Cidades europeias aprovam taxas a turistas em resposta à superlotação

Desde que as restrições impostas pela pandemia foram suspensas, a Europa tem experimentado um aumento no turismo, com milhões de pessoas visitando alguns de seus destinos mais atraentes, como Veneza, Barcelona e Paris. O grande número de visitantes tem sido um desafio para as cidades. A superlotação afeta a população local, o desenvolvimento urbano e até mesmo os ecossistemas naturais ao redor das áreas urbanas. Na tentativa de limitar esse fluxo, algumas das cidades mais populares da Europa estão adotando diversas medidas para lidar com a superlotação e os subsequentes problemas sociais e infraestruturais. As medidas incluem multas, taxas de entrada e horários específicos para impor algumas restrições.

Cidades europeias aprovam taxas a turistas em resposta à superlotação  - Imagem 2 de 6Cidades europeias aprovam taxas a turistas em resposta à superlotação  - Imagem 3 de 6Cidades europeias aprovam taxas a turistas em resposta à superlotação  - Imagem 4 de 6Cidades europeias aprovam taxas a turistas em resposta à superlotação  - Imagem 5 de 6Cidades europeias aprovam taxas a turistas em resposta à superlotação  - Mais Imagens+ 1

Veneza, Itália

Cidades europeias aprovam taxas a turistas em resposta à superlotação  - Imagem 4 de 6
© Dan Novac via Unsplash

Em 2022, as autoridades de Veneza anunciaram a introdução de um novo sistema de agendamento de horários para controlar o excesso de turismo, obrigando os visitantes a se registrarem antecipadamente e a pagar uma taxa de entrada para poder visitar a cidade histórica. O sistema não limitaria o número de visitantes, mas a taxa de entrada aumentaria caso um determinado número fosse alcançado em um dia específico. No entanto, até o final do ano, as autoridades anunciaram que a data de início do sistema foi adiada. Recentemente, a UNESCO recomendou que Veneza fosse adicionada à lista de Patrimônios Mundiais em Perigo devido aos danos "irreversíveis" causados pelo excesso de turismo, superdesenvolvimento e aumento do nível do mar.

Amsterdã, Países Baixos

Cidades europeias aprovam taxas a turistas em resposta à superlotação  - Imagem 5 de 6
Amsterdã, Países Baixos. Imagem © Alexander Tolstykh via Shutterstock

Em julho, a prefeitura de Amsterdã anunciou a proibição da entrada de navios de cruzeiro na cidade. Com mais de 100 navios de grande porte atracando na cidade todos os dias, os navios de cruzeiro se tornaram um símbolo dos problemas causados pelo turismo em massa. A medida visa reduzir simultaneamente o número de turistas que entram na cidade, que chega a mais de 20 milhões anualmente, e se alinhar com as ambições sustentáveis de Amsterdã, reduzindo a poluição. Um estudo de 2021 confirma que a restrição poderia reduzir significativamente os níveis de poluição do ar, já que um grande navio de cruzeiro produz o mesmo nível de óxidos de nitrogênio que 30.000 caminhõs produzem em um dia.

Atenas, Grécia

Cidades europeias aprovam taxas a turistas em resposta à superlotação  - Imagem 3 de 6
A Acrópole, o planalto onde se encontra o Partenon, serviu como uma cidadela fortificada no passado micênico de Atenas. Imagem © usuário do Flickr Konstantinos Dafalias (licenciado sob CC BY 2.0

Em um anúncio recente, as autoridades da Grécia decidiram introduzir um sistema de agendamento de horários para reduzir a superlotação em um de seus locais históricos mais famosos, a Acrópole. Com mais de 17.000 pessoas visitando o local todos os dias, ela é uma das atrações mais procuradas da Europa. De acordo com o Greek reporter, espera-se que o número anual de visitantes ultrapasse 30 milhões, superando em mais de três vezes a população do país. As novas medidas visam criar uma maneira mais segura de alcançar e vivenciar os monumentos em condições de temperaturas cada vez mais altas. O sistema de agendamento de horários é acompanhado por pontos de entrada rápidos para grandes grupos, ingressos eletrônicos e medidas para fornecer sombra e água para os turistas.

Paris, França

Cidades europeias aprovam taxas a turistas em resposta à superlotação  - Imagem 2 de 6
Paris, Françae. Imagem © William Perugini via Shutterstock

O Ministério do Turismo da França anunciou uma campanha nacional para encorajar os visitantes a descobrir as atrações menos populares do país, em um esforço para aliviar a pressão sobre os locais mais reverenciados, como Paris, ou a abadia de Mont-Saint-Michel, na Normandia. A cidade de Paris enfrenta uma escassez de moradias. Em parte, isso se deve ao fato de os proprietários preferirem aluguéis de curto prazo que geram alta receita com turistas em vez de inquilinos de longo prazo. As atrações situadas em ambientes naturais, como a famosa praia do Canal de Etretat, também devem reduzir seu número de visitantes, já foi provado que o grande fluxo corrói os penhascos e coloca as estruturas naturais em risco.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Cidades europeias aprovam taxas a turistas em resposta à superlotação " [European Cities Pass Regulations and Entrance Fees in Response to Tourist Overcrowding] 14 Ago 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005153/cidades-europeias-aprovam-taxas-a-turistas-em-resposta-a-superlotacao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.