Ghisellini Architects projeta praça pública cercada por floresta em Livraga, Itália

O escritório Ghisellini Arquitetos, em colaboração com Lucrezia Alemanno e Paolo Beniamino De Vizzi, divulgaram o projeto de reurbanização da nova Piazza Francesca Cabrini em Livraga, Itália. Localizada a cerca de 45 quilômetros a sudeste de Milão, a prefeitura de Livraga se propôs a transformar o espaço público atualmente degradado e transformá-lo em um local de encontro atraente, com características ambientais e paisagísticas específicas do lugar. A construção está prevista para começar em agosto de 2023 deve ser concluída em 2024.

Ghisellini Architects projeta praça pública cercada por floresta em Livraga, Itália - Imagem 2 de 13Ghisellini Architects projeta praça pública cercada por floresta em Livraga, Itália - Imagem 3 de 13Ghisellini Architects projeta praça pública cercada por floresta em Livraga, Itália - Imagem 4 de 13Ghisellini Architects projeta praça pública cercada por floresta em Livraga, Itália - Imagem 5 de 13Ghisellini Architects projeta praça pública cercada por floresta em Livraga, Itália - Mais Imagens+ 8

Ghisellini Architects projeta praça pública cercada por floresta em Livraga, Itália - Imagem 2 de 13
O pavilhão do café dos jardins do sul. Imagem © Lisa Giolitto Cereser

A praça da prefeitura de Livraga é concebida como uma "grande sala verde" esculpida na floresta artificial que a cerca. Inspirando-se nas raízes rurais históricas da praça, que definiram seu caráter até o final dos anos 1970, o conceito emerge como um espaço aberto cercado pela fachada viva das copas das árvores.

Ghisellini Architects projeta praça pública cercada por floresta em Livraga, Itália - Imagem 3 de 13
A praça do pavilhão do café. Imagem © Lisa Giolitto Cereser

A área pavimentada com pedras lisas, medindo 35 por 55 metros, está alinhada com a fachada do prédio municipal, criando uma composição coerente entre primeiro plano e plano de fundo. Ao longo das outras três fachadas, uma vegetação verde exuberante anuncia a presença da floresta densamente plantada. A atmosfera tranquila representa uma contraposição ao caráter típico da praça pública aberta. As árvores precisamente plantadas dispostas em uma malha de 7 por 7 metros permitem vistas para o espaço central, criando assim um ambiente controlado e sereno adequado para a paisagem urbana.

A floresta que circunda também funciona como um pulmão verde, prestando homenagem ao passado agrícola que se originou do lado sudeste do espaço. Equilibrando a luz plena do espaço aberto com a meia-luz filtrada da área plantada, a praça redesenhada tem como objetivo criar uma experiência equilibrada, atendendo ao clima específico da região, seu passado histórico e as necessidades de um centro de cidade representativo.

Ghisellini Architects projeta praça pública cercada por floresta em Livraga, Itália - Imagem 4 de 13
A praça da fachada da Câmara Municipal. Imagem © Lisa Giolitto Cereser
Ghisellini Architects projeta praça pública cercada por floresta em Livraga, Itália - Imagem 8 de 13
A praça na névoa de outono. Imagem © Lisa Giolitto Cereser

As praças públicas frequentemente representam um dos espaços mais reconhecíveis e atraentes dentro de uma cidade. Vivenciadas do nível do solo, as praças revelam uma variedade de interações e atividades, enquanto analisá-las a partir de uma perspectiva aérea pode revelar aspectos adicionais relacionados ao seu desenvolvimento e integração no contexto urbano. Além disso, introduzir áreas verdes urbanas em tecidos urbanos densos pode ter benefícios que vão além de oferecer espaços para encontros, pois suas qualidades intrínsecas ajudam a mitigar os efeitos das ilhas de calor urbano, reduzindo as temperaturas e garantindo acesso público a espaços seguros e agradáveis.

Créditos do projeto:

  • Projeto Arquitetônico e Paisagismo: Tomas Ghisellini, Lucrezia Alemanno, Paolo Beniamino De Vizzi
  • Projeto Tecnológico: Sandro Formignani
  • Projeto de Hidrologia: Simone Scarabelli
  • Direção Artística e de Construção: Tomas Ghisellini, Paolo Beniamino De Vizzi
  • Artes Gráficas: Lucrezia Alemanno, Giorgio Barba
  • Maquete 3D: Lisa Giolitto Cereser

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Ghisellini Architects projeta praça pública cercada por floresta em Livraga, Itália" [Ghisellini Architects Creates a Forest-Encircled Public Square for Livraga, Italy] 27 Jul 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004476/ghisellini-architects-projeta-praca-publica-cercada-por-floresta-em-livraga-italia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.