Como integrar a água ao projeto de uma casa? Tanques, piscinas e tratamento de água pluvial

A água e a arquitetura estão intimamente relacionadas no projeto de residências, desde o aspecto funcional até o estético. A melhor opção é levar isso em conta desde o início do processo de projeto, pois a implementação de tecnologias e sistemas adequados definirá o consumo desse recurso. Hoje em dia, é nossa responsabilidade como profissionais pensar em como podemos reduzir o consumo e reciclar a água em nossas próprias casas. Há várias maneiras de atender a essas necessidades, incluindo a instalação de dispositivos de baixo fluxo em torneiras e chuveiros, vasos sanitários com descarga de vazão baixa e alta, e sistemas de irrigação eficientes para o paisagismo. Além disso, sistemas de coleta e reutilização de água da chuva podem ser implementados para irrigação e limpeza.

Como integrar a água ao projeto de uma casa? Tanques, piscinas e tratamento de água pluvial - Imagem 2 de 16Como integrar a água ao projeto de uma casa? Tanques, piscinas e tratamento de água pluvial - Imagem 3 de 16Como integrar a água ao projeto de uma casa? Tanques, piscinas e tratamento de água pluvial - Imagem 4 de 16Como integrar a água ao projeto de uma casa? Tanques, piscinas e tratamento de água pluvial - Imagem 5 de 16Como integrar a água ao projeto de uma casa? Tanques, piscinas e tratamento de água pluvial - Mais Imagens+ 11

Além disso, a água também pode desempenhar um papel importante no projeto estético de uma casa. Elementos como fontes, lagos, piscinas ou cascatas podem ser incorporados em ambientes internos e externos para criar espaços visualmente atraentes e proporcionar uma sensação de serenidade e conexão com a natureza. Em regiões com climas quentes, a água pode ser usada estrategicamente no projeto arquitetônico para obter conforto térmico, incorporando paredes com cascatas e fontes em áreas internas ou pátios que resfriam o ambiente por meio da evaporação.

A integração da água no desenho arquitetônico de uma casa pode ser uma maneira criativa e funcional de aproveitar esse recurso natural. Aqui estão algumas ideias de projetos no México que exploram esse princípio.

Fontes

Rombo IV / Miguel Angel Aragonés

Os Rombos são quatro corpos ligados entre si com o acidente formal que gerava a trama urbana. É um espaço privado com três residências e um estúdio, em uma região central e arborizada da Cidade do México chamada Bosques de Las Lomas. Com um contínuo convívio com a vegetação, as árvores talvez sejam o nosso hóspede mais presente e em todo caso mais envolvente, assim como a água, que tem uma ampla continuidade e presença. Fontes e espelhos são um constante recurso natural onde o reflexo aguça o entorno e neste caso, quase sempre verde assim como em diversas cidades arborizadas, a árvore é um bem apreciado tanto quanto a vegetação, a água, a terra e hoje, ainda mais, a intimidade.

Como integrar a água ao projeto de uma casa? Tanques, piscinas e tratamento de água pluvial - Imagem 10 de 16
Rombo IV / Miguel Angel Aragonés. Imagem © Joe Fletcher

Tanque

Residência Volta / Ambrosi I Etchegaray

A primeira coisa que você vê quando se aproxima dessa residência são três abóbodas de tijolo flutuando no meio da vegetação densa da costa de Oaxaca. Talvez uma miragem causada pelo calor abundante e úmido da área. Então, seguindo um pequeno caminho, você mergulha no verde e as abóbodas desaparecem. A maior surpresa é quando, de repente, uma pequena clareira se abre e um pequeno banco aparece ao lado de um espelho d'água ladeado de ambos os lados por varandas de colunas retangulares que refletem nele. Como se tivesse encontrado um templo clássico abandonado.

Como integrar a água ao projeto de uma casa? Tanques, piscinas e tratamento de água pluvial - Imagem 13 de 16
Residência Volta / Ambrosi I Etchegaray. Imagem © Jaime Navarro

Paredes com cascatas

Casa Mateo / Zozaya Arquitectos

Casa Mateo está ubicada en uno de los puntos más elevados del desarrollo Punta Garrobo en Zihuatanejo. El reto del encargo, fue exaltar la conexión del usuario con el contexto natural en su cotidianidad. De esta forma, recorridos, un patio de agua y terrazas, suman a la idea de crear atmósferas de relajación, ocio y disfrute. El vestíbulo se comprende de una escalinata en exterior flanqueada por dos volúmenes de piedra de recinto a manera de muros llorones, que guía hacia el patio central de la casa.

A Casa Mateo está localizada em um dos pontos mais altos do empreendimento de Punta Garrobo em Zihuatanejo. O desafio do projeto era exaltar a conexão do usuário com o contexto natural em seu cotidiano. Desta forma, caminhos, um espelho d'água e terraços contribuem para a concepção de criar atmosferas de relaxamento, lazer e diversão. O hall de entrada é composto por uma escada externa ladeada por dois volumes de pedra em forma de muros com cascatas, que conduzem ao pátio central da casa.

Como integrar a água ao projeto de uma casa? Tanques, piscinas e tratamento de água pluvial - Imagem 7 de 16
Casa Mateo / Zozaya Arquitectos. Imagem © César Belio

Piscinas rasas

Casas Trava & Quintero / TACO taller de arquitectura contextual

As Casas Trava & Quintero são dois projetos de reabilitação do patrimônio construído do bairro de Santa Lucía, uma das áreas mais turísticas do Centro Histórico da cidade de Mérida (México), com o objetivo de convertê-las em dois espaços de alojamento temporário, aproveitando sua localização privilegiada atrás de uma das praças públicas mais populares da cidade por conta de sua oferta cultural. A Casa Trava é uma residência com 2 quartos privados, 1 banheiro compartilhado, cozinha, área social (sala de jantar-estar), lavabo, lavanderia, pátio aberto e uma pequena piscina . A Casa Quintero é uma residência com 1 quarto aberto em forma de mezanino, 1 banheiro com banheira, cozinha, área social com pé direito duplo, nicho de lavanderia, pátio aberto e piscina.

Como integrar a água ao projeto de uma casa? Tanques, piscinas e tratamento de água pluvial - Imagem 16 de 16
Casas Trava & Quintero / TACO taller de arquitectura contextual. Imagem © Manolo R. Solís

Espelhos d'água

Casa Valle Santana / Manuel Cervantes Estudio

Valle Santana é um projeto de inserção cuidadosa no terreno e arredores, suas diretrizes iniciais de projeto eram aproveitar a proporção do lote e uma área livre na propriedade. Utilizando uma das árvores existentes como centro de um pátio de acesso, articula-se a área social da casa e a conexão com os dormitórios e áreas de serviço, proporcionando vistas desobstruídas da floresta que circunda a casa a partir de todos os espaços habitáveis. O programa consiste em uma área social, que integra sala de estar, sala de jantar e cozinha, como um espaço polivalente que permite a convivência, e a partir do qual se acessa um terraço ao ar livre. Um espelho d'água e jacuzzi permitem desfrutar a área externa e interna junto à natureza. O desenho das esquadrias das janelas e portas vincula significativamente esses espaços.

Como integrar a água ao projeto de uma casa? Tanques, piscinas e tratamento de água pluvial - Imagem 5 de 16
Casa Valle Santana / Manuel Cervantes Estudio. Imagem © Rafael Gamo

Casa Mirante / Manuel Cervantes Estudio

O programa é composto por uma grande sala familiar que é conectada ao exterior ampliando a área social para o terraço principal. Conta com um dormitório e um closet. A cozinha tem um grande balcão em pedra. O programa reforça seu caráter de difusão e de intensa vida social para qual foi projetado. O acesso principal recebe as pessoas com um grande espelho d'água que arremata em uma cocheira para os cavalos, enquanto que um muro baixo em madeira esconde a área para a garagem.

Como integrar a água ao projeto de uma casa? Tanques, piscinas e tratamento de água pluvial - Imagem 11 de 16
Casa Mirante / Manuel Cervantes Estudio. Imagem © Rafael Gamo

Piscina

Casa Xólotl / Punto Arquitectónico

A Casa Xólotl encontra-se anexada em um edifício dentro do centro histórico da cidade de Mérida. Sendo reduzidas as medidas do pátio posterior, resultado da implantação da habitação de trás e das preexistências da casa e uma cisterna, a piscina se localiza entre as alas. Para aumentar sua superfície ela inunda o restante da ala posterior e rodeia a cisterna, gerando um maior contato e integração com a varanda. A cisterna foi reutilizada como jacuzzi. O ambiente inundado se transforma no arremate visual a partir do acesso e passa a ser um espaço no qual se desfazem e fundem os limites interior-exterior.

Como integrar a água ao projeto de uma casa? Tanques, piscinas e tratamento de água pluvial - Imagem 14 de 16
Casa Xólotl / Punto Arquitectónico. Imagem © Tamara Uribe

SJAIII / CDM Casas de México

SJAIII surge, no âmbito conceitual, das relações entre os diversos elementos naturais presentes em seu contexto, e se inspirar no mutualismo que a arquitetura pode estabelecer, permitindo que a vida exista e brote em uma paisagem que, em outras condições, seria inerte. 

Inicialmente, o programa consistia em uma cabana e uma piscina, em outras palavras, uma cobertura elevada do solo para se proteger do sol e uma escavação sobre a rocha para recolher água. No entanto, sob esse cenário idealizado, a ideia de impor o programa sobre o lote quase de maneira acidental parecia vazia de verdadeiro significado. Assim, a cobertura desarticulada da cabana foi repensada como uma cobertura que se extrai do próprio morro em direção ao oceano, enquanto a água inundaria as pedras para gerar a piscina, como uma poça deixada pela variação das marés.

Como integrar a água ao projeto de uma casa? Tanques, piscinas e tratamento de água pluvial - Imagem 4 de 16
SJAIII / CDM Casas de México. Imagem © Rory Gardiner

Jacuzzi externa

Casa Valle / Luciano Gerbilsky Arquitectos

A Casa Valle fica localizada em um terreno de aproximadamente 5.000 metros quadrados na subdivisão Valle Santana, Valle de Bravo, Estado do México. Através de uma ponte que atravessa a floresta acima dos riachos, chega-se às escadas que levam à cozinha, à sala de estar e à sala de jantar interna conectada ao terraço coberto, à área de churrasco, ao forno de pedra e à área de jantar externa. Em um dos lados fica a área descoberta com a jacuzzi/piscina aquecida por painéis solares e o deque que flutua sobre a área natural do terreno.

Como integrar a água ao projeto de uma casa? Tanques, piscinas e tratamento de água pluvial - Imagem 15 de 16
Casa Valle / Luciano Gerbilsky Arquitectos. Imagem © Hector Velasco Facio

Retiro JapoNeza / Fausto Terán

A natureza, as vistas, o cânion, a lagoa, o projeto, as comodidades e os funcionários da comunidade vizinha fazem do JapoNeza não apenas um lugar de descanso, mas uma experiência sensorial. O retiro proporciona uma sensação de serenidade, paz e tranquilidade, ao oferecer espaços únicos, diferentes comodidades e espaços de descanso, leitura e contemplação. O terraço principal abriga uma jacuzzi de madeira ao ar livre e vista para a lagoa, com balanços e redes em toda a casa.

Como integrar a água ao projeto de uma casa? Tanques, piscinas e tratamento de água pluvial - Imagem 6 de 16
Retiro JapoNeza / Fausto Terán. Imagem © Jaime Navarro

Intervenção La Peña / MÉTODO

La Peña, ampliação de uma casa, destina-se a contemplar o ambiente onde está localizado. Por um lado, a forma do terraço responde à topografia do jardim e através do uso de materiais naturais pretende se misturar com o ambiente natural e fazer parte dele. O terraço é dividido em três plataformas relacionadas aos níveis do terreno e ao uso que eles abrigam. No primeiro, localizamos uma área para comer; o segundo funciona como um espaço de descanso e no último há uma fogueira e um jacuzzi.

Como integrar a água ao projeto de uma casa? Tanques, piscinas e tratamento de água pluvial - Imagem 9 de 16
Intervenção La Peña / MÉTODO. Imagem © Tatiana Mestre

Coberturas verdes e sistemas de captação de águas pluviais

Residências inteligentes Zacatepetl / Pabellón de arquitectura

El proyecto consiste en un conjunto de 3 casas ubicadas al sur de la Ciudad de México las cuales fueron pensadas para que se volvieran un ícono tanto arquitectónico como sustentable y tecnológico. Se planteó una estrategia que combina sistemas pasivos con sistemas activos. Las azoteas están diseñadas para poder captar la mayor cantidad posible de agua de lluvia, la cual es tratada mediante el uso de filtros con la más alta tecnología almacenándola para posteriormente reutilizarla para el riego y los WCs.

O projeto consiste em um conjunto de três casas localizadas ao sul da Cidade do México, as quais foram pensadas para que se tornassem um ícone tanto arquitetônico como sustentável e tecnológico. Criou-se uma estratégia que combina sistemas passivos com sistemas ativos. Os terraços de cobertura são desenhados para poder captar a maior quantidade possível de água da chuva, a qual é tratada por meio do uso de filtros com a mais alta tecnologia armazenando-a para posteriormente reutilizá-la para irrigação e para os banheiros.

Como integrar a água ao projeto de uma casa? Tanques, piscinas e tratamento de água pluvial - Imagem 8 de 16
Residências inteligentes Zacatepetl / Pabellón de arquitectura. Imagem © Jaime Navarro

Casa FS / Weber Arquitectos

O conjunto de quatro volumes espalhados em um terreno cercado pela floresta Valle de Bravo cria uma casa que aposta no uso de materiais naturais com ênfase em volumes com linhas simples e limpas. O complexo é composto por uma casa, um barraco/estúdio privativo, 2 cabanas de hóspedes e a casa do vigia, além de contar com terraços dispostos em diferentes pontos do terreno, além de um lago formado com a água da chuva que recolhe a casa e nas encostas do terreno, que serve de armazém para rega.

Como integrar a água ao projeto de uma casa? Tanques, piscinas e tratamento de água pluvial - Imagem 12 de 16
Casa FS / Weber Arquitectos. Imagem © Sergio López

Ninho de Quetzalcóatl / Javier Senosiain

O projeto arquitetônico se deu em um terreno irregular de 5000 m2 com uma topografia muito acidentada. No meio do canal que atravessa o terreno, em frente à cabeça de Quetzalcóatl, desviou-se a água pluvial criando um açude. Por outro lado, a água das casas adjacentes passa para a estação de tratamento do conjunto, depois de tratada é enviada também ao espelho d'água para a irrigação de todas as áreas verdes. Este espaço possui uma cascata que cai em direção a um depósito menor que segue a inclinação natural do córrego; de onde é bombeada por meio do interior de uma das sete serpentes, para cair em forma de arco até o centro do açude; o anterior permite o movimento das águas como parte final do processo de tratamento.

Como integrar a água ao projeto de uma casa? Tanques, piscinas e tratamento de água pluvial - Imagem 3 de 16
Nido de Quetzalcóatl / Javier Senosiain. Image Cortesía de Javier Senosiain

El Humedal / TAAR / Taller de Arquitectura de Alto Rendimiento

"El Humedal" possui uma floresta comestível, um pântano construído e um pomar orgânico. Pode captar 130.000 litros de água da chuva para uso interno, tratar a água de esgoto através de plantas de tratamento e gerar composto de fezes humanas e poda de florestas. Além disso utiliza painéis solares térmicos para aquecer a água e painéis fotovoltaicos para gerar toda a eletricidade necessária para operar.

Como integrar a água ao projeto de uma casa? Tanques, piscinas e tratamento de água pluvial - Imagem 2 de 16
El Humedal / TAAR / Taller de Arquitectura de Alto Rendimiento. Imagem © Rafael Gamo

-

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Água e Arquitetura. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuição de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "Como integrar a água ao projeto de uma casa? Tanques, piscinas e tratamento de água pluvial" [¿Cómo integrar el agua en el diseño de una casa? Estanques, piscinas y tratamiento de agua pluvial] 08 Jul 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002736/como-integrar-a-agua-ao-projeto-de-uma-casa-tanques-piscinas-e-tratamento-de-agua-pluvial> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.