Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação

Dizem que nossa capacidade de formar facilmente fortes laços emocionais com criaturas de outra espécie é uma das características únicas que diferenciam os humanos dos animais. Mas e quanto ao amor que recebemos em troca? Os cientistas até mediram e compararam a pressão sanguínea e os níveis de ocitocina de nossos animais de estimação quando estamos juntos e quando estamos separados para provar tal fato.

Com o amor recíproco entre animais de estimação e seus tutores se aproximando em medida daquele vivenciado entre os próprios membros familiares, não é se de admirar que nossos animais de estimação se sintam parte da família. Mas por que, então, estamos menos propensos a incluí-los nas principais decisões de projeto de nossas casas?

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 2 de 46Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 3 de 46Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 4 de 46Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 5 de 46Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Mais Imagens+ 41

Quando um novo membro da família se junta à nossa residência garantimos, por exemplo, que ele tenha espaços confortáveis para dormir, comer, relaxar e ter privacidade, enquanto os preparativos para novos animais de estimação geralmente começam e terminam com um cobertor velho e um par de tigelas no chão. Ao renovar seus espaços, esses exemplos de casas, ambientes de hospitalidade e locais de trabalho fazem diferentes escolhas de projeto para garantir que os residentes animais se sintam tão em casa quanto as pessoas. Porque, afinal, a casa também é deles.


Artigo Relacionado

Mobiliário para gatos: mais conforto e saúde para os felinos em casa

Projetando espaços confortáveis e divertidos para animais de estimação e pessoas

Muitos humanos tiveram dificuldade em se ajustar às restrições claustrofóbicas impostas durante a pandemia, mas pedimos aos nossos animais de estimação que façam isso durante toda a vida - trancando-os dentro de casa por grandes períodos do dia, restringindo seus exercícios, ar fresco e até idas ao banheiro. Para muitos tutores de animais de estimação o cotidiano laboral faz com que, durante uma grande porcentagem do tempo, o ambiente interno de um bicho é seu único local. Isso significa que cabe a nós, como proprietários, garantir que eles tenham espaços adequados para se manterem ativos e relaxados enquanto estiverem dentro.

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 8 de 46
© Marcelo Donadussi

Seria fácil, por exemplo, para o proprietário do minimalista Apartamento Resplendor da Noite em Taiwan rejeitar o espaço de descanso dedicado ao seu cão por ser muito problemático para o projeto. Mas, ao criar uma mesa lateral sob medida que também serve como divisória e cama de cachorro, o amado Jack Russel do proprietário se encaixa perfeitamente no espaço. Enquanto isso, ao integrar espaços de recreação específicos para seus animais de estimação, os proprietários do Apartamento Lolite, no Brasil, conseguiram criar um espaço de recreação para seus gatos que funciona como um guarda-corpo protetor no topo da escada, bem como assentos confortáveis ao ar livre para os humanos, os quais delimitam, por sua vez, um curso de água para as tartarugas.

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 9 de 46
© Norbert Tukaj

Dê aos animais de estimação o presente de uma vida independente

Animais têm, entre si, personalidades muito diferentes, é claro. Enquanto a maioria dos cães recebe atenção constante e está disposta a servir, a maioria dos gatos são criaturas mais solitárias, guardando-se para si mesmas, muitas vezes passando despercebidas por dias a fio.

Ferozmente orgulhosos de sua independência, uma das características mais amadas de um felino é sua própria entrada, dando-lhes a capacidade de entrar e sair quando quiserem. Como pequenos orifícios cortados em uma porta, as entradas para os gatos são simples de instalar, mas em prédios com várias residências, onde as portas levam apenas a corredores internos, os gatos encontram dificuldades em atingir sua independência.

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 10 de 46
© Joana França

A ausência de portas obstrutivas no Apartamento Young Family em Vilnius, por exemplo, permite que o gato da família circule livremente pelo espaço. Mesmo onde as portas são uma necessidade humana, como no banheiro, um pequeno orifício foi cuidadosamente aberto para permitir que o gato passe. A estratégia também é aplicada no Apartamento 3 Zero 8, no Brasil, onde a cavidade resultante entre a despensa do apartamento e a varanda guia o gato para sua liberdade.

