Arquitetura tropical: projetos para conhecer o território de Sayulita no México

Sayulita é uma pequena praia de Nayarit, um estado situado na região oeste do México. Trata-se de uma localidade de cerca de 3.390 habitantes que tem crescido significativamente na última década devido ao grande fluxo de turistas, principalmente dos Estados Unidos e Canadá, que são atraídos pelas paisagens e pelo mar agitado que faz de Sayulita um dos principais destinos para surfistas no México.

Atualmente, devido ao interesse turístico e crescimento da população, que se reflete no crescimento urbano, arquitetas e arquitetos mexicanos têm se dedicado a projetar edifícios residenciais e de hotéis na região. A seguir, apresentamos alguns exemplos da arquitetura contemporânea de Sayulita.

Hotel NICO Sayulita / Hybrid + PALMA

"Imerso na costa de Sayulita, México - uma cidade boêmia de surfe a uma hora ao norte de Puerto Vallarta - está NICO, uma experiência de micro hospitalidade com suítes elevadas, espaços comuns ao ar livre e confortos de hotel boutique. O projeto foi criado pela empresa de arquitetura com sede em Seattle, HYBRID, em colaboração com a empresa de arquitetura com sede na Cidade do México, Palma."

Arquitetura tropical: projetos para conhecer o território de Sayulita no México - Imagem 8 de 9
NICO Sayulita / Hybrid + PALMA. Imagem © Luis Díaz Díaz

Edificio Chiripa / PALMA

"Chiripa é um projeto que procura experimentar com a forma como os usuários se relacionam entre si em uma tipologia indefinida, um híbrido entre casa, apartamento e hotel. Seis unidades que, dependendo das necessidades dos visitantes, podem ser utilizadas em diferentes configurações, modificando constantemente a forma como são habitadas."

Arquitetura tropical: projetos para conhecer o território de Sayulita no México - Imagem 7 de 9
Edifício Chiripa / PALMA. Imagem © Luis Young

Casa San Ignacio / Palma

"San Ignacio é um projeto de reforma e ampliação de uma residência no estado de Nayarit, México. A exigência do cliente era reformar o volume existente que continha os quartos (em muito mau estado) e construir dois novos volumes, um que pudesse funcionar como espaço flexível para sessões de fotos e diferentes expressões criativas e o segundo como espaço de convivência ao ar livre que permitiria uma relação direta com a piscina."

Arquitetura tropical: projetos para conhecer o território de Sayulita no México - Imagem 6 de 9
Casa San Ignacio / Palma. Imagem © Luis Young

Casa Mirlo / PALMA

"Para este projeto de reforma de uma casa em Sayulita, foram realizadas duas ações principais. No centro da casa, onde se localizava originalmente a cozinha, parte da cobertura foi retirada para criar um pátio interior que serve de hall de entrada e distribuição entre as áreas privadas e públicas. Com a retirada da cobertura, optou-se por preservar a estrutura original de madeira que sustentava a laje de concreto como testemunho da intervenção realizada."

Arquitetura tropical: projetos para conhecer o território de Sayulita no México - Imagem 5 de 9
Casa Mirlo / PALMA. Imagem © Natalia García

Vila Pelicanos / Main Office

"Imerso na selva, o novo resort, cercado por uma vegetação exuberante e com sua própria praia particular, tem capacidade para 20 hóspedes e emana a atmosfera tranquila de um retiro de ioga. Os arquitetos redesenharam oito casas e uma área comum no topo da colina que inclui uma cozinha compartilhada, sala de jantar e piscina, mantendo referências à estética africana, o que reflete a herança do antigo proprietário do resort, que era originalmente da África do Sul."

Arquitetura tropical: projetos para conhecer o território de Sayulita no México - Imagem 4 de 9
Vila Pelicanos / Main Office. Imagem © Rafael Gamo

Casa em Sayulita / PALMA

"Situado em Sayulita, no estado de Nayarit, o terreno onde se desenvolveu o projeto conta com uma vista privilegiada, a qual se buscou aproveitar ao máximo em todos os espaços da casa. Os clientes, um casal dos Estados Unidos, passariam apenas a metade do ano na cidade e queriam aproveitar o mercado turístico local, por isso solicitaram como parte do programa um apartamento separado da casa com um dormitório. Esse apartamento foi implantado sobre uma garagem para dois automóveis e uma área de adega que está na mesma cota da rua."

Arquitetura tropical: projetos para conhecer o território de Sayulita no México - Imagem 3 de 9
Casa em Sayulita / PALMA. Imagem © César Béjar

Restaurante Achara / PALMA

"Quando os clientes nos contataram pela primeira vez para o projeto de Achara, o primeiro restaurante tailandês de Sayulita, tinham em mente um projeto arquitetônico, inclusive já haviam começado a executá-lo, haviam decidido construir uma cozinha bem no meio do terreno, isso implicaria dividir um espaço já por si estreito, com apenas 3,00 metros de largura, em 2, interrompendo a ventilação natural que acontece pelo pátio posterior e impedindo a passagem da luz natural por completo."

Arquitetura tropical: projetos para conhecer o território de Sayulita no México - Imagem 2 de 9
Restaurante Achara / PALMA. Imagem © Luis Young

CASA LT / MAIN OFFICE

"Situado em Sayulita, uma conhecida cidade de surfistas na costa oeste do México, o projeto foi desenvolvido frente à praia e se mistura sutilmente com a topografia irregular da parte superior do terreno para aproveitar as incríveis vistas sobre o Oceano Pacífico."

Arquitetura tropical: projetos para conhecer o território de Sayulita no México - Imagem 9 de 9
CASA LT / MAIN OFFICE. Imagem © Rafael Gamo

Regularmente, exploramos no ArchDaily a produção da arquitetura mexicana com a série Arquitetura no México, em um esforço para descentralizar da arquitetura das grandes cidades e dar visibilidade às novas práticas que estão espalhadas por muitas latitudes deste país. Gostaria de publicar seu trabalho, enviar um artigo ou enviar comentários? Contate-nos através do nosso formulário.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "Arquitetura tropical: projetos para conhecer o território de Sayulita no México" [Arquitectura tropical: proyectos para entender el territorio de Sayulita, México] 05 Jul 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003056/arquitetura-tropical-projetos-para-conhecer-o-territorio-de-sayulita-no-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.