Symbiocene Living: explorando o potencial de blocos de micélio para arquitetura sustentável

O período geológico em que atualmente habitamos é conhecido como o Antropoceno, definido pelo impacto substancial humano nos ecossistemas e geologia da Terra. Em contraste, o Simbioceno, um termo cunhado pelo filósofo e ambientalista australiano Glenn Albrecht, apresenta uma visão do futuro caracterizada por uma relação positiva e simbiótica entre os seres humanos e o mundo natural. Na era do Simbioceno, os seres humanos colaboram ativamente com a natureza, reconhecendo sua interdependência com os ecossistemas da Terra e se esforçando para regenerar e restaurar o ambiente natural, criando assim um mundo mais harmonioso e sustentável.

Reconhecendo o papel influente de arquitetos e urbanistas na formação deste período transformador, a PLP Labs embarcou em um experimento de um ano para explorar as capacidades estruturais e o potencial arquitetônico dos bio-compostos de micélio. O laboratório é a divisão de pesquisa e inovação da PLP Architecture, e sua pesquisa abrange diversas áreas, desde design e tecnologia até antropologia e ciências sociais. Colaborando ativamente com especialistas líderes de todo o mundo, eles empregam uma abordagem multidisciplinar para chegar a soluções inovadoras e bem-sucedidas, com projetos em andamento focados em saúde e bem-estar em escritórios, compartilhamento virtual de conhecimento, sistemas de mobilidade urbana e materiais sustentáveis.

Symbiocene Living: explorando o potencial de blocos de micélio para arquitetura sustentável - Imagem 9 de 12
© PLP Architecture

Sua mais recente instalação, Symbiocene Living na Clerkenwell Design Week 2023, focou em uma relação simbiótica entre os seres humanos e a natureza, cultivando objetos cotidianos, como mesas, vasos e bancos, a partir de micélio. Esses objetos cotidianos são completamente biodegradáveis e não prejudicam a terra, exemplificando uma mentalidade de berço-a-berço. Sua existência demonstra um futuro em que a engenharia humana e a engenhosidade com as características naturais da Terra podem atender às nossas necessidades sem custar nosso planeta.

Symbiocene Living: explorando o potencial de blocos de micélio para arquitetura sustentável - Imagem 12 de 12
© George Fielding Photography

De acordo com Savannah Willits, líder da equipe da PLP Labs, "Tudo começou quando um membro de nossa equipe introduziu o material no escritório após concluir uma tese de mestrado sobre o material. A partir daí, começamos a experimentar o crescimento do micélio em diferentes tipos de moldes, substratos e com madeira impressa em 3D. A oportunidade de expor em Clerkenwell surgiu e parecia o local e o momento ideal para desenvolver ainda mais nosso experimento com micélio. O sistema de blocos modulares foi o próximo passo lógico, pois oferecia uma maneira prática de avançar e não limitava os tipos de configurações finais que poderíamos apresentar."

A linguagem arquitetônica ou de design do micélio ainda está em desenvolvimento. Nessa fase inicial, queríamos introduzir este material incomum ao público em uma forma familiar - um bloco modular. Portanto, introduzimos o novo material em uma forma familiar em vez de um novo material em uma nova forma.

84 blocos, aproximadamente do tamanho de melancias, são estrategicamente arranjados para criar uma experiência imersiva aos visitantes, que são incentivados a interagir e explorar as estruturas de micélio, proporcionando-lhes um encontro em primeira mão com a colaboração entre seres humanos e fungos. O micélio, a intricada rede de raízes fúngicas, possui um imenso potencial como material. A pesquisa revelou que é incrivelmente versátil adequado para diversas aplicações arquitetônicas. Ao contrário de materiais de construção tradicionais, como concreto e aço, os bio-compostos de micélio oferecem alternativas renováveis, biodegradáveis ​​e ecologicamente corretas. Além disso, esses materiais possuem propriedades leves, excelentes características de isolamento e alta resistência ao fogo.