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 11 de 46
Cortesia de Tomokazu Hayakawa Architects

A independência de um animal de estimação, no entanto, nem sempre é apenas do interesse do próprio bicho. O White Street Loft, por exemplo, uma ampla casa familiar de 560 metros quadrados e três andares em Nova York, utilizou um poço de luz que se eleva por toda a altura do espaço para incluir um elevador dedicado ao cachorro da família. E uma inovadora porta giratória de três seções no Syncopated, Revolving Door Condo, no Japão, permite que os residentes criem o nível certo de isolamento térmico, acústico e ventilação no layout de planta aberta, além de fornecer um espaço tranquilo para o cão da família descansar.

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 13 de 46
© Yohei Sasakura

Superfícies resistentes para animais de estimação

Por mais engraçado que seja nos vídeos online, os animais de estimação não usam sapatos e meias. isso significa que casas sem um hall de entrada adequado para a limpeza ou chuveiros para os animais de estimação são suscetíveis à lama, chuva e sujeira que os animais trazem. Além disso, suas garras podem ser uma ameaça constante para pisos, paredes e móveis. Casas que priorizam superfícies resistentes, portanto, podem criar ambientes mais descontraídos para ambas as espécies.

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 14 de 46
© Yohei Sasakura

No apartamento Dwelling With Independent Concrete Block Wall, por exemplo, o cliente desejava tanto manter animais de estimação exóticos, como répteis, quanto suas antiguidades. O arquiteto optou por se encaixar neste briefing de dois gumes dividindo o apartamento em uma área 'dorma' - em japonês significa "um lugar de terra" - cercada por blocos de concreto ásperos, mas resistentes - ao lado de uma área mais segura e ligeiramente elevada.

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 2 de 46
© Rohspace

Apartamentos que aceitam animais de estimação

Quando os locatários se tornam proprietários, as restrições à decoração, remodelação e renovação muitas vezes deixam de se aplicar, facilitando a criação de espaços de convivência que funcionem para eles e para as necessidades específicas de suas famílias. Muitas vezes, em condomínios, no entanto, possuir um animal de estimação ainda é proibido. Para muitas famílias, isso pode ser um obstáculo. Portanto, para os arquitetos que fazem projetos de edifícios residenciais e que buscam atrair mais interesse do mercado, garantir que um condomínio seja adequado para animais de estimação pode atrair compradores e locatários.

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 15 de 46
© Rohspace

O Edifício Residencial Treehouse, em Seul, inclui 72 pequenos apartamentos que atraem muitos funcionários recém chegados na cidade com suas áreas comunitárias para habitantes humanos e animais. Um jardim interno de pé-direito quádruplo, por exemplo, oferece acesso compartilhado a áreas de trabalho, cozinhas comunitárias, lavanderias e um lounge relaxante, além de banheiros exclusivos para animais de estimação. Enquanto isso, escadas com saliências dentro dos apartamentos fornecem aos felinos um espaço específico para caminhadas.

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 16 de 46
© Florian Holzherr

Hospitalidade e locais de trabalho que aceitam animais de estimação

Enquanto casas melhor projetadas para animais de estimação viverem ao lado de humanos ajudam os próprios animais a se sentirem em casa quando seus donos não estão, tornar os espaços públicos mais acolhedores para os animais significa que os eles não precisam ficar em casa. Cumprindo o briefing de transformar um ambiente em um café dedicado para gatos, o Together Apart Cat Café consegue navegar pelos rígidos regulamentos em torno da separação de animais e preparação de alimentos, instalando divisórias flexíveis que incentivam os gatos a entrar e sair do espaço interno, enquanto também os mantém longe da cozinha.

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 18 de 46
© Peter Dixie
Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 17 de 46
Cortesia de LAAB Architects

Enquanto isso, a possibilidade de levar o cachorro ao escritório é um grande fator para tornar os locais de trabalho mais atraentes para o profissional da era híbrida. O Escritório em volta da Árvore, na China, criou dias específicos para os funcionários trazerem seus cães ao trabalho oferecendo espaços desobstruídos sob mesas suspensas, por exemplo, enquanto o escritório 9GAG, em Hong Kong, apresenta uma área 9PARK indefinida, reservada para atividades comuns ao ar livre, como relaxar, fazer piqueniques e até passear com cães.

