Projetando para o futuro: a arquitetura focada em inovação de Henning Larsen

O propósito da inovação é promover mudanças positivas e progresso em vários aspectos da vida. Isso envolve criar, desenvolver e implementar novas ideias, métodos, produtos ou processos que melhorem os existentes ou introduzam conceitos totalmente novos. A renomada empresa de arquitetura e design Henning Larsen, fundada em 1959 na Dinamarca, tem um sólido compromisso em abraçar a inovação como um elemento fundamental de sua obra. Com ênfase na excelência do design, sustentabilidade, colaboração e abordagens centradas no usuário, a inovação desempenha um papel fundamental em sua busca por criar marcos arquitetônicos icônicos e sustentáveis. Através de pesquisas e desenvolvimento dedicados, eles estão constantemente explorando novas ideias, materiais e tecnologias para melhorar a funcionalidade e elevar a experiência do usuário de seus edifícios. Para saber mais sobre essa abordagem visionária e seu impacto na eficiência arquitetônica, conversamos com Jakob Strømann-Andersen, que lidera um departamento especializado que combina inovação e sustentabilidade, destacando o compromisso da empresa em ultrapassar os limites da arquitetura sustentável.

Projetando para o futuro: a arquitetura focada em inovação de Henning Larsen - Imagem 5 de 10
Feldballe School / Henning Larsen. Image © Helene Høyer Mikkelsen

Eduardo Souza (ArchDaily): Você tem um papel de liderança como Diretor de Inovação e Sustentabilidade na Henning Larsen. Poderia descrever suas responsabilidades e como você colabora com outras áreas da empresa para integrar a sustentabilidade e a inovação nos projetos?

Jakob Strømann-Andersen: No meu cargo na Henning Larsen, meu foco principal é inspirar e incentivar nossa rede global a abraçar a inovação e a sustentabilidade. Em vez de ser um departamento negligenciado no canto, acreditamos que esses princípios devem ser integrados em todos os nossos projetos.

Começamos incorporando a sustentabilidade e o design orientado por dados na narrativa central de nossos conceitos iniciais de design. Dessa forma, podemos apresentar nossa abordagem aos clientes desde o início, em vez de adicionar a sustentabilidade como uma reflexão tardia.

Projetando para o futuro: a arquitetura focada em inovação de Henning Larsen - Imagem 10 de 10
The green facade is designed in collaboration with BG Byggros and Komproment and supported by the Danish Ministry of Environment. Image Courtesy of Henning Larsen

Uma das formas pelas quais colaboramos em diferentes áreas da empresa é através de uma equipe dedicada de engenheiros e arquitetos treinados, especializados em inovação digital e análise de desempenho. Essa equipe desempenha um papel vital na integração da sustentabilidade e inovação em nossos projetos, utilizando ferramentas digitais avançadas para otimizar o desempenho ao longo do processo de design. 

ES: Em seus artigos, você menciona a importância da inovação para alcançar metas de sustentabilidade na indústria da arquitetura. Pode fornecer alguns exemplos de como a inovação foi aplicada para criar designs mais sustentáveis em seu trabalho na Henning Larsen? 

JS-A: A inovação desempenha um papel crucial na conquista de metas de sustentabilidade dentro da indústria da arquitetura, e abraçamos essa conexão. 

Sabemos que a indústria da construção pode ser conservadora e lenta para mudar, muitas vezes levando vários anos antes que ocorra progresso. Para impulsionar a indústria, buscamos ativamente vias paralelas de inovação com nossos clientes. 

Um exemplo é nossa nova solução de fachada verde, projetada em colaboração com a BG Byggros e Komproment e apoiada pelo Ministério do Meio Ambiente da Dinamarca. Para demonstrar sua viabilidade, desenvolvemos um protótipo. Essa abordagem foi usada para provar sua escalabilidade e mostrar o potencial de implementação generalizada.

Outro projeto que exemplifica nosso compromisso com a inovação é a extensão da Escola Feldballe. Nossa ambição com esse projeto era testar materiais novos e inovadores, empurrando os limites da construção sustentável. Ao explorar e implementar esses materiais de ponta, fomos capazes de criar uma escola mais sustentável. Agora, gostaríamos de fazer muito mais e em uma escala muito maior. Quanto mais metros quadrados forem construídos dessa forma, menos CO2 emitiremos na indústria da construção. Nosso objetivo é impulsionar toda a indústria para uma direção mais sustentável; temos a responsabilidade de fazê-lo. Embora esse sistema de construção não seja a única resposta, é central na busca por uma transição sustentável para a indústria.

Projetando para o futuro: a arquitetura focada em inovação de Henning Larsen - Imagem 4 de 10
Feldballe School / Henning Larsen. Image © Rasmus Hjortshøj

ES: Nos últimos anos, ferramentas digitais e a inteligência artificial se tornaram cada vez mais importantes na arquitetura, como você também discutiu em seu artigo "3 Tendências Globais para a Próxima Geração de Arquitetura Digital". Como você vê essas tecnologias moldando o futuro da indústria e quais oportunidades e desafios elas apresentam para os arquitetos?

