Um novo Tom Lee Park: Studio Gang e SCAPE Architects requalificam a orla de Memphis

O recém-revitalizado Tom Lee Park, projetado pelo Studio Gang e pela SCAPE Architects, foi reaberto ao público recentemente. Localizado na orla do Rio Mississippi, no centro de Memphis, o parque de 12 hectares é o destaque da orla fluvial da cidade. Tratado como uma zona essencial incluída no plano diretor do Studio Gang para a região, o projeto servirá como um modelo de ecologia natural restaurada em parques urbanos.

Um novo Tom Lee Park: Studio Gang e SCAPE Architects requalificam a orla de Memphis - Imagem 2 de 6Um novo Tom Lee Park: Studio Gang e SCAPE Architects requalificam a orla de Memphis - Imagem 3 de 6Um novo Tom Lee Park: Studio Gang e SCAPE Architects requalificam a orla de Memphis - Imagem 4 de 6Um novo Tom Lee Park: Studio Gang e SCAPE Architects requalificam a orla de Memphis - Imagem 5 de 6Um novo Tom Lee Park: Studio Gang e SCAPE Architects requalificam a orla de Memphis - Mais Imagens+ 1

Em 2018, o Studio Gang foi selecionado para requalificar a orla marítima de Memphis em colaboração com a SCAPE, firma de urbanismo e arquitetura paisagística com sede em Nova York. Na proposta, o Tom Lee Park teve uma prioridade significativa, pois expandiu seu alcance aos elementos naturais e urbanos da paisagem da cidade.

O parque oferece vistas panorâmicas do rio e dos pântanos do Arkansas. Próximo ao centro histórico de Memphis, o projeto oferece fácil acesso à famosa Cotton Row, ao Museu Nacional dos Direitos Civis e ao Cobblestone Landing. Além disso, a nova praça de entrada para a orla fluvial acomoda eventos públicos, instalações artísticas e um espaço para "brincar e relaxar".


Artigo Relacionado

MVRDV vence concurso para projetar o plano diretor da rede de água de uma cidade taiwanesa

"As percepções e contribuições da comunidade de Memphis foram essenciais para o projeto desde o início, para garantir que o programa do parque refletisse como os habitantes de Memphis desejam aproveitar a orla do rio. Com a ajuda deles, criamos um destino prático, mas também bonito e ecologicamente saudável, onde esperamos que todos se sintam bem-vindos para relaxar, se exercitar, brincar e se reunir ao longo do Mississippi." -- Jeanne Gang, Fundadora e Sócia-Principal do Studio Gang

Basicamente, o projeto visa fortalecer a conexão entre o centro de Memphis e o rio. Ele oferece o primeiro acesso acessível ao rio, conforme a Lei dos Americanos Portadores de Deficiência (ADA), no Cutbank Bluff. Além disso, proporciona travessias de pedestres mais seguras nas ruas Vance, Huling e Butler na Riverside Drive.

Um novo Tom Lee Park: Studio Gang e SCAPE Architects requalificam a orla de Memphis - Imagem 5 de 6
Vista do River Playground no Tom Lee Park, Memphis, TN. Imagem © Connor Ryan

O parque possui três pavilhões recém-construídos em madeira, inspirados nas estruturas industriais que existiam ao longo da orla. Combinados com elementos de paisagismo e um parque temático projetado pela Monstrum, essas estruturas servem como destinos atraentes para várias atividades, como recreação, educação ao ar livre, alimentação e apresentações. Elas aprimoram essas experiências em meio ao vibrante Rio Mississippi.

Um novo Tom Lee Park: Studio Gang e SCAPE Architects requalificam a orla de Memphis - Imagem 2 de 6
Cortesia do Studio Gang | Renderizações do projeto, 2019

Em vez do antigo gramado plano, o parque agora possui colinas ondulantes adornadas com plantas e árvores nativas, criando espaços inspirados na natureza dinâmica do Rio Mississippi. Essas áreas são divididas em quatro zonas, cada uma com um caráter único que varia de cívico e recreativo a contemplativo. Elas acomodam uma ampla gama de atividades e fornecem um habitat para pássaros nativos e insetos polinizadores que migram ao longo do corredor do Mississippi Flyway.

No coração do parque está o Sunset Canopy, uma estrutura de madeira de 1.486,00 m² (16.000 ft²) apoiada por colunas de aço, que protege os usuários do parque do sol e da chuva. A cobertura é a peça central arquitetônica do projeto, hospedando atividades comunitárias e eventos durante todo o ano, incluindo basquete, aulas de ginástica, aulas de dança e concertos. Na superfície ao nível do solo, uma quadra multicolorida e geometricamente padronizada foi inserida, projetada pelo artista James Little, que nasceu e foi criado em Memphis. 

Um novo Tom Lee Park: Studio Gang e SCAPE Architects requalificam a orla de Memphis - Imagem 4 de 6
Cortesia do Studio Gang | Renderizações do projeto, 2019

Ao sul desta área de atividade está uma instalação permanente do artista Theaster Gates, radicado em Chicago, intitulada “A Monument to Listening”. A instalação é inspirada na história de Tom Lee, situada entre trilhas de caminhada meditativas e apoiando a programação social.

O Studio Gang é um escritório de arquitetura e urbanismo americano conhecido por sua colaboração em várias disciplinas e seu foco final na sustentabilidade. No ano passado, sua fundadora, Jeanne Gang, foi nomeada a ganhadora do prêmio Charlotte Perriand em 2023 pelo The Créateurs Design Awards. Além disso, muitos dos projetos do escritório têm como foco ativar espaços comunitários em todo o mundo. A revitalização do Museu de Belas Artes do Arkansas, em Little Rock, EUA, também acabou de ser aberta ao público. Em 2020, Snøhetta, Studio Gang e Henning Larsen revelaram seus projetos para a nova Biblioteca Presidencial Theodore Roosevelt, em Dakota do Norte.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Um novo Tom Lee Park: Studio Gang e SCAPE Architects requalificam a orla de Memphis" [Transformed Tom Lee Park: Studio Gang and SCAPE Architects Revitalize Memphis Riverfront] 25 Set 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006461/um-novo-tom-lee-park-studio-gang-e-scape-architects-requalificam-a-orla-de-memphis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.