A importância do design regenerativo para a sustentabilidade ambiental

Estamos vivendo um momento de emergência. Desde o início da industrialização, temos corrido pelos recursos finitos de nosso planeta como se fossem ilimitados, esgotando e desestabilizando os próprios ecossistemas dos quais dependemos para nosso sustento, economia, alimentação, saúde e qualidade de vida.

Em apenas 50 anos, perdemos mais da metade da vida selvagem do mundo. No momento, a Terra está a caminho de aquecer além de 1,5 graus celsius, o que os cientistas alertam ser um limite planetário rígido para os ecossistemas existentes na Terra. Este é um “código vermelho para a humanidade”, conforme descrito no Sexto Relatório de Avaliação do IPCC. Continuar em nosso caminho atual significará danificar irreversivelmente as próprias condições que sustentam a vida neste planeta.

A importância do design regenerativo para a sustentabilidade ambiental - Imagem 2 de 5A importância do design regenerativo para a sustentabilidade ambiental - Imagem 3 de 5A importância do design regenerativo para a sustentabilidade ambiental - Imagem 4 de 5A importância do design regenerativo para a sustentabilidade ambiental - Imagem 5 de 5A importância do design regenerativo para a sustentabilidade ambiental - Mais Imagens

Devemos levar a sério nosso papel nessa confusão. Se a espécie humana mudou sozinha o ecossistema do nosso planeta para pior, então somos mais do que capazes de realizar reparos em escala planetária. Desta vez, por design.


Artigo Relacionado

O que é economia circular?

E um desses caminhos é o design regenerativo.

O que é design regenerativo?

É hora de redefinir nossas visões além da sustentabilidade e considerarmosa regeneração. A sustentabilidade é um conceito importante em uma época de destruição ambiental generalizada. Isso nos conscientizou de que os recursos do nosso planeta são finitos e nos ajudou a prever práticas para sustentar nossos recursos atuais. Mas por si só não conserta o que está quebrado.

O design regenerativo procura não apenas causar menos danos ao projetar, mas também colocar o design para funcionar como uma força positiva que restaura, renova ou revitaliza. Um conceito inerente à natureza, a regeneração deve ser a abordagem de como interagimos com o planeta. É uma forma de pensar focada em devolver muito mais do que recebemos.

Podemos aplicar a filosofia regenerativa ao design e perguntar: como podemos colocar a vida – a vida humana, o planeta e tudo o que ela sustenta – no centro de tudo o que fazemos?

Por um lado, podemos ouvir mais de perto a natureza. Por milhões de anos, nosso ecossistema global se renovou por meio de processos de vida e decadência, decomposição e fertilização. Graças ao trabalho de muitas espécies diferentes, processos como polinização, filtragem de água e ar e sequestro de carbono contribuíram para a biodiversidade, saúde e resiliência dos ecossistemas. Esses serviços ecossistêmicos lançaram as bases para a regeneração.

Além da sustentabilidade

Pode parecer difícil, mas algumas empresas pioneiras mostraram que é possível. Em 2015, a fabricante de carpetes Interface tinha como meta atingir o status de impacto zero até 2020. No entanto, a empresa decidiu que ser sustentável não era suficiente. Eles queriam ser mais generosos – queriam contribuir para o ecossistema ao seu redor. A empresa examinou o habitat local de uma de suas fábricas, um ecossistema de planície fluvial nos arredores de Sydney, na Austrália, e analisou como esse habitat funcionaria naturalmente e quais serviços ecológicos ele forneceria. Como limparia a água? Como isso limparia o ar? E quanto carbono ele armazenaria?

A importância do design regenerativo para a sustentabilidade ambiental - Imagem 5 de 5
O Factory as a Forest em quatro passos. Fonte: Blog Interface

As respostas se tornaram referências não apenas para o que a fábrica faria, mas também para o que ela daria ao ecossistema ao redor, ao mesmo tempo em que apoiava os negócios. Com mudanças de projeto, como instalar um sistema de coleta de água da chuva e tratá-la para imitar o comportamento natural de tratamento de água da área, um edifício industrial indefinido foi transformado em um local que restaurou a natureza.

O carbono não é nosso inimigo

Atualmente, tratamos o dióxido de carbono na atmosfera como um problema que só pode ser resolvido se tivermos um incentivo multimilionário. Mas o carbono não é o inimigo – considere que nossos próprios corpos são 12% de carbono. Além disso, carbono é essencial para a saúde do solo e dos oceanos.  Ambos precisam de carbono – sem ele, o solo se torna infértil e os habitats oceânicos precisam de carbono para prosperar.

