Como adaptar cidades para o calor extremo

Junho de 2023 foi o mês mais quente já registrado no planeta.  No Irã, o índice de calor atingiu 66,7 graus Celsius, perto dos limites da sobrevivência humana. Este não é o novo normal – à medida que as mudanças climáticas avançam, o mundo ficará ainda mais quente.

O aumento está sendo relacionado por cientistas às mudanças climáticas provocadas pelo homem e ao fenômeno El Niño o aquecimento natural das águas do Oceano Pacífico, que também vem sendo agravado pelo aquecimento global.

Como adaptar cidades para o calor extremo - Imagem 2 de 6Como adaptar cidades para o calor extremo - Imagem 3 de 6Como adaptar cidades para o calor extremo - Imagem 4 de 6Como adaptar cidades para o calor extremo - Imagem 5 de 6Como adaptar cidades para o calor extremo - Mais Imagens+ 1

Não significa que é a temperatura mais alta desde que o planeta existe (a Terra surgiu há aproximadamente 4,5 bilhões de anos) , mas ao menos nos últimos milênios. “É certamente plausível que os últimos dias tenham sido os mais quentes nos últimos 120 mil anos ou pelo menos nos últimos 23 mil”, diz Michael Mann, climatologista da Universidade da Pensilvânia (EUA), citando um estudo de 2021.

Ondas de calor estão sendo registradas em várias partes do mundo, como Europa, Estados Unidos e Ásia. No Brasil, o risco de incêndios, sobretudo na região da Amazônia, deixa os cientistas em alerta. Em junho, a floresta e o Cerrado bateram recorde de queimadas desde 2007.

Como podemos adaptar as cidades às ondas de calor extremo?

Estradas encruzilhadas

Quando a cidade holandesa de Arnhem criou um novo plano para enfrentar o calor extremo, parte da estratégia envolveu repensar as estradas. Quanto mais pavimentação cobrir um bairro, maior será o efeito de “ilha de calor” urbano, já que as vias absorvem o calor do sol durante o dia e o liberam à noite. A cidade está avaliando quais estradas estão subutilizadas, de modo que as faixas de tráfego podem encolher e parte do asfalto pode ser replantado com vegetação. Arnhem também está plantando árvores ao longo de ciclovias e calçadas para sombra extra, acrescentando novos parques com sombra e lagoas projetadas para dar às pessoas um lugar para se refrescar e mapeando partes da cidade que devem permanecer abertas para ajudar a manter a temperatura mais baixa.

Como adaptar cidades para o calor extremo - Imagem 4 de 6
Cidade de Arnhein. Foto © Exploring the Netherlands

Redesenhado o espaço público

Em Abu Dhabi, onde a temperatura subiu recentemente para 50 graus Celsius , a cidade está testando recursos que podem torná-lo mais confortável ao ar livre no calor. Um parque inclui persianas que abrem à noite para deixar o ar quente escapar, paredes estrategicamente posicionadas que ajudam a canalizar a brisa e bancos de sombra e dispositivos de nebulização que borrifam água.

Como adaptar cidades para o calor extremo - Imagem 3 de 6
Paradas de resfriamento em Abu Dhabi. Foto © CBT

Plantando árvores

Os bairros de baixa renda tendem a ter menos árvores – e a falta de sombra pode tornar essas áreas pelo menos 5 graus  mais quentes. Algumas cidades estão estudando onde são necessárias mais árvores, usando ferramentas como o Tree Equity Score da American Forests. Em seguida, eles estão embarcando em projetos de plantio de árvores em larga escala.

Como adaptar cidades para o calor extremo - Imagem 2 de 6
Rua de Medellín. Foto © C40Knowledge

Dallas e Phoenix, por exemplo, priorizaram a adição de árvores aos caminhos que os alunos percorrem para chegar à escola primária. Medellín, na Colômbia, agora tem uma rede de 30 “corredores verdes” plantados com milhares de árvores para ajudar a tornar mais confortável caminhar e andar de bicicleta pela cidade. Mas qualquer projeto como esse deve ser cuidadosamente planejado para que as árvores sobrevivam. Em Madri, uma floresta plantada ao redor da cidade para ajudar no resfriamento foi chamada de “cemitério de árvores” porque muitas morreram devido à seca. Como resultado, algumas cidades estão repensando completamente suas árvores – diversificando a mistura e escolhendo espécies que se adaptarão às mudanças climáticas.

Revisitando técnicas de refrigeração antigas

Em Abu Dhabi, onde a temperatura geralmente sobe além do equivalente, alguns edifícios dão um toque moderno às técnicas antigas para se refrescar. Um arranha-céu de 25 andares chamado Al Bahar Towers, por exemplo, é coberto com tons inspirados em telas treliçadas usadas na arquitetura islâmica tradicional. As persianas, que usam sensores para abrir quando está sol, ajudam a reduzir pela metade a necessidade de ar-condicionado. Na China, onde as temperaturas continuam quebrando recordes, alguns arquitetos estão se inspirando em “skywells”, um design antigo para pátios sombreados que ajudam a atrair naturalmente o ar mais frio.

Como adaptar cidades para o calor extremo - Imagem 5 de 6
Fachadas Responsivas do Al Bahar Towers. Foto © Aedas

Pintura branca

Adicionar um revestimento branco a um telhado pode ajudá-lo a refletir até 90% da luz solar, mantendo os ambientes internos cerca de 30% mais frios e diminuindo a necessidade de ar-condicionado. A cidade de Nova York oferece revestimentos gratuitos para alguns edifícios, incluindo habitações de baixa renda, e conecta outros proprietários de edifícios com pintura com desconto e mão de obra gratuita. Novas tecnologias, como a tinta branca mais branca desenvolvida por pesquisadores da Purdue University, podem ajudar ainda mais. Cidades como Los Angeles também estão revestindo as estradas para ajudar a tornar os bairros mais frios.

Como adaptar cidades para o calor extremo - Imagem 6 de 6
Ruas sendo pintadas em Los Angeles. Foto © Los Angeles Bureau of Street Services

Contratação de especialiastas em calor

Um número crescente de cidades está criando novos cargos para “chefes de calor”, reconhecendo que o risco crescente de calor extremo significa que as cidades precisam de um novo foco na resiliência. A primeira CHO, Jane Gilbert, foi nomeada no Condado de Miami-Dade em 2021, coordenando esforços como plantio de árvores, adição de telhados e pavimentos frios e reforma de habitações de baixa renda para que consuma menos energia para resfriar. O condado recentemente tomou medidas em direção a um novo decreto que ajudaria a proteger os trabalhadores ao ar livre com pausas frequentes e acesso à água quando o índice de calor atingir 40 graus.

Via Tabulla.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Marília Matoso. "Como adaptar cidades para o calor extremo" 17 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005222/como-adaptar-cidades-para-o-calor-extremo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.