Indonésia planeja construir nova capital do zero para substituir Jacarta, que está afundando

O parlamento da Indonésia aprovou um projeto de lei para transferir a capital, Jacarta para uma cidade completamente nova a ser construída na ilha de Bornéu, a 1.300 quilômetros da capital atual. A decisão, anunciada pela primeira vez em 2019, surge como uma reação aos inúmeros desafios enfrentados por Jacarta, incluindo poluição, congestionamento de tráfego e, talvez o mais ameaçador, o aumento do nível do mar. Como consequência da extração excessiva de água subterrânea, urbanização rápida e aumento do nível do mar, 40% da cidade está atualmente abaixo do nível da água. O presidente Joko Widodo propôs uma alternativa: realocar o centro administrativo do país para uma nova metrópole, chamada de Nunsantara, que significa "arquipélago" em javanês antigo.

Indonésia planeja construir nova capital do zero para substituir Jacarta, que está afundando - Imagem 2 de 6Indonésia planeja construir nova capital do zero para substituir Jacarta, que está afundando - Imagem 3 de 6Indonésia planeja construir nova capital do zero para substituir Jacarta, que está afundando - Imagem 4 de 6Indonésia planeja construir nova capital do zero para substituir Jacarta, que está afundando - Imagem 5 de 6Indonésia planeja construir nova capital do zero para substituir Jacarta, que está afundando - Mais Imagens+ 1

Indonésia planeja construir nova capital do zero para substituir Jacarta, que está afundando - Imagem 2 de 6
Jakarta, Indonésia. Image via Shutterstock

O homem por trás dessa decisão, o presidente Joko Widodo, foi anteriormente governador da capital. Durante o mandato, ele se esforçou para atender às necessidades da população da Indonésia. Sendo as preocupações com a qualidade da água e do ar, o trânsito e os riscos de inundações as questões mais presentes, o Sr. Joko empenhou-se na melhoria da rede de transportes públicos e na construção e elevação de muros marítimos. Ele também propôs a construção de ilhas artificiais para proteger a costa de Jacarta. Todas essas soluções provam ser temporárias, pois a água continua subindo.

Indonésia planeja construir nova capital do zero para substituir Jacarta, que está afundando - Imagem 5 de 6
Vista aérea do norte de Jacarta. Imagem © Amelia Guo via Wikipedia sob licença CC BY 3.0

Agora, a abordagem de Joko mudou, concentrando-se na criação de um novo capítulo para a Indonésia, uma nova cidade planejada adaptada às mudanças climáticas. No jargão ambiental, essa estratégia é conhecida como “recuo administrado”. O movimento representa a retirada intencional e controlada das comunidades em terras de risco. A decisão da Indonésia representa talvez uma das representações mais amplas dessa estratégia. Embora tenha muitas críticas e enfrente oposição política, esta nova cidade apresenta desafios e oportunidades, já que muitos indonésios a veem como um sinal de esperança para uma cidade nova e mais igualitária para a população etnicamente diversa do país.


Artigo Relacionado

A capital da Indonésia está afundando - e será transferida para Bornéu

A nova cidade de Nunsantara estará localizada na ilha de Bornéu, a terceira maior ilha do mundo, compartilhada com os países da Malásia e Brunei. Conforme o presidente Joko Widodo, a cidade funcionará com energia renovável e será otimizada para o tráfego de pedestres e transporte público eficiente. Em 2019, quase 300 empresas competiram pela oportunidade de desenvolver o plano diretor para a futura capital. O urbanista indonésio Sibarani Sofian foi selecionado. Sua proposta leva em consideração o clima local e as condições do terreno, propondo edifícios em palafitas e passarelas elevadas para contornar o terreno montanhoso de Bornéu, permitir a brisa refrescante e a dispersão da água da chuva. No entanto, a contribuição política é predominante durante o processo do projeto.

Indonésia planeja construir nova capital do zero para substituir Jacarta, que está afundando - Imagem 3 de 6
Florestas tropicais da Indonésia. Imagem via Shutterstock

Embora nenhuma estrutura tenha sido concluída até o momento, segundo o New York Times, há pressão para concluir a primeira fase da construção até o final de 2024, quando o mandato do Sr. Joko termina. Este cronograma acelerado levanta preocupações relacionadas à dificuldade de construir no solo argiloso, que não suporta facilmente os edifícios em grande escala necessários para acomodar a população esperada de 60.000 pessoas que devem se mudar até o próximo ano. Preocupações adicionais estão relacionadas ao processo de desmatamento. Embora as autoridades garantam que a maior parte dos lotes para urbanização seja composto por plantações de eucalipto, não por floresta tropical virgem, alguns grupos ambientais levantaram preocupações, pois nenhuma avaliação de impacto ambiental foi divulgada.

Indonésia planeja construir nova capital do zero para substituir Jacarta, que está afundando - Imagem 4 de 6
Jacarta, Semanggi Interchange durante o anoitecer. Imagem © Jakartadunia via WIkipedia sob licença CC BY-SA 4.0

O projeto, atualmente em andamento, será um dos maiores projetos de infraestrutura realizados pelo governo indonésio. Embora incomuns, as decisões de mudar a capital não são inéditas. Em todo o mundo, novas capitais foram construídas por uma variedade de razões: desde empreendimentos destinados a deslocar o centro de influência de um país, como Islamabad, no Paquistão, ou Dodoma, na Tanzânia, até tentativas de reverter o rápido crescimento populacional, como Putrajaya, na Malásia, ou a concorrente ainda sem nome do Egito para o Cairo.

Notícia via New York Times.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Indonésia planeja construir nova capital do zero para substituir Jacarta, que está afundando" [Indonesia Plans to Build Its New Capital from the Ground Up to Replace the Sinking City of Jakarta] 13 Jul 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003519/indonesia-planeja-construir-nova-capital-do-zero-para-substituir-jacarta-que-esta-afundando> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.