O problema é que quebramos o ciclo saudável do carbono emitindo muito dele na atmosfera. Ao mesmo tempo, estamos destruindo os sumidouros de carbono mais eficientes que nosso planeta possui: terra, florestas e oceanos. Como queimamos combustíveis fósseis, limpamos a terra e extraímos minerais, a natureza respondeu – e não de forma favorável. Não precisamos ficar presos no papel de degeneradores. Em vez de causar o declínio de nosso ecossistema, podemos pensar em maneiras de contribuir e até acelerar sua renovação.

A importância do design regenerativo para a sustentabilidade ambiental - Imagem 3 de 5
Japão introduz hortas urbanas em estações de trem. Imagem cortesia de popupcity.net

Rumo a um futuro regenerativo

A regeneração deve estar na vanguarda de todos os sistemas humanos e organizacionais. O Rodale Institute calcula que, avançando em direção a práticas regenerativas, seríamos capazes de sequestrar mais de 100% das atuais emissões humanas de CO2 – usando-o como um nutriente da vida. Podemos contribuir para a saúde do planeta e avançar para uma relação regenerativa entre nós, como espécie, e os ecossistemas dos quais dependemos.

Mas o que significa projetar de forma regenerativa?

Como o projeto Factory as a Forest da Interface, podemos seguir nossas sugestões da natureza e projetar para simular os processos regenerativos ao nosso redor. Também podemos considerar quais serviços ecossistêmicos nosso ambiente específico nos oferece, como ar ou água mais limpos, e como podemos, por sua vez, retribuir ao nosso ambiente.

Devemos pensar nos materiais de construção não apenas como componentes para construir uma estrutura, mas como nutrientes que contribuem para o ecossistema do edifício e também para o nosso bem-estar.

No Iraque, as Ilhas Flutuantes Al-Tahla da cultura Ma’dan usam uma única espécie de junco para construir estruturas biodegradáveis que funcionam em simbiose com o ecossistema aquático local. Essa tecnologia de seis mil anos não apenas oferece abrigo, mas também melhora a qualidade da água local.

A importância do design regenerativo para a sustentabilidade ambiental - Imagem 2 de 5
Ilhas Flutuantes AI-Tahla - Povo Ma'dan (Iraque). Foto © Esme Allen

Também precisamos regenerar nossas comunidades por meio de nosso relacionamento com o lugar. Escolher ouvir a natureza pode nos ajudar a reconstruir e restaurar os ecossistemas dos quais fazemos parte, permitindo que nossas comunidades prosperem. Como designers, podemos acelerar esse processo mudando a forma como pensamos e colocamos o design em prática.

E os projetos regenerativos também podem ser pequenos: nos EUA, a Soul Fire Farm e a Fresh Future Farm usaram com sucesso agrossilvicultura e silvopastura afro-indígena para criar fazendas comunitárias prósperas em 30 hectares e menos de meio hectare, respectivamente. Ambas as fazendas estão comprometidas em retribuir não apenas à terra, mas também a seus vizinhos, por meio do acesso a alimentos, comunidade e compartilhamento de conhecimento.

Somos parte da natureza

Precisamos deixar de lado a ideia de que os humanos estão separados da natureza e nos ver como parte dos sistemas do planeta. Ao ouvir a natureza, podemos começar a nos ver como parte de um todo e praticar a “esperança ativa”: a esperança como ação. De acordo com a ecofilósofa Joanna Macy, a esperança ativa inclui entender a situação, definir a aspiração e dar passos nessa direção.

A importância do design regenerativo para a sustentabilidade ambiental - Imagem 4 de 5
Kampung Admiralty / Ramboll Studio Dreiseitl and WOHA. Imagem cortesia de WOHA

Neste momento, o mundo está mais quente do que nunca na história da civilização humana. Se continuarmos em nosso caminho atual, veremos um aquecimento de 5 graus no próximo século – uma ameaça à vida humana em nosso planeta. A hora de agir é agora. Regenerar implica melhorar um ecossistema, e deixá-lo melhor do que o encontramos. Ao aplicar esperança ativa para a regeneração, os designers têm uma oportunidade única de procurar maneiras de encorajar a vida a prosperar.

Via Tabulla.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Marília Matoso. "A importância do design regenerativo para a sustentabilidade ambiental" 26 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004823/a-importancia-do-design-regenerativo-para-a-sustentabilidade-ambiental> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.