Parede caiada: como fazer e quais os benefícios dessa pintura econômica?

Uma técnica que tem sido usada há séculos, principalmente em regiões de clima quente e seco, a parede caiada - também conhecida como parede de cal ou parede branca - pode ser realizada em ambientes internos e externos. Além da economia que ela pode proporcionar, seu aspecto mais rústico carrega em si diversos benefícios que vão além do valor estético que, ao apresentar um tom mais claro e uma textura marcante, concebe um relevante contraste entre o edifício e o entorno. Saiba suas vantagens e como fazer o revestimento, a seguir.

Parede caiada: como fazer e quais os benefícios dessa pintura econômica? - Imagem 2 de 8Parede caiada: como fazer e quais os benefícios dessa pintura econômica? - Imagem 3 de 8Parede caiada: como fazer e quais os benefícios dessa pintura econômica? - Imagem 4 de 8Parede caiada: como fazer e quais os benefícios dessa pintura econômica? - Imagem 5 de 8Parede caiada: como fazer e quais os benefícios dessa pintura econômica? - Mais Imagens+ 3

Quais são os benefícios da parede caiada?

Em termos de custo de material e mão-de-obra, a técnica de revestimento com cal é frequentemente mais acessível. Sendo assim, seu baixo custo costuma ser apontado como uma grande vantagem, mas há diversos outros benefícios a serem considerados:

Parede caiada: como fazer e quais os benefícios dessa pintura econômica? - Imagem 2 de 8
Casas Caiadas / Pereira Miguel Arquitectos. Foto: © Fernando Guerra | FG+SG

Por se tratar de um material natural, não há substâncias tóxicas como outras tintas ou revestimentos sintéticos. As questões de saúde vão além, uma vez que a qualidade alcalina do produto ajuda a prevenir germes e bactérias. Fato que também favorece a durabilidade da construção, protegendo-a contra agentes atmosféricos e contribuindo para a conservação das estruturas. Além disso, as paredes caiadas são altamente refletivas e colaboram com o isolamento térmico - já que a cal tem propriedades isolantes -, fatores que colaboram com o conforto térmico. Deste modo, o revestimento a base de cal possui a capacidade de absorver e liberar a umidade do ar, característica que ajuda a regular a umidade interna do edifício e evita que a parede forme bolhas, manchas ou bolor com o excesso de umidade, ou infiltrações, por exemplo. Desta forma, a parede caiada consegue transpirar, portanto, seus tons podem ter uma leve variação conforme a umidade.

No entanto, assim como qualquer outra pintura, é importante observar que as paredes caiadas requererem uma manutenção periódica, pois a cal pode se deteriorar com o passar do tempo devido à exposição às intempéries. Sendo assim, a aplicação e a manutenção adequadas são essenciais para aproveitar todos os benefícios desse tipo de revestimento - que também pode ser utilizado para pintar detalhes da estrutura ou do mobiliário de madeira rústica, por exemplo.

Parede caiada: como fazer e quais os benefícios dessa pintura econômica? - Imagem 5 de 8
Reforma do Apartamento Mile End Road / Vine Architecture Studio. Foto: © Nicholas Worley

Como fazer a parede caiada?

A aplicação do revestimento de cal pode ser realizada em ambientes internos e externos. É importante que a superfície esteja limpa e seja porosa - inclusive, quanto mais porosa, melhor -, de modo que ela não pode ser realizada sobre revestimentos muito lisos como cerâmicas ou massa acrílica, que não permitem a aderência do material. 

Parede caiada: como fazer e quais os benefícios dessa pintura econômica? - Imagem 6 de 8
Casa da Volta / PROMONTORIO + João Cravo. Foto: © Alexandre Ramos

As proporções para o preparo podem sofrer algumas pequenas alterações, mas uma boa receita é de um kg de cal industrializada com três litros água. A cada dez litros de água, é necessário adicionar um litro de cola branca - que colabora com a fixação do material na parede - um copo de óleo de linhaça, meio copo de sal de cozinha e pigmento, conforme a cor desejada. Depois basta utilizar a brocha para aplicar a mistura na superfície, em alguns casos, o pincel também pode ajudar para conformar diferentes detalhes ou ângulos. 

Parede caiada: como fazer e quais os benefícios dessa pintura econômica? - Imagem 7 de 8
Casas Caiadas / Pereira Miguel Arquitectos. Foto: © Rute Raposo

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Parede caiada: como fazer e quais os benefícios dessa pintura econômica?" 03 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005455/parede-caiada-como-fazer-e-quais-os-beneficios-dessa-pintura-economica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.