20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida

É fácil se sentir perdido e ansioso em um ambiente novo. Mesmo com a qualidade dos aplicativos de mapas via satélite, ainda nos estressamos quando nosso mapa mental do lugar onde estamos falha.

Enquanto os mapas digitais nos ajudam a encontrar a rota mais rápida pelas ruas, quando nossa necessidade de direção é mais urgente — como encontrar o departamento certo em um vasto campus hospitalar, o alívio de um banheiro em um aeroporto ou a plataforma certa 30 segundos antes do trem partir — mesmo com a tecnologia IPS inovadora, as interfaces digitais ainda ficam em segundo plano em relação às placas bem posicionadas ou outras soluções mais intuitivas.

20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 1 de 2620 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 2 de 2620 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 3 de 2620 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 4 de 2620 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Mais Imagens+ 21

Todos os locais públicos envolvem um elemento de orientação, mesmo que não sejam aparentes. Mas alguns apresentam mais desafios do que outros. Para os ambientes em que os visitantes têm apenas a tarefa de encontrar um item ou local específico, como estacionamentos e mapas de assentos, um sistema alfanumérico simples é suficiente. No entanto, para aqueles com camadas adicionais de complexidade - como centros de transporte e hospitais - um sistema mais aprofundado pode adicionar a codificação de cores para orientar os visitantes sem interromper sua caminhada. Para desafios ainda maiores, onde os visitantes têm a tarefa de escolher seu destino e descobrir como chegar lá, como bibliotecas e shoppings, as informações precisam ser um pouco mais detalhadas, mas ainda assim simples e intuitivas. Como esses exemplos mostram, não se trata apenas do tamanho, da cor ou mesmo do design da placa. É onde você a coloca que faz a diferença.

Placas de sinalização: a forma mais antiga de orientação

As instruções, seja de um aplicativo, de um mapa impresso ou de uma pessoa parada na rua à moda antiga, vêm em estágios truncados que envolvem pontos de referência e pontos de decisão: "Vire à esquerda em ...", "Continue até ...". Os melhores orientadores fornecem aos viajantes informações pouco antes de eles começarem a se perguntar se pegaram o caminho errado.

20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 5 de 26
© Joana França

Placas no enorme Parque Rachel de Queiroz em Fortaleza, Brasil, por exemplo, têm uma presença incontestável em amarelo contra o verde, azul ou branco do fundo. Colocadas nos cruzamentos do parque, as placas são rápidas e fáceis de seguir, apresentando um símbolo reconhecível junto com o nome e a seta de destino. A agência do banco Shinonome Shinkin em Maebashi, no Japão, usa a mesma combinação de gráficos com a altura de uma placa para orientar os clientes em seu interior.

Exemplos de placas, marcadores, mapas e índices em ambientes públicos:

Parque Rachel de Queiroz / Architectus S/S

20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 6 de 26
© Joana França

Shinonome Shinkin Bank in Maebashi / HAGISO + twism design studio

20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 7 de 26
© Masato Chiba

Pátio da Estação Zwolle / PosadMaxwan

20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 8 de 26
© Aiste Rakauskaite

Agora Maximus, Tactical Urbanism Project / LAAB Collective + Signature Design Communication

20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 9 de 26
© Raphaël Thibodeau

Mantenha a simplicidade: a regra de ouro da sinalização de orientação

Quando sob pressão ou com pressa, nossa compreensão e habilidade de tomada de decisão diminuem, e um dos maiores fatores limitantes para a compreensão das placas de orientação são as muitas opções. Ao instalar muitas placas concorrentes em um só local ou muitos detalhes em uma placa, ambientes congestionados podem ser impossíveis de serem entendidos. Com tipografia grande, negrito e clara e o uso de numerais e símbolos internacionalmente reconhecidos, as placas precisam de pouco ou nenhum esforço intelectual para serem entendidas, abrindo a porta para todos os usuários, independentemente de sua nacionalidade, idade, habilidade ou concentração.

20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 10 de 26
© Lucas Blair Simpson © SOM

No Aeroporto Internacional de Kansas City, por exemplo – um ambiente que precisa de orientação para atender a uma ampla gama de nacionalidades – números de portão grandes, claros e retroiluminados e placas de banheiros dão prioridade às informações mais importantes, sinalizando os viajantes à distância. Enquanto isso, na Policlínica da Universidade CEU San Pablo, alfanuméricos e códigos de cores se combinam para guiar os visitantes por um labirinto de cabines funcionais, mas idênticas.

Exemplos de sinalização clara e simples de orientação:

Kansas City International Airport New Terminal / Skidmore, Owings & Merrill

20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 11 de 26
© Lucas Blair Simpson © SOM

Polyclinic of University CEU San Pablo / Adam Bresnick

20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 12 de 26
© Amores Pictures

Estádio Drusus em Bolzano / gmp Architects

20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 2 de 26
© Marcus Bredt

IJboulevard Underwater Bike Parking / VenhoevenCS

20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 13 de 26
© Ossip van Duivenbode

Usando a linguagem internacional de cores para consciência direcional

A cor é uma linguagem que é intuitiva e internacionalmente entendida e reconhecida. O verde é a cor da afirmação. Usado para sinalização segura para caminhar, saídas de emergência e reciclagem de resíduos, significa sim, vá, segurança, frescor e meio ambiente. Fica claro, por exemplo, sem o uso de texto, que os números verdes no IJboulevard Underwater Bike Park acima se relacionam com o número variável de espaços livres naquela fileira.

