Campinas integra soluções baseadas na natureza em planos ambientais

Campinas revisou seus planos ambientais e formalizou as soluções baseadas na natureza (SBN) como parte central das políticas, ações e metas para o meio ambiente do município. Instituída por decreto municipal, a revisão fortalece o compromisso da cidade paulista com a adaptação climática, resiliência, visão de longo prazo e priorização de um desenvolvimento urbano sustentável, equitativo e inclusivo.

As SBN foram incluídas de forma transversal na revisão integrada de três planos: Plano Municipal do Verde, Plano Municipal de Recursos Hídricos e Plano Municipal de Educação Ambiental. A incorporação em políticas públicas ajuda a garantir que as ações serão implementadas independentemente dos ciclos de governos, e gera credibilidade para a captação de recursos. Um grupo permanente de articulação institucional será responsável por monitorar as metas e indicadores do plano.

Processo participativo e multissetorial


Artigo Relacionado

Seis projetos urbanos que aplicam Soluções baseadas na Natureza

Coordenado pela Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), o processo de revisão dos planos alinhou os objetivos específicos, metas e ações das diversas políticas, para que estejam articuladas e se potencializem ao longo do período de implementação. Desde a etapa de alinhamento estratégico, o sucesso do plano foi condicionado à participação ampla da sociedade e a um olhar integrado para as políticas em escala municipal.

Por isso, o grupo de trabalho foi formado com representantes de diversas secretarias e órgãos municipais, de modo a compor uma visão holística e transversal, que incluiu áreas como infraestrutura, habitação, defesa civil, assistência social e educação. A população foi incluída por meio de oficinas em todas as regiões da cidade, com mais de cem participantes. As propostas de revisão foram discutidas e validadas em reuniões com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema).

Olhar para os perigos climáticos

O processo contou com apoio técnico do WRI Brasil e da iniciativa Cities4Forests, que realizaram um diagnóstico para a cidade de exposição e vulnerabilidades a diferentes perigos climáticos (como inundações, alagamentos e ondas de calor) e elaboraram uma estratégia para a adoção de soluções baseadas na natureza em diversas escalas, que indica áreas prioritárias para implementação. Os produtos subsidiaram a revisão dos planos, e muitas das ações sugeridas na estratégia foram incorporadas às metas e ações.

Campinas integra soluções baseadas na natureza em planos ambientais - Imagem 2 de 2
WRI Brasil elaborou mapas para priorização de áreas de implementação de SBN que apoiaram revisão

Campinas tem um histórico recente de políticas voltadas para a proteção da biodiversidade. WRI Brasil e Cities4Forests têm colaborado com a cidade e os demais municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Dois exemplos desse apoio são o estudo sobre infraestrutura natural para água na Região Metropolitana de Campinas(RMC) e um mapeamento de áreas prioritárias para restauração, subsídios importantes do Plano de Ação para Implementação da Área de Conectividade, lançado em 2021, e que visa conectar, por meio de corredores ecológicos e parques lineares, os remanescentes de Mata Atlântica da RMC.

Uma nova revisão dos planos está prevista para 2026. Até lá, a cidade segue desenvolvendo ações pelo clima, como o Plano Municipal de Ação Climática, além de capacitações e pilotos de jardim de chuva com apoio do WRI e do WRI Brasil.

Via WRI Brasil.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lara Caccia. "Campinas integra soluções baseadas na natureza em planos ambientais" 23 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002370/campinas-integra-solucoes-baseadas-na-natureza-em-planos-ambientais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.