Formas (e emoções) puras: conhecendo a obra de spaceworkers

A fruição de um espaço depende de fatores múltiplos: área, iluminação, vista, temperatura, novidade. Em outras palavras, a emoção que se manifesta em uma pessoa dentro de um espaço é resultado de vários dos elementos próprios da arquitetura (intencionais ou não). Da parte do arquiteto, além do cliente ou da proposta, existe uma intenção formal, ou seja, estética, que seja digna do lado artístico da disciplina. O equilíbrio entre essas premissas são a base do pensamento arquitetônico em geral, mas o compromisso com ele é o que norteia a produção do spaceworkers, fundado por Carla Duarte, diretora financeira, Henrique Marques e Rui Dinis, diretores de criação do escritório.

Formas (e emoções) puras: conhecendo a obra de spaceworkers - Imagem 2 de 13Formas (e emoções) puras: conhecendo a obra de spaceworkers - Imagem 3 de 13Formas (e emoções) puras: conhecendo a obra de spaceworkers - Imagem 4 de 13Formas (e emoções) puras: conhecendo a obra de spaceworkers - Imagem 5 de 13Formas (e emoções) puras: conhecendo a obra de spaceworkers - Mais Imagens+ 8

O ateliê funciona desde 2007 na freguesia de Paredes, norte de Portugal. É um escritório jovem e promissor, mas que na realidade, já cumpriu várias das promessas que lhes foram atribuídas – o que não quer dizer que a cada novo projeto, essas promessas não se renovem. A linguagem arquitetônica do grupo é essencialmente contemporânea: minimalista e, até certo ponto, atualização das formas puras do Modernismo. Já a diretriz que organiza a prática é uma exploração ininterrupta de novas formas, padrões e modelos dessa arquitetura. O objetivo (e resultado) dessa busca é destacar a reciprocidade entre a dupla forma e emoção.

Formas (e emoções) puras: conhecendo a obra de spaceworkers - Imagem 7 de 13
Casa Cabo de Vila. Foto © Fernando Guerra | FG+SG

Entre projetos residenciais, comerciais e institucionais, a criação converte-se em formas bem posicionadas, sem negar o programa de necessidades ou o contexto pré-existente, como nos casos de intervenções museológicas. A postura assumida frente a cada projeto é aberta o suficiente para que os acabamentos se definam ao longo da construção ao mesmo tempo em que se firma uma assinatura e repertórios formais e materiais. Por exemplo, o uso predominante do concreto aparente não é uma “marca registrada”, mas uma solução construtiva cujo acabamento muitas vezes vêm a pedido dos clientes, que encantam-se com a forma do edifício durante a construção, e preferem deixá-lo exposto. Dessa forma, o spaceworkers consolida sua linguagem sem fechar-se para novas explorações materiais. As intervenções institucionais e construções museais são exemplo claro da assimilação formal e histórica portuguesa ao mesmo tempo em que se atualiza os signos tão conhecidos da população. Abóbadas, arcos e coberturas triangulares repetem-se, deslocam-se e simplificam-se, ora repetindo, ora evocando um contexto caro a Portugal.

Formas (e emoções) puras: conhecendo a obra de spaceworkers - Imagem 6 de 13
Centro de Interpretação do Românico. Foto © Sergio Pirrone

Os volumes são o grande destaque da produção deste ateliê, e não poderia ser diferente: a maquete tem papel fundamental no processo criativo, já que apontam encaixes e soluções que o desenho não necessariamente contempla, nas palavras de seus diretores. Em suma, o spaceworkers compilam um portfólio atual e autoral, que permite explorações em outras esferas que não a arquitetônica, como os videos em parceria com a Building Pictures.

Vencedores dos prêmios Obra do Ano e Building of the Year do ArchDaily, duas vezes premiado pelo Iconic Awards, do German Design Council, o spaceworkers promete um longo percurso dentro do rol de bons exemplares da arquitetura contemporânea.

Centro de Interpretação do Românico

Formas (e emoções) puras: conhecendo a obra de spaceworkers - Imagem 2 de 13
Centro de Interpretação do Românico. Foto © Sergio Pirrone

Casa Cabo de Vila

Formas (e emoções) puras: conhecendo a obra de spaceworkers - Imagem 3 de 13
Casa Cabo de Vila. Foto © Fernando Guerra | FG+SG

Casa MF

Formas (e emoções) puras: conhecendo a obra de spaceworkers - Imagem 4 de 13
Casa MF. Foto © Fernando Guerra | FG + SG

Museu Damião de Góis e as Vitimas da Inquisição

Formas (e emoções) puras: conhecendo a obra de spaceworkers - Imagem 5 de 13
Museu Damião de Góis e as Vitimas da Inquisição. Foto © Fernando Guerra | FG+SG

Casa de Sambade

Formas (e emoções) puras: conhecendo a obra de spaceworkers - Imagem 8 de 13
Casa de Sambade. Foto © Fernando Guerra | FG + SG

Casa da Agrela

Formas (e emoções) puras: conhecendo a obra de spaceworkers - Imagem 9 de 13
Casa da Agrela. Foto © Fernando Guerra | FG+SG

Centro Interpretação do Românico Paredes

Formas (e emoções) puras: conhecendo a obra de spaceworkers - Imagem 10 de 13
Centro Interpretação do Românico Paredes © Fernando Guerra | FG+SG

Casa dos Combatentes

Formas (e emoções) puras: conhecendo a obra de spaceworkers - Imagem 11 de 13
Casa dos Combatentes © Fernando Guerra | FG+SG

Intervenção no Museu Panteão dos Almeida

Formas (e emoções) puras: conhecendo a obra de spaceworkers - Imagem 12 de 13
Intervenção no Museu Panteão dos Almeida © Fernando Guerra | FG+SG

Casa BE

Formas (e emoções) puras: conhecendo a obra de spaceworkers - Imagem 13 de 13
Casa BE. Foto © Fernando Guerra | FG+SG

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Helena Tourinho. "Formas (e emoções) puras: conhecendo a obra de spaceworkers" 01 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006871/formas-e-emocoes-puras-conhecendo-a-obra-de-spaceworkers> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.