20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 14 de 26
© Ilya Ivanov

Mas usar a cor para segregar diferentes áreas de qualquer ambiente permite que os visitantes reconheçam e lembrem imediatamente o que estão procurando em futuras sinalizações também. Depois que a cor correta foi identificada, os visitantes apenas precisam encontrar a cor certa e uma seta. No Kometa Black Fitness Club, por exemplo, as áreas são combinadas com suas cores designadas, cada uma restrita a uma paleta de tonalidade atribuída mais preto, ajudando os membros a encontrar rapidamente a área certa em um vasto mundo de fitness.

Exemplos de ambientes que usam cores para orientação:

Kometa Black Fitness Club / YoYo Bureau

20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 15 de 26
© Ilya Ivanov

Centro Esportivo em Leonberg / 4a Architekten

20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 16 de 26
© David Matthiessen

University of Southern Indiana, Screaming Eagles Arena / CannonDesign

20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 17 de 26
© Tim Hursley

Shanghai Subway Line 14 Yuyan Station / XING DESIGN

20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 18 de 26
© Shengliang Su

Linguagem direcional com marcações de piso

Enquanto a maior parte da sinalização de orientação está posicionada acima de nossas cabeças, facilitando a localização à distância, para pessoas mais baixas, crianças perdidas e aquelas com afinidade de olhar para baixo, o chão representa a única superfície adequada para localização direcional e sinalização. Considere emergências onde há fumaça, por exemplo, onde a iluminação de emergência posicionada em baixas alturas leva as vítimas agachadas até a saída mais próxima, enquanto a sinalização padrão na altura acima da cabeça permanece escondida atrás de uma espessa parede de fumaça.

20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 19 de 26
© Fabian Ong

Devido ao menor tempo para ler e reconhecer sinais nas imediações durante a caminhada, a sinalização de piso é restrita apenas às tipologias gráficas mais simples, como setas e linhas. O GRiD, por exemplo, é uma experiência de varejo voltada para jovens em Cingapura. No shopping, a tinta do chão conduz os consumidores com setas e linhas pontilhadas em direção a banheiros e saídas de emergência, ao mesmo tempo em que desperta um individualismo criativo que ressoar com o mercado jovem pretendido.

Exemplos de orientação no nível do solo:

GRiD / SPARK

20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 20 de 26
© Fabian Ong

Magma Flow Public Space / 100 Architects

20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 3 de 26
© Rex Zou

Revitalização de Viaduto One Green Mile / MVRDV

20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 21 de 26
© Suleiman Merchant

Xianfeng Community Renovation / Atelier cnS + GZUPDS

20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 22 de 26
© Yiheng Yang

Caminhos elevados removem a distração do nível da rua

Como morador da cidade, acho os sistemas de transporte subterrâneo em todo o mundo extremamente simples de usar. A combinação de algumas dicas simples de sinalização, como linhas coloridas, rotas em linha reta e caminhos que levam apenas ao cais ou à rua, torna-os extremamente intuitivos e significa que, não importa em que país eu esteja ou qual idioma seja falado, posso encontrar meu caminho exatamente para onde quero estar sem precisar parar.

20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 23 de 26
© JongOh Kim

Quando os pedestres são removidos das distrações concentradas nas calçadas de uma cidade, é muito mais fácil orientá-los. Passarelas elevadas, como a Sewoonsangga Citywalk, na Coreia do Sul, mantêm os pedestres em um vácuo de informações no caminho certo. Assim como um sistema de transporte subterrâneo, a rota separada de 1,2 km corre acima, abaixo e no nível do solo, em vários pontos conectando-se à rua com pontos de ingresso e saída para pedestres "embarcarem" ou "desembarcarem" na rota.

Exemplos de caminhos elevados e passarelas:

Sewoonsangga Re-Structuring Citywalk / modo studio

20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 24 de 26
© JongOh Kim

Dongan Lake Sports Park Landscape Corridor / Atelier sq

20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 25 de 26
© Arch-Exist

Vanke Community A1-B2 and Bus Station / UV Architecture /Huayi Design

20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 4 de 26
© Chao Zhang

Longgang Core Area Overpasses Design / FCHA

20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida - Imagem 26 de 26
© Tianpei Zeng

Find these selected projects with Wayfinding in this ArchDaily folder created by the author.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "20 Projetos que são exemplos de orientação espacial bem-sucedida" [Finding The Right Path: 20 Public Environments That Reveal The Secrets of Successful Wayfinding] 15 Jul 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002843/20-projetos-que-sao-exemplos-de-orientacao-espacial-bem-sucedida> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.