Habitação de uso misto: uma ferramenta para ativação urbana

Nas últimas décadas, a paisagem residencial da China passou por uma transformação, priorizando as necessidades da rápida urbanização e dos estilos de vida modernos, dados principalmente pelos laços sociais da comunidade. As tradicionais casas com pátio costumavam ativar o ambiente urbano, misturando harmoniosamente zonas residenciais privadas com áreas públicas do bairro. Hoje, o país está cheio de empreendimentos privados e comunidades fechadas que romperam a conexão entre áreas residenciais e o ambiente urbano. Em meio a essa transformação, a Habitação Social de Baiziwan, do MAD Architects, em Pequim, aparece como uma tentativa visionária de criar uma alternativa à vida urbana. Ao abraçar um programa de uso misto, este complexo residencial se integra ao bairro do entorno, promovendo um senso de unidade com a metrópole movimentada. Não limitado apenas à China, numerosos empreendimentos habitacionais em todo o mundo adotaram essa abordagem, restabelecendo seus laços com o ambiente urbano.

Habitação de uso misto: uma ferramenta para ativação urbana - Imagem 2 de 9Habitação de uso misto: uma ferramenta para ativação urbana - Imagem 3 de 9Habitação de uso misto: uma ferramenta para ativação urbana - Imagem 4 de 9Habitação de uso misto: uma ferramenta para ativação urbana - Imagem 5 de 9Habitação de uso misto: uma ferramenta para ativação urbana - Mais Imagens+ 4

No cenário urbano em constante expansão, o conceito de habitação de uso misto surgiu como uma abordagem significativa para acomodar uma população em crescimento, preservando o espírito comunitário dos bairros. Um exemplo dessa filosofia pode ser encontrado na habitação social Baiziwan, onde a graduação horizontal tradicional de espaços privados e públicos se transforma em uma disposição vertical. O nível da rua ganha vida com uma variedade de estabelecimentos comerciais e de conveniência, que vão desde lojas e restaurantes até jardins de infância, farmácias e instalações de cuidados para idosos, estendendo um convite caloroso a um público urbano diversificado. Entrelaçando-se com o nível semi-público superior, o projeto utiliza de forma engenhosa meios pisos escalonados e espaços de conexão, incluindo anfiteatros, promovendo uma união consistente de espaços. A estratégia de projeto do MAD foi ancorar o empreendimeneto em uma avenida principal que atravessa o centro do terreno, promovendo conexões entre o bairro e a cidade. Com um planejamento do terreno em escala humana e diversidade de espaços, o projeto cria uma vida urbana vibrante e aberta em todo o novo bairro.

Habitação de uso misto: uma ferramenta para ativação urbana - Imagem 6 de 9
Habitação social de Baiziwan / MAD Architects. Imagem © ArchExist
Habitação de uso misto: uma ferramenta para ativação urbana - Imagem 5 de 9
Habitação social de Baiziwan / MAD Architects. Imagem © Tian Fangfang

Os empreendimentos de uso misto são uma estratégia vital para revitalizar áreas urbanas e dar nova vida a bairros negligenciados. Ao reutilizar edifícios existentes ou integrar novos, escritórios de arquitetura e imobiliárias contribuem para os esforços de renovação urbana e ajudam a revitalizar centros urbanos em declínio. Um exemplo notável pode ser encontrado na cidade de Nova York, onde o ODA está criando um distrito de uso misto transformador em Astoria. O visionário master plan de cinco quarteirões destina 25% do térreo ao espaço público, proporcionando amplos espaços abertos, instalações comunitárias de bem-estar, habitação acessível e numerosas oportunidades de emprego. O projeto abraça habilmente o rico contexto cultural do bairro, estendendo sua influência ao distrito de artes adjacentes de Kaufman, incorporando cuidadosamente ativos culturais existentes ao plano. O resultado promete ser um vibrante e diversificado distrito criativo, propício para caminhadas.

Projetos residenciais de uso misto também servem como motores econômicos, oferecendo espaços para atividades comerciais e de varejo, contribuindo significativamente para as economias locais e apoiando pequenas empresas. Os efeitos positivos dessa atividade econômica se estendem além da vizinhança imediata, criando efeitos benéficos para a comunidade em geral. Além disso, a mistura inerente de comodidades atraentes e acesso conveniente a serviços muitas vezes leva a valores imobiliários mais altos. Esse apelo de mercado aprimorado gera uma demanda crescente, impulsionando a transformação de bairros antes abandonados para revitalizá-los como centros urbanos desejados.

Habitação de uso misto: uma ferramenta para ativação urbana - Imagem 4 de 9
Innovation QNS / ODA. Imagem © VERO Digital, cortesia de ODA
Habitação de uso misto: uma ferramenta para ativação urbana - Imagem 7 de 9
Innovation QNS / ODA. Imagem © VERO Digital, cortesia de ODA

Em Lyon, França, uma colaboração entre os arquitetos SUD e ITAR começou com a ambição de atrair habitantes de volta ao coração do distrito de Part-Dieu por meio de um programa de uso misto. O projeto reúne escritórios, habitação, lojas, serviços e até uma capela para criar um espaço de vida multifuncional que conecta o quarteirão à cidade maior. Um dos principais desafios abordados nesse empreendimento foi promover a diversidade social. Para alcançar esse objetivo, o componente habitacional foi tornando acessível, garantindo a acessibilidade a diversos segmentos da população e promovendo uma diversidade rica de ocupantes. Além disso, a coexistência harmoniosa de espaços residenciais, comerciais e recreativos serve como catalisador, facilitando encontros entre pessoas de diferentes origens, nutrindo assim laços sociais e promovendo um senso de pertencimento dentro da comunidade. Essa fusão de programação também atende a um amplo espectro de experiências e constituintes, atraindo pessoas em diferentes momentos do dia e garantindo que o quarteirão permaneça vivo e vibrante.

Habitação de uso misto: uma ferramenta para ativação urbana - Imagem 3 de 9
138 Housing Units / SUD Architectes + ITAR Architectures. Imagem © Sergio Grazia
Habitação de uso misto: uma ferramenta para ativação urbana - Imagem 8 de 9
138 Housing Units / SUD Architectes + ITAR Architectures. Imagem © Sergio Grazia

A evolução da arquitetura residencial de uso misto tem sido impulsionada pelas necessidades sempre mutáveis e diversas dos habitantes urbanos. Estilos de vida modernos frequentemente exigem uma combinação de espaços de convivência, espaços de trabalho e comodidades recreativas para atender às demandas da vida cotidiana. A proposta visionária da UNStudio para um Desenvolvimento de Uso Misto Centrado no Ser Humano em Nanjing, China, incorpora essa abordagem. Ao fornecer uma mistura de funções dentro de um único empreendimento, o complexo oferece aos moradores uma experiência urbana conveniente e completa, com um ambiente de trabalho e vida para os ocupantes e um centro cultural e financeiro para o bairro. Localizado ao longo de uma via navegável central, o projeto apresenta arranha-céus de escritórios, instalações comerciais e culturais, apartamentos com serviços, um edifício sede, um hotel e uma variedade de comodidades públicas. Enfatizando a importância da interação comunitária, o empreendimento é cuidadosamente estruturado em torno de um corredor verde, servindo como um espaço vibrante para socialização, eventos e atividades criativas.

Habitação de uso misto: uma ferramenta para ativação urbana - Imagem 9 de 9
Desenvolvimento de uso misto em Nanjing / UNStudio. Cortesia de K.Wahv
Habitação de uso misto: uma ferramenta para ativação urbana - Imagem 2 de 9
Desenvolvimento de uso misto em Nanjing / UNStudio. Cortesia de K.Wahv

A proposta integra princípios e tecnologias de sustentabilidade, melhorando o bem-estar público e as capacidades adaptativas. Tecnologias como ventilação natural, sistemas integrados de climatização e soluções fotovoltaicas integradas à arquitetura são usados para reduzir as demandas de energia, enquanto um sistema de gestão de águas pluviais é introduzido para promover a irrigação e captação sustentável, aproveitando a proximidade do desenvolvimento ao rio. Além das considerações ambientais, a essência da arquitetura residencial de uso misto está alinhada com os princípios do desenvolvimento sustentável. Concentrar uma variedade de funções em um único local permite o uso compacto e eficiente da terra, reduzindo a necessidade de expansão urbana. A abordagem, portanto, preserva espaços verdes nas áreas urbanas, garantindo um crescimento urbano equilibrado e ecologicamente responsável.

Os princípios de uso misto têm a grande capacidade de se adaptar a diversos projetos e locais, criando ambientes equitativos e agradáveis. Ambientes de uso misto desempenham um papel crucial na revitalização das cidades, focando na experiência humana - eles atendem a diversos grupos de pessoas e servem a uma ampla gama de propósitos, resultando em bairros inclusivos aos quais as comunidades se sentem conectadas. Elementos de design, como empreendimentos de uso misto, espaços públicos e instalações comunitárias, podem atuar como catalisadores para a interação, incentivando os moradores a se envolverem uns com os outros e contribuírem para a sociedade urbana. Muito além de resolver crises habitacionais, a habitação de uso misto emerge como uma ferramenta indispensável para moldar o tecido urbano em um mosaico vívido de comunidades diversas, promovendo a integração social e fomentando uma vida sustentável para um futuro urbano mais brilhante.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "Habitação de uso misto: uma ferramenta para ativação urbana" [Mixed-Use Housing: A Tool for Urban Activation ] 18 Ago 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005378/habitacao-de-uso-misto-uma-ferramenta-para-ativacao-urbana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.