JS-A: Essas tecnologias fornecem aos arquitetos ferramentas poderosas para exploração, análise e otimização de projetos, resultando em estruturas mais sustentáveis e eficientes. Ao contrário da cidade futurista retratada em filmes, onde a tecnologia domina e a interação humana diminui, acredito que as tecnologias inteligentes e a IA podem realmente aprimorar as interações sociais e a criatividade. 

Projetando para o futuro: a arquitetura focada em inovação de Henning Larsen - Imagem 2 de 10
Harpa Concert Hall and Conference Centre in Reykjavik / Henning Larsen. Image © Nic Lehoux

Através do uso da IA e da robótica, os arquitetos podem obter insights valiosos sobre aspectos culturais e contextuais, permitindo-lhes projetar espaços que reflitam melhor a identidade e o clima local. Por exemplo, a IA pode analisar uma ampla variedade de imagens coletadas da internet, incluindo plataformas populares como o Instagram, para entender as preferências das pessoas e projetar com um impacto local maior. Embora essas tecnologias ofereçam grandes oportunidades, também há desafios a serem considerados. É crucial encontrar um equilíbrio entre automação e criatividade humana para garantir que os designs permaneçam cuidadosos e responsivos às necessidades humanas. 

ES: Quais medidas você acha que os arquitetos devem tomar em suas práticas diárias para promover a sustentabilidade, e como a especificação de materiais e estratégias de construção pode contribuir para esse objetivo? 

JS-A: Em primeiro lugar, é importante reconhecer e entender as barreiras existentes que dificultam as práticas sustentáveis na indústria. Ao reconhecê-las, podemos trabalhar para superá-las por meio de abordagens inovadoras. 

Projetando para o futuro: a arquitetura focada em inovação de Henning Larsen - Imagem 6 de 10
Feldballe School / Henning Larsen. Image © Rasmus Hjortshøj

A colaboração com os clientes desempenha um papel fundamental. Os arquitetos devem se esforçar para reinventar a forma como se envolvem com os clientes, indo além de apenas fornecer receita e explorando novos modelos de negócios que incentivem escolhas sustentáveis. Por exemplo, no caso do conceito de fachada verde mencionado anteriormente, temos royalties sobre o produto que desenvolvemos com nossos parceiros. 

ES: Você poderia falar sobre quais projetos você está trabalhando atualmente que o deixam particularmente animado, e como eles se alinham com seus valores e metas para o design sustentável e inovador? 

JS-A: Dois projetos-chave estão surgindo em minha mente. O primeiro é o ReWater Aarhus, o desenvolvimento da maior instalação de tratamento de água na Dinamarca. Este projeto tem como objetivo transformar águas residuais em recursos valiosos, como calor, algas e fósforo. Em vez de mantê-lo escondido, estamos criando um hub de inovação que convida a cidade a se engajar ativamente com a instalação, tornando-a um destino vibrante e atraente; o melhor lugar para fazer um piquenique em Aarhus! Este projeto se alinha perfeitamente com nossos valores e metas para o design sustentável e inovador, pois repensa a abordagem tradicional para o gerenciamento de águas residuais e promove a eficiência de recursos. 

O segundo projeto é uma colaboração com a Ramboll, chamado Galago. O desenvolvimento de tecnologia de drones projetada para monitorar e preservar a natureza em Washington garante um monitoramento preciso da biodiversidade, indo além da simples contagem de espécies ineficaz, para obter uma compreensão abrangente do ecossistema. Ao aproveitar essa tecnologia, podemos projetar espaços urbanos que se harmonizam e apoiam os sistemas naturais. Uma forma revolucionária de integrar tecnologia e sustentabilidade para criar um melhor equilíbrio entre o desenvolvimento urbano e o meio ambiente. 

ES: Há mais alguma coisa que você gostaria de acrescentar sobre o futuro do design e inovação sustentáveis na indústria de arquitetura ou de quaisquer desafios ou oportunidades específicas que você considera importantes abordar?

JS-A: A indústria precisa projetar menos e se concentrar mais na qualidade e no impacto. A transformação de estruturas e espaços existentes é crucial, pois reaproveitar e reimaginar o que já temos reduzirá significativamente os impactos ambientais em comparação com a nova construção constante.

Projetando para o futuro: a arquitetura focada em inovação de Henning Larsen - Imagem 7 de 10
Changing Our Footprint Exhibition. Image © Rasmus Hjortshøj

Para alcançar um design sustentável, devemos ampliar nossa compreensão da excelência em design além dos edifícios icônicos. Aproximando-se de projetos com consideração e intenção, podemos garantir que eles se alinhem às necessidades da comunidade local e promover a sustentabilidade a longo prazo. É essencial visualizar projetos como parte de uma rede maior, colaborando e conectando-se para trazer o maior valor à sociedade. Vamos transformar juntos para minimizar o desperdício, maximizar os recursos e impactar positivamente as comunidades e o planeta.

Para acompanhar os desenvolvimentos na Henning Larsen, acompanhe seu blog.

Sobre este autor
Cita: Souza, Eduardo. "Projetando para o futuro: a arquitetura focada em inovação de Henning Larsen" [Designing for the Future: Henning Larsen's Innovation-Driven Architecture] 29 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003152/projetando-para-o-futuro-a-arquitetura-focada-em-inovacao-de-henning-larsen> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.