temple of the Sagrada Família

Em 2019, o famoso monumento recebeu uma licença de construção, 137 anos após o início da construção. O local concordou em pagar US$ 41 milhões às autoridades da cidade como penalidade, um imposto articulado para ser usado na melhoraria do transporte público da área circundante. A construção está planejada para ser concluída até 2026, no centenário da morte de Gaudí. No mesmo ano, Barcelona está programada para sediar o congresso da UIA, uma vez que se tornará a Capital Mundial da Arquitetura da UNESCO.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Sagrada Família, a obra-prima inacabada em Barcelona, está um passo mais perto da conclusão" [La Sagrada Familia, Barcelona’s Unfinished Masterpiece, Is One Step Closer to Completion] 22 Out 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007760/sagrada-familia-a-obra-prima-inacabada-em-barcelona-esta-um-passo-mais-perto-da-conclusao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.