SOM apresenta instalação com "bio-blocos neutros em carbono" na Bienal de Arquitetura de Chicago 2023

Para a abertura da CAB 5, a 5ª edição da Bienal de Arquitetura de Chicago, Skidmore, Owings & Merrill (SOM) apresentou uma alternativa ecológica ao concreto tradicional. Chamada de "Bio-Block Spiral", a instalação está localizada no Fulton Market, em Chicago. A criação foi desenvolvida em colaboração com a Prometheus Material, uma empresa que fornece materiais de construção sustentáveis para um futuro neutro em carbono.

A alternativa inovadora foi criada usando microalgas naturalmente absorventes de carbono submetidas a um processo de bio-cimentação fotossintética. O bio-bloco foi criado como uma alternativa ao concreto e pode potencialmente reduzir as emissões globais de CO2 em até 8%. O material está passando por testes de desempenho e está disponível para vários projetos ao substituir os tradicionais blocos de concreto com alto teor de carbono comumente usadas na construção hoje em dia.

SOM apresenta instalação com "bio-blocos neutros em carbono" na Bienal de Arquitetura de Chicago 2023 - Imagem 2 de 4
© Dave Burk | Cortesia de SOM

"The Spiral" reduz as emissões de carbono em uma tonelada métrica apenas usando bio-blocos em vez de blocos de concreto convencionais. A instalação foi construída usando métodos tradicionais de alvenaria por trabalhadores qualificados. Ela permite que os participantes da Bienal observem e toquem os bio-blocos, mas também incentiva os visitantes a testemunharem como o material responde as mudanças no vento, umidade e temperatura durante os meses de outono em Chicago. Criada especificamente para o tema da Bienal deste ano: "This is a Rehearsal", a instalação marca um ponto de virada na jornada rumo a uma indústria da construção neutra em carbono.


Artigo Relacionado

SOM projeta campus net-zero em Nova York

Expandindo nossa história na pesquisa de materiais e prototipagem na Bienal de Arquitetura de Chicago, a Bio-Block Spiral apresenta nossa colaboração com a Prometheus Materials para desenvolver uma alternativa carbono zero baseada nas algas e nos blocos de concreto encontrados em todos os lugares em nossos prédios e cidades. Scott Duncan - parceiro de projeto - SOM

SOM apresenta instalação com "bio-blocos neutros em carbono" na Bienal de Arquitetura de Chicago 2023 - Imagem 4 de 4
© Dave Burk | Cortesia de SOM

A instalação foi inicialmente inspirada em uma composição semelhante a uma concha de bio-cimento. Situada no coração do Fulton Market, ela incentiva os visitantes a deixarem as ruas movimentadas e explorar a apresentação. O espaço central da instalação oferece vistas da Halsted Street, com blocos rotacionados em intervalos regulares criando aberturas, destacando a simplicidade da construção de bloco e argamassa. As extremidades dobradas destacam a adaptabilidade do bloco e fortalecem a integridade estrutural da instalação, permitindo que seja ela autoportante. Além disso, os métodos de produção patenteados da instalação são mostrados e explicados em um vídeo projetado atrás da instalação.

SOM apresenta instalação com "bio-blocos neutros em carbono" na Bienal de Arquitetura de Chicago 2023 - Imagem 3 de 4
© Dave Burk | Cortesia de SOM

A Bienal de Arquitetura de Chicago teve como curadores a equipe do coletivo baseado em Chicago, Floating Museum. São artistas, arquitetos, poetas e educadores focados em construir conexões entre arte, comunidade, arquitetura, infraestrutura e instituições públicas. A Bienal recentemente revelou um plano de abertura em fases para sua quinta edição, que foi inaugurada em 21 de setembro de 2023 e culminará em uma celebração em toda a cidade no dia 1º de novembro. Neste dia, todas as exposições serão apresentadas no Chicago Cultural Center, na Graham Foundation e no James R. Thompson Center, que acaba de anunciar sua participação como parceiro cultural.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "SOM apresenta instalação com "bio-blocos neutros em carbono" na Bienal de Arquitetura de Chicago 2023" [SOM Unveils "Zero-Carbon Bio-Blocks" Installation at the 2023 Chicago Architecture Biennial] 09 Out 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007677/som-apresenta-instalacao-com-bio-blocos-neutros-em-carbono-na-bienal-de-arquitetura-de-chicago-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.