Pavilhão Unfolding explora a abertura ao público dos Giardini em Veneza

Unfolding Pavilion é um projeto expositivo e editorial encabeçado por Daniel Tudor Munteanu e Davide Tommaso Ferrando que tem como objetivo destacar espaços arquitetonicamente significativos, mas até então inacessíveis. Em sua quarta edição, a exposição se dedica aos Giardini della Biennale, os jardins que se tornaram o principal núcleo de uma das exposições de arquitetura mais importantes do mundo: a Bienal de Veneza. Através de uma série de intervenções site-specific e fotografias de Laurian Ghinițoiu, o Unfolding Pavilion #OPENGIARDINI busca explorar a natureza paradoxal deste espaço público que não é acessível ao público.

Pavilhão Unfolding explora a abertura ao público dos Giardini em Veneza - Imagem 2 de 13Pavilhão Unfolding explora a abertura ao público dos Giardini em Veneza - Imagem 3 de 13Pavilhão Unfolding explora a abertura ao público dos Giardini em Veneza - Imagem 4 de 13Pavilhão Unfolding explora a abertura ao público dos Giardini em Veneza - Imagem 5 de 13Pavilhão Unfolding explora a abertura ao público dos Giardini em Veneza - Mais Imagens+ 8

Pavilhão Unfolding explora a abertura ao público dos Giardini em Veneza - Imagem 7 de 13
© Laurian Ghinițoiu

Os Giardini della Biennale, anteriormente conhecidos como Giardini Pubblici, foram encomendados por Napoleão em 1807 para oferecer um espaço verde muito necessário para a cidade densamente construída de Veneza. Uma grande parte do tecido urbano da cidade, incluindo duas igrejas renascentistas, teve que ser demolida para dar lugar aos jardins públicos projetados pelo arquiteto local Giannantonio Selva. A partir da primeira Exposição Internacional de Arte em 1895, galerias permanentes foram construídas e a maior parte do parque foi cercada, separada do uso público e destinada à Bienal. Mais tarde, em 1932, o perímetro fechado foi estendido para incluir um terreno na ilha de Sant' Elena.

Pavilhão Unfolding explora a abertura ao público dos Giardini em Veneza - Imagem 4 de 13
© Laurian Ghinițoiu

No estado atual, um terço da superfície total do Giardini está aberto ao público, e o restante é acessível apenas durante as horas de visita das Bienais de Arte e Arquitetura. Apesar disso, o terreno concedido à Bienal é público, cedido gratuitamente pela cidade de Veneza em troca de manutenção e segurança. Um complexo sistema de portões, muros, cercas, câmeras de segurança, arame farpado e guardas armados compõem a frente urbana do Giardini.

O Unfolding Pavilion #OPENGIARDINI argumenta que este local poderia ser parcialmente devolvido ao público em geral durante os meses em que os pavilhões estão fechados e vazios entre as exposições. Em reação a essa situação, a exposição destaca os limites impermeáveis impostos ao território público, esperando iniciar discussões sobre os usos atuais e futuros do Giardini della Biennale.

Pavilhão Unfolding explora a abertura ao público dos Giardini em Veneza - Imagem 3 de 13
© Laurian Ghinițoiu

A exposição do Unfolding Pavilion foi inaugurada em 19 de maio de 2023, no Arco de Sant'Antonio di Castello, em frente à entrada principal dos Giardini, por ocasião da vernissage da 18ª Exposição Internacional de Arquitetura na Bienal de Veneza. As edições anteriores do Unfolding Pavilion exploraram a Casa alle Zattere de Ignazio Gardella, a Habitação Social Giudecca de Gino Valle e a réplica perdida da Casa para o Habitante que se Recusou a Participar de John Hejduk. A Bienal, curadoria de Lesley Lokko, abriu este ano com vários temas sendo abordados de várias maneiras, incluindo a análise crítica das fronteiras, a questão dos recursos e o movimento em direção à descolonização.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Pavilhão Unfolding explora a abertura ao público dos Giardini em Veneza" [The Unfolding Pavilion Investigates the Public Openness of the Giardini della Biennale in Venice] 11 Jul 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003380/pavilhao-unfolding-explora-a-abertura-ao-publico-dos-giardini-em-veneza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.