Apartamento Resplendor da Noite / LCGA Design

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 19 de 46
© Hey! Cheese

Apartamento Vila do Conde / Raulino Silva Arquitecto

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 20 de 46
© João Morgado

Apartamento Loloite / URBANODE arquitetura

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 21 de 46
© Marcelo Donadussi

Casa Pátio em Wani / design it

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 22 de 46
© Hiroyuki Hirai

Casa Stairway / nendo

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 23 de 46
© Takumi Ota

Casa Rosada dos Gatos / KC Design Studio

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 5 de 46
© Hey! Cheese

Apartamento Young Family em Vilnius / SA atelier

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 24 de 46
© Norbert Tukaj

Apartamento 3 Zero 8 / Debaixo do Bloco Arquitetura

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 25 de 46
© Joana França

Cat House / SeijilwamaArchitects

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 26 de 46
© Seiji Iwama

A Casa do Cachorro / Atelier About Architecture

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 3 de 46
© Haiting Sun

White Street Loft / WORKac

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 27 de 46
© Elizabeth Felicella

Apartamento Syncopated, Revolving Door Condo / Tomokazu Hayakawa Architects

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 28 de 46
Cortesia de Tomokazu Hayakawa Architects

Casa para Amantes de Livros e Gatos / Barker Associates Architecture Office

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 29 de 46
© Francis Dzikowski

Apartamento em Hanoi / Kây Architecture JSC

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 4 de 46
© Nguyen Thai Thach

Apartamento Dwelling With Independent Concrete Block Wall / Asano - Issue Architect Office

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 30 de 46
© Yohei Sasakura

GDP93 / Ventura Studio

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 31 de 46
Cortesia de Juan Baraja

Edifício Residencial Treehouse / Bo-DAA

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 32 de 46
© Rohspace

Casa M+K / SAI Architectural Design Office

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 33 de 46
© Norihito Yamauchi

Restaurante Meow / E Studio

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 34 de 46
© Chao Zhang

9GAG Office / LAAB Architects

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 35 de 46
Cortesia de LAAB Architects

Escritório em volta da Árvore / Lukstudio

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 36 de 46
© Peter Dixie

Together Apart Cat Café / Davidson Rafailidis

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 37 de 46
© Florian Holzherr

Upside Down House / Sibling Architecture

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 38 de 46
© Christine Francis

Apartamento CatFlat / Line Design Studio

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 39 de 46
© Sergey Melnikov

Casa K2 / FMD Architects

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 40 de 46
© Peter Bennetts

Apartamento RE / Oficina Conceito Arquitetura

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 41 de 46
© Marcelo Donadussi

Casa em Sakuragawa / Suppose Design Office

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 42 de 46

Casa ZAKK e MB'S / Sawadeesign

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 43 de 46
© Quang Trần

Poor But Sexy / Hagar Abiri

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 44 de 46
© Diane Adam

Home of Pets / HDD

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 45 de 46
© Yijie Hu

Casa para Humanos e Cães / EKAR

Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação - Imagem 46 de 46
© Rungkit Charoenwat

Encontre esses e mais projetos desenhados para tutores de animais de estimação e seus companheiros nesta pasta do ArchDaily criada pelo autor.

Este artigo faz parte de uma série do ArchDaily que explora características da arquitetura de interiores a partir de nosso próprio banco de dados de projetos. Todos os meses, destacaremos como arquitetos e designers estão utilizando novos elementos, novas características e novas assinaturas em espaços internos de todo o mundo. Como sempre, no ArchDaily, agradecemos muito a contribuição de nossos leitores. Se você acha que devemos abordar alguma ideia em específico, envie suas sugestões.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "Projetando espaços confortáveis e divertidos para a vida com um animal de estimação" [Designing Comfortable and Playful Spaces For Life With a Pet: 31 Homes and Environments ] 18 Jul 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003760/projetando-espacos-confortaveis-e-divertidos-para-a-vida-com-um-animal-de-estimacao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.