Como usar a agricultura vertical para uma vida sustentável

Crescendo tanto em tamanho quanto em número, as cidades em todo o mundo estão experimentando uma expansão acelerada. Com áreas verdes sendo regularmente perdidas para a urbanização ou seus efeitos — como o aumento do nível do mar ou desastres ambientais — e populações em expansão trazendo mais bocas para alimentar, as indústrias agrícolas estão em crise. Visto por muitos como solução, a agricultura vertical é a prática de empilhar camadas de cultivos uns sobre os outros, usando a mais recente tecnologia de design e engenharia para produzir mais em menos espaço.

A agricultura tradicional horizontal, no entanto, faz mais pelo meio ambiente do que simplesmente cultivar nossa comida. Os espaços verdes ao ar livre muitas vezes servem como habitats naturais, filtragem do ar e controle de temperatura para a área circundante. Ao levar o conceito de agricultura vertical para o mundo da arquitetura, podemos trazer toda a bondade da fazenda diretamente para nossa porta.

Melhorar a qualidade do ar nas ruas, nos espaços públicos e em casa

Como usar a agricultura vertical para uma vida sustentável - Imagem 2 de 7
Urban Farming Office / VTN Architects. Imagem © Hiroyuki Oki

Absorvendo e reemitindo o calor do sol, infraestruturas urbanas como rua e prédios criam um efeito de ilha de calor. Para abordar e reduzir isso, muitos novos edifícios tendem a empregar fachadas verdes. O prédio do Urban Farming Office da VTN Architects, por exemplo, tem como objetivo reverter a divergência da cidade de Ho Chi Minh de suas origens como uma floresta tropical exuberante. 'Demonstrando a possibilidade de agricultura urbana vertical', introduz a VTN Architects, sua fachada cria um 'microclima confortável em todo o prédio, filtrando a luz solar e purificando o ar'.

Não é apenas nas fachadas dos edifícios onde a agricultura vertical pode ter um efeito positivo na qualidade do ar. No The Offices of Buck O'Neill Builders da jones | haydu, por exemplo, uma parede viva atrai e filtra o ar através de sua variedade de plantas, antes de reciclá-lo de volta ao espaço com um ventilador conectado. Na Bathyard Home, a Husos Architects demonstrou o valor que certas plantas amantes da umidade podem ter. 'Em uma localização estratégica entre dois espaços úmidos', explicam os arquitetos, as plantas envasadas, elevadas e penduradas absorvem o excesso de umidade e, portanto, reduzem o mofo no pequeno banheiro central.

Como usar a agricultura vertical para uma vida sustentável - Imagem 3 de 7
Bathyard Home / Husos Architects. Imagem © Imagen Subliminal

A estética saudável do realismo flexível

Como usar a agricultura vertical para uma vida sustentável - Imagem 4 de 7
END THE ROC / nook architects. Imagem © Yago Partal

Embora benéficos em nível pessoal e público, produtos e instalações naturais, como paredes vivas, requerem sistemas de irrigação complexos, ocupando mais espaço e exigindo manutenção regular. Tal despesa contínua pode estar fora de questão para alguns orçamentos de projetos, mas o bônus biofílico da estética por si só ajuda a melhorar a saúde mental e o bem-estar.

O papel de parede LONDONART Gravitoni, por exemplo, proporciona uma representação ultrarrealista de uma selva tropical em uma superfície surpreendentemente plana. Mas, apesar da falta de vegetação viva, a cobertura altamente detalhada ainda consegue induzir alguns benefícios positivos da biofilia, sem a manutenção extra. No apartamento END THE ROC em Barcelona, Espanha, por outro lado, a Nook Architects 'fez uso de um revestimento de parede pré-existente', ao 'sobrepor plantas reais com as imagens impressas por trás', como explica o estúdio, realçando a profundidade da superfície tropical.

Efeitos refrescantes de uma horta vertical

Como usar a agricultura vertical para uma vida sustentável - Imagem 5 de 7
A Guy, his Bulldog, a Vegetable Garden, and the Home they Share / Husos Architects. Imagem © José Hevia

Nas temperaturas escaldantes do verão de Madri, na Espanha, a Husos Architects recebeu a tarefa de aprimorar um apartamento pequeno para o cliente e seu cachorro. Além de abrir todo o apartamento de leste a oeste, permitindo que o ar circule livremente pelo espaço, o estúdio também sugeriu uma horta vertical comestível localizada na sacada voltada para o oeste. 'A vegetação ajuda a evitar o superaquecimento do apartamento e funciona geralmente como um amortecedor térmico, resfriando o interior e evitando o uso de ar-condicionado', explica Husos Architects.

Ao sacrificar o espaço da sacada externa, as prateleiras e bolsas de cultivo alimentadas por gotejamento do jardim vertical - irrigadas com água cinza reciclada do chuveiro - permitem que o cliente mantenha seu apartamento arejado e seu prato cheio de produtos frescos cultivados em casa.

Do campo ao prato: quando os restaurantes cultivam os seus próprios ingredientes

Como usar a agricultura vertical para uma vida sustentável - Imagem 6 de 7
SIK MUL SUNG Store / unseenbird + layer studio. Imagem © Yungjoon Choi

Como uma empresa que constrói e opera fazendas inteligentes com o objetivo final de criar uma fazenda-contêiner em Marte, a N.THING buscou expandir seus negócios eliminando os intermediários e servindo diretamente aos clientes por meio do restaurante Sik Mul Sung em Seul, Coreia do Sul. Os clientes podem 'ver as plantas crescendo sob luz artificial e a pessoa cuidando delas', explicam os arquitetos do projeto, layer studio e unseen bird, uma sala de cultivo com borda de vidro permite que eles 'experimentem os processos de crescimento, colheita, cozimento e alimentação, tudo em um só lugar'. Ao cultivar seus próprios ingredientes em fazendas verticais em contêineres de pequena escala, os restaurantes conseguem garantir aos clientes um produto ultra-local e com baixa emissão de carbono.

Como usar a agricultura vertical para uma vida sustentável - Imagem 7 de 7
SIK MUL SUNG Store / unseenbird + layer studio. Imagem © Yungjoon Choi

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "Como usar a agricultura vertical para uma vida sustentável" [How to Use Vertical Farming for Sustainable Living] 03 Out 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007391/como-usar-a-agricultura-vertical-para-uma-vida-sustentavel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.