Martha Pomasonco, do Peru, recebe bolsa RIBA Norman Foster 2023 para pesquisar os “Bairros Melhorados” da América Latina

O Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA) anunciou que Martha Pomasonco, da Universidade de Lima, no Peru, foi selecionada como vencedora do subsídio de viagem RIBA Norman Foster 2023, em reconhecimento ao seu destacado projeto intitulado "Barrios Melhorados".

A bolsa RIBA Norman Foster Travelling Scholarship compreende £7.000 destinados a apoiar a pesquisa de um estudante de arquitetura que apresente uma abordagem original para temas relacionados com a viabilidade sustentável de localidades urbanas e rurais.

A proposta de Marta busca estudar o impacto de iniciativas de melhoria de bairros na América Latina, começando pelo projeto Barrio Mio em Lima, e depois viajando para a Cidade do México, e de lá para Medellín, Colômbia, para explorar o Proyecto de Integración Urbana. Em seguida, pretende viajar para La Paz, Bolívia, onde analisará os projetos Barrios de Verdad. Prosseguindo para o Rio de Janeiro, Martha estudará o projeto Favela-Bairro. Depois disso, seu caminho seguirá para o sul, viajando para Rosario, Argentina, seguido pelo projeto Quiero mi Barrio em Santiago, Chile.

Martha Pomasonco, do Peru, recebe bolsa RIBA Norman Foster 2023 para pesquisar os “Bairros Melhorados” da América Latina - Imagem 2 de 2
Placa de apresentação. Imagem via RIBA

"Estou encantada e honrada por ter sido selecionada como a vencedora da bolsa de viagem RIBA Norman Foster Travelling Scholarship 2023. Quero agradecer à Universidade de Lima por me indicar e ao júri da bolsa por me selecionar. A bolsa me permitirá realizar uma pesquisa sobre meu projeto 'Barrios melhorados'. Ela me permitirá coletar informações valiosas em primeira mão sobre o impacto dos programas de melhoria de assentamentos informais mais bem-sucedidos promovidos por países latino-americanos, a fim de encontrar lições de projeto relacionadas à sustentabilidade ao longo do tempo" - Martha Pomasonco.

60 inscrições foram feitas para a bolsa deste ano e o júri foi composto por Norman Foster, Farshid Moussavi, Simon Allford, Chitra Marsh. Nesse sentido, Lord Foster comentou que: "O júri ficou impressionado com o alto nível das inscrições para o subsídio de viagem deste ano. No entanto, eles foram unânimes na escolha da proposta de Martha Pomasonco, que consistia em coletar informações valiosas em primeira mão sobre o impacto dos projetos de melhoria de bairros na América Latina. Parabenizamos Martha por sua merecida vitória e aguardamos ansiosamente o momento em que ela poderá compartilhar os resultados de um estudo tão valioso".

Em 2021, essa mesma bolsa foi concedida a Weronika Zdriarska, do Politecnico di Milano, por seu estudo de gênero nos espaços públicos da América Latina.

Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Martha Pomasonco, do Peru, recebe bolsa RIBA Norman Foster 2023 para pesquisar os “Bairros Melhorados” da América Latina" [Martha Pomasonco de Perú gana la Beca de Viaje RIBA Norman Foster 2023 para investigar los “Barrios Mejorados” de América Latina] 16 Ago 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005288/martha-pomasonco-do-peru-recebe-bolsa-riba-norman-foster-2023-para-pesquisar-os-bairros-melhorados-da-america-latina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.