Ziguezagues hipnotizantes: explorando o padrão de espinha de peixe na arquitetura

Criado por uma série de linhas paralelas anguladas que formam um ziguezague hipnotizante, o padrão espinha de peixe resistiu ao teste do tempo e permanece presente em diversos estilos de design. Nomeado em homenagem à semelhança com os ossos de um peixe - como o arenque, por exemplo -, este padrão clássico em forma de V arranja blocos retangulares em diferentes proporções. Com proporções de comprimento de borda de bloco variando, como 2:1 ou às vezes 3:1, o design versátil se adapta a uma ampla gama de usos, dimensões e materiais.

A disposição dos blocos, mesmo quando usados em cores únicas, cria uma textura sutil e adiciona interesse visual. Embora a disposição em espinha de peixe possa parecer simples à primeira vista, a forte qualidade direcional das linhas com ângulo típico de 45 graus requer um cuidadoso processo de design para um visual perfeito e consistente. O padrão pode ser encontrado em paredes e pisos, de tecidos a madeira e azulejos. Ao brincar com formas geométricas, ele continua sendo uma tendência que infunde estilo e estrutura no design de interiores, complementando a estética geral do espaço. Abaixo, mergulhamos no catálogo do Architonic para apresentar diferentes maneiras de aplicá-lo, explorando padrões de espinha de peixe em cerâmica, madeira e sintéticos.

Ziguezagues hipnotizantes: explorando o padrão de espinha de peixe na arquitetura - Imagem 2 de 24Ziguezagues hipnotizantes: explorando o padrão de espinha de peixe na arquitetura - Imagem 3 de 24Ziguezagues hipnotizantes: explorando o padrão de espinha de peixe na arquitetura - Imagem 4 de 24Ziguezagues hipnotizantes: explorando o padrão de espinha de peixe na arquitetura - Imagem 5 de 24Ziguezagues hipnotizantes: explorando o padrão de espinha de peixe na arquitetura - Mais Imagens+ 19

Peças de cerâmica em espinha de peixe: combinando cores e materiais

Além das múltiplas possibilidades criativas de pisos de cerâmica, sua popularidade perdurou no design de interiores devido à sua versatilidade, durabilidade duradoura e apelo estético. Com uma ampla gama de cores - seja usada individualmente ou em diferentes combinações - bem como padrões e texturas, os ladrilhos de cerâmica são a escolha ideal para pisos, paredes e backsplashs, complementando a estratégia geral de design de uma sala. A versatilidade dos materiais cerâmicos permite que eles imitem a aparência de texturas naturais, como pedra ou madeira, tornando-as adequadas para vários usos, como cozinhas, banheiros, áreas de estar e muito mais. Entre esses materiais, a aparência de mármore se destaca por suas cores clássicas, impacto visual e até sensações táteis. Portanto, integrá-lo ao design contemporâneo cria uma atmosfera natural e graciosa.

Projetar com telhas cerâmicas em um padrão de espinha de peixe se adapta suavemente a vários estilos de design de interiores. Seja integrado em espaços cheios de design ou em fornecer um toque distinto a estratégias minimalistas, traz um apelo estético único. Ao adicionar profundidade, textura e cor a uma sala, organizar a cerâmica dessa maneira cria interesse visual com diferentes pontos focais.

Padrões horizontais em forma de V

Imitando materiais naturais com cerâmica

Ziguezagues hipnotizantes: explorando o padrão de espinha de peixe na arquitetura - Imagem 6 de 24
Motif Extra | Calacatta Gold Herringbone Reflex. Image Courtesy of Marca Corona

Padrões que imitam madeira

Ziguezagues hipnotizantes: explorando o padrão de espinha de peixe na arquitetura - Imagem 9 de 24
Etic PRO Rovere Venice Herring bone. Image Courtesy of Atlas Concorde

Para superfícies verticais

Explorando a escala das peças

Ziguezagues hipnotizantes: explorando o padrão de espinha de peixe na arquitetura - Imagem 10 de 24
Rea Natural Hermés. Image Courtesy of Grespania Cerámica

Reinterpretando materiais clássicos

Ziguezagues hipnotizantes: explorando o padrão de espinha de peixe na arquitetura - Imagem 11 de 24
Tele di Marmo Decoro Trama Breccia Braque. Image Courtesy of EMILGROUP

Design contemporâneo com composições de argila

Ziguezagues hipnotizantes: explorando o padrão de espinha de peixe na arquitetura - Imagem 12 de 24
Nest Karma CL08. Image Courtesy of Mirage

Azulejos finos

Peças de porcelana com efeito de mármore

Ziguezagues hipnotizantes: explorando o padrão de espinha de peixe na arquitetura - Imagem 13 de 24
Marvel Absolute Brown Mosaico Twill Lappato. Image Courtesy of Atlas Concorde

Combinações infinitas

Ziguezagues hipnotizantes: explorando o padrão de espinha de peixe na arquitetura - Imagem 14 de 24
Nux Gres Spinato Mosaico. Image Courtesy of Fap Ceramiche

Layouts de espinha de peixe com madeira: materiais naturais para estética orgânica

Com uma grande variedade de possíveis layouts - seja reto, diagonal, chevron ou espinhas de peixe - os pisos de madeira aumenta o apelo visual de um espaço. Adicionando dinamismo aos cenários tradicionais e contemporâneos, o padrão de espinha de peixe consiste em blocos retangulares de madeira dispostos em ziguezague com pontas de ângulo de 90 graus. Ao projetar pisos de madeira de espinha de peixe, brincar com tons, dimensões e texturas abre-se variações e configurações infinitas. Devido à distinção de cada bloco de madeira natural, o uso de texturas de carvalho pode produzir padrões cativantes com tons mais leves ou mais escuros.

Ao incorporar esse layout de madeira no design de interiores, os designers podem combinar vários elementos para melhorar a estética geral de uma sala. O uso de cores neutras, como branco, bege e cinza claro, pode complementar o padrão de espinha de peixe e torná-lo visualmente impressionante. Além disso, adicionar elementos contrastantes com texturas diferentes, como acabamentos metálicos ou cores vibrantes, pode ampliar ainda mais o impacto do padrão. Para manter uma estética natural, a iluminação natural se torna um aliado que acentua o design.

Variadas tonalidades

Brincando com direções e tons de carvalho

Ziguezagues hipnotizantes: explorando o padrão de espinha de peixe na arquitetura - Imagem 15 de 24
Chevron | Oak Light Brown. Image Courtesy of Kährs

Peças estreitas com destaques acentuados

Ziguezagues hipnotizantes: explorando o padrão de espinha de peixe na arquitetura - Imagem 16 de 24
pur natur Floorboards Douglas Herringbone. Image Courtesy of pur natur

Forma em V

Integração de padrões de piso com diversos estilos de madeira

Ziguezagues hipnotizantes: explorando o