OPEN divulga dois edifícios culturais ao longo da costa em Yantai, China

A OPEN Architects divulgou dois novos projetos culturais distintos situados ao longo da costa de Yantai, na China. Um deles é "The Space Crystals", um museu digital futurista que parece um objeto extraterrestre que misteriosamente pousou em um local à beira-mar. O "Sea Square", por outro lado, tem planta retangular e abriga uma biblioteca e instalações de serviço comunitário. As duas estruturas se envolvem em um diálogo espacial e temporal — uma se estendendo em direção ao céu e a outra de frente para o mar, unindo o presente, o passado e o futuro.

OPEN divulga dois edifícios culturais ao longo da costa em Yantai, China - Imagem 2 de 15OPEN divulga dois edifícios culturais ao longo da costa em Yantai, China - Imagem 3 de 15OPEN divulga dois edifícios culturais ao longo da costa em Yantai, China - Imagem 4 de 15OPEN divulga dois edifícios culturais ao longo da costa em Yantai, China - Imagem 5 de 15OPEN divulga dois edifícios culturais ao longo da costa em Yantai, China - Mais Imagens+ 10

OPEN divulga dois edifícios culturais ao longo da costa em Yantai, China - Imagem 7 de 15
Cortesia de OPEN Architecture | Space Crystals

O Space Crystal está localizado dentro de uma abertura circular em um parque costeiro arborizado. Como um centro digital e experimental, ele tem o compromisso de desvendar os vários enigmas do cosmos para o público em geral. De longe, os visitantes poderão ver a estrutura escura entre as árvores. Além disso, o seu exterior de vidro fotovoltaico cobre a fachada com um ar místico. A orientação alongada da estrutura é direcionada para o céu, parecendo estar pronta para saltar para o espaço.

OPEN divulga dois edifícios culturais ao longo da costa em Yantai, China - Imagem 2 de 15
Cortesia de OPEN Architecture | Space Crystals

À medida que as pessoas passam por baixo da estrutura suspensa e atravessam a entrada, elas se encontram no coração do edifício - um átrio central multifacetado de 20 metros de altura. Seu olhar é imediatamente direcionado para cima, enquanto a luz natural desce de cima. A luz atravessa as superfícies angulares, transformando as paredes brancas sólidas em uma variedade de tons de cinza que mudam sutilmente com o tempo e as condições climáticas. O átrio tem um duplo propósito: funciona como uma área central comum que orquestra todas as atividades dentro do edifício e também atua como uma área de exposição para itens suspensos e displays digitais.


Artigo Relacionado

Zaha Hadid Architects divulga projeto da Daxia Tower na China

Envolvendo o átrio e fechado dentro de estruturas poligonais em ambos os lados, uma rampa em espiral sobe, ligando as diferentes zonas de exposição. Esta progressão ascendente guia gradualmente o visitante para “os mistérios do cosmos”. Além disso, uma escada de cores vivas oferece um atalho vertical para pessoas que desejam ignorar a sequência padrão da exposição. No topo da espiral, um terraço ao ar livre revela uma vista panorâmica do oceano, visando lembrar os visitantes dos esplêndidos mares e céus da Terra.

OPEN divulga dois edifícios culturais ao longo da costa em Yantai, China - Imagem 15 de 15
Cortesia de OPEN Architecture | Space Crystals

A Sea Square é, em sua essência, uma biblioteca à beira-mar e um centro de serviços comunitários. Enquanto procurava um local ideal, o arquiteto se deparou com destroços de um cais para barcos de pesca e de uma instalação de reparos. Essa plataforma quadrada contava ainda com um cais que se estendia até o oceano, com trilhos metálicos para manutenção dos barcos. A Sea Square foi construída sobre a base de concreto existente.

OPEN divulga dois edifícios culturais ao longo da costa em Yantai, China - Imagem 11 de 15
Cortesia de OPEN Architecture | Sea Square
OPEN divulga dois edifícios culturais ao longo da costa em Yantai, China - Imagem 8 de 15
Cortesia de OPEN Architecture | Sea Square

Além desses dois volumes iniciais, um terceiro quadrado foi posteriormente incorporado. Uma pequena plataforma adicional está situada na ponta do cais, permitindo que as pessoas se aproximem da água. Coletivamente, essas três praças e o cais criam um vibrante centro comunitário, conectando-se aos bairros adjacentes por meio de uma série de programas. Entre elas estão uma biblioteca, restaurante, café, loja e serviços de praia.

Os arquitetos optaram por uma abordagem minimalista para preservar a essência histórica e, ao mesmo tempo, impulsioná-la para o futuro. O cais e seus trilhos para barcos serão restaurados ao seu estado original, mantendo a imagem tranquila do cais que se estende diagonalmente na água, sem nada além da vasta extensão do oceano e do céu. Dessa forma, o cais também conecta o presente ao passado e ao futuro.

OPEN divulga dois edifícios culturais ao longo da costa em Yantai, China - Imagem 13 de 15
Cortesia de OPEN Architecture | Sea Square

O envolvimento da OPEN Architecture na região da China tem sido proeminente. Na verdade, sua mais recente Sun Tower, projetada como um marco para a cidade costeira de Yantai, foi recentemente inaugurada. Em abril, a OPEN Architecture ganhou a competição para projetar o Yichang Grand Theatre na China. O projeto está situado onde o rio Yangtze e seu afluente, o rio Huangbai, convergem na ponta da Península de Pinghu. O escritório é conhecido pela "Chapel of Sound", localizada em uma cidade histórica a nordeste de Pequim, na China. Essa sala de concertos com aparência de rocha responde diretamente ao local, seguindo a forma do vale.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "OPEN divulga dois edifícios culturais ao longo da costa em Yantai, China" [OPEN Unveils Two Seafront Cultural Buildings in Yantai, China] 10 Out 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007732/open-divulga-dois-edificios-culturais-ao-longo-da-costa-em-yantai-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.