Symbiocene Living: explorando o potencial de blocos de micélio para arquitetura sustentável - Imagem 6 de 12
© George Fielding Photography

Savannah continua dizendo que "levou aproximadamente três meses para cultivar a instalação do início ao fim. Primeiro, imprimimos em 3D uma estrutura de madeira para o bloco de construção. Em seguida, embalamos o substrato que havia sido inoculado com o micélio na estrutura de madeira. O micélio pode ser cultivado em um ambiente controlado usando resíduos agrícolas, como palha, lascas de madeira ou serragem como substrato, e isso foi configurado em uma sala de reuniões transformada em um laboratório improvisado. O micélio então assume o substrato, criando um material denso e durável que pode ser moldado em diferentes formas."

Um dos principais desafios na criação das estruturas era encontrar o melhor ambiente para o crescimento do material. Para isso, o espaço foi esterilizado antes do substrato de cânhamo e micélio ser colocado na estrutura de madeira. Ao longo de várias semanas, o micélio foi permitido crescer e posteriormente seco para evitar mais crescimento e tornar o composto resultante inerte. A contaminação do micélio resultaria na formação de mofo, representando riscos tanto para o projeto quanto para o ambiente do escritório. Portanto, foi exercida a máxima vigilância e cautela durante todo o processo para garantir que a sala permanecesse o mais limpa possível. Felizmente, apenas uma das amostras foi contaminada, um incidente que ocorreu ao tentar filmar o processo, o que perturbou o ambiente.

A descoberta chave de nosso extenso experimento de um ano foi a capacidade de fundir micélio com madeira impressa em 3D. Após muitas tentativas e erros, conseguimos encontrar a mistura certa e a consistência dos dois materiais para criar os blocos exibidos na CDW.

A pesquisa e os testes também ajudaram a entender melhor o comportamento do material à base de cogumalos, particularmente suas reações ao longo do tempo. A combinação de micélio e madeira impressa em 3D oferece controle preciso sobre a forma, permitindo que qualquer modelo 3D seja cultivado. O desmolde da madeira evita a contração da peça, importante para manter o tamanho e densidade do bloco consistentes em sistemas modulares. Ao contrário dos moldes, que fazem com que o micélio perca umidade e até 40% de seu peso, resultando em contração de 5-10mm, essa abordagem evita tais problemas.

Symbiocene Living: explorando o potencial de blocos de micélio para arquitetura sustentável - Imagem 4 de 12
© PLP Architecture
Symbiocene Living: explorando o potencial de blocos de micélio para arquitetura sustentável - Imagem 2 de 12
© PLP Architecture

Em relação ao futuro do material, o líder da equipe está esperançosa, mas concorda que há muito a ser pesquisado e testado. "Atualmente, o micélio é um produto de arquitetura de interiores usado para instalação, iluminação e revestimento. Ainda estamos longe de ter produtos de micélio estruturais e exteriores. Isso exigiria testes extensivos e uma política baseada em biomassa para o micélio ser implementado. Pesquisas anteriores sugerem que o micélio eventualmente poderia ser usado estruturalmente em prédios, pois suas propriedades térmicas e resistência à compressão são semelhantes a um tijolo de adobe. Estamos planejando aprofundar essa pesquisa no futuro, além da durabilidade do material diante da água ou do fogo, etc. Apesar dessas incertezas, está muito claro que o micélio supera o concreto e o aço em termos de sustentabilidade e impacto ambiental. O material é renovável e completamente biodegradável e não consome uma quantidade absorvente de energia para crescer. Ele incorpora um ciclo de berço-a-berço, em vez do caminho de berço-ao-túmulo."

A instalação Symbiocene Living foi exibida na Clerkenwell Design Week 2023 de 23 a 25 de maio. Para aqueles interessados, eventos e atividades adicionais serão realizados ao longo do ano, proporcionando oportunidades para aprofundar o conceito do Symbiocene e explorar a pesquisa e o histórico dos blocos de micélio. Para saber mais sobre o Symbiocene, blocos de micélio e a pesquisa da PLP Labs, bem como se envolver mais com seu trabalho, visite o site deles em https://plplabs.com/symbiocene/.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Souza, Eduardo. "Symbiocene Living: explorando o potencial de blocos de micélio para arquitetura sustentável" [Symbiocene Living: Exploring the Potential of Mycelium Blocks for Sustainable Architecture] 12 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004143/symbiocene-living-explorando-o-potencial-de-blocos-de-micelio-para-arquitetura-sustentavel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.