Neurogastronomia, bairros planejados e paisagismo residencial: o melhor da arquitetura na semana

Reveja o melhor da arquitetura da última semana de acordo com nossos leitores e editores, com esta seleção dos artigos mais lidos, os projetos mais acessados e os produtos mais populares do ArchDaily Brasil.

Para não perder o melhor de cada semana, assine nossa newsletter semanal e receba diretamente no seu e-mail estas e outras novidades sobre arquitetura, cidades e o ambiente construído.

Neurogastronomia, bairros planejados e paisagismo residencial: o melhor da arquitetura na semana - Imagem 4 de 8Neurogastronomia, bairros planejados e paisagismo residencial: o melhor da arquitetura na semana - Imagem 7 de 8Neurogastronomia, bairros planejados e paisagismo residencial: o melhor da arquitetura na semana - Imagem 8 de 8Neurogastronomia, bairros planejados e paisagismo residencial: o melhor da arquitetura na semana - Imagem 6 de 8Neurogastronomia, bairros planejados e paisagismo residencial: o melhor da arquitetura na semana - Mais Imagens+ 3

Escolha do editor

Os melhores projetos brasileiros de paisagismo residencial em 2023
por ArchDaily Team

Um dos principais temas do ano passado está no resgate do vínculo entre o ser humano e a natureza - ou a compreensão de que não estamos separados dela. Estratégias como a biofilia, biomimética e as aproximações ao olhar de técnicas vernaculares e ancestrais demonstram que trazer elementos naturais para a arquitetura deixou de ser apenas um ato compositivo e passou a influenciar em diversas questões comportamentais e de saúde. Assim, o paisagismo vai além da mera estética, transformando quintais, jardins e espaços externos em extensões funcionais e terapêuticas dos lares.

Neurogastronomia, bairros planejados e paisagismo residencial: o melhor da arquitetura na semana - Imagem 3 de 8
Residência Thai / Coletivo de Arquitetos. Foto: © Joana França

Artigos mais vistos

O legado do Teatro e a vitória do Parque: a criação do Parque do Rio Bixiga
por Adele Belitardo

A cidade de São Paulo, marcada por sua imensidão e diversidade cultural, por vezes também é palco de muitos conflitos relacionados à ocupação de seu espaço urbano. Uma história que se estendeu por mais de quatro décadas, a disputa pelo terreno ao lado do Teatro Oficina, projetado por Lina Bo Bardina região do Bixiga, finalmente culminou na criação de um tão esperado equipamento público: o Parque do Rio Bixiga. Esse processo não é apenas uma vitória para a comunidade local e artística, mas também uma conquista notável na perspectiva do direito à cidade e do lazer paulistano, especialmente após anos de confronto com o Grupo Silvio Santos.

Neurogastronomia, bairros planejados e paisagismo residencial: o melhor da arquitetura na semana - Imagem 5 de 8
Projeto do Parque Bixiga criado por ativistas — Foto: Divulgação

“Bairros planejados” de São Paulo: oportunidades desperdiçadas
por Vitor Meira França

Leio intrigado no UOL que bilionários do Vale do Silício planejam construir do zero uma cidade perfeita na Califórnia. Mas o que, afinal, seria uma cidade perfeita? De acordo com a matéria, o local contaria com bons serviços públicos, seria caminhável, sustentável, arborizado, seguro, teria casas de diferentes preços e tamanhos, todas integradas com comércios, escolas e restaurantes. Além disso, a cidade ainda contaria com empregos bem remunerados para os seus moradores; e as escolas formariam pessoas da região para que elas também trabalhassem nas empresas locais.

Neurogastronomia, bairros planejados e paisagismo residencial: o melhor da arquitetura na semana - Imagem 2 de 8
Foto por: Thaty Galvão

Neurogastronomia aplicada à arquitetura em prol do envelhecimento humano
por Ciro Férrer Herbster Albuquerque e Paulo de Tarso Souza

A aplicação da neurociência à arquitetura, mais especificamente no âmbito da neurogastronomia, proporciona uma compreensão singular da interseção entre os domínios sensoriais humanos e o ambiente construído. Busca-se compreender o funcionamento do cérebro em função da alimentação, até agora focada unicamente na boca e no estômago. Quem come na verdade é o cérebro. Desse modo, este artigo tem como objetivo reunir os conceitos científicos relacionados à neurogastronomia aplicada à arquitetura, considerando a experiência gastronômica e os espaços arquitetônicos, com especial atenção ao envelhecimento ativo.

Neurogastronomia, bairros planejados e paisagismo residencial: o melhor da arquitetura na semana - Imagem 7 de 8
Steirereck am Pogusch Restaurant & Hotel / PPAG architects. Foto © Hertha Hurnaus

Projetos mais vistos

Casa Píer / Sergio Sampaio Arch + Tectônica
curadoria de Susanna Moreira

Neurogastronomia, bairros planejados e paisagismo residencial: o melhor da arquitetura na semana - Imagem 4 de 8
Casa Píer / Sergio Sampaio Arch + Tectônica. Foto © Leonardo Finotti

Casa Cielo / COA Arquitectos
curadoria de Benjamin Zapico

Neurogastronomia, bairros planejados e paisagismo residencial: o melhor da arquitetura na semana - Imagem 6 de 8
Casa Cielo / COA Arquitectos. Foto © César Béjar Studio

Pavilhão 3x3x3 / Esteras Perrote
curadoria de Clara Ott

Neurogastronomia, bairros planejados e paisagismo residencial: o melhor da arquitetura na semana - Imagem 8 de 8
Pavilhão 3x3x3 / Esteras Perrote. Foto © Juan Cruz Paredes

Produtos mais populares

Painel HPL para design de interiores - Max HPL | Fundermax
Textura acrílica Cimento Queimado | Terracor

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Neurogastronomia, bairros planejados e paisagismo residencial: o melhor da arquitetura na semana" 22 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004415/o-melhor-da-arquitetura-na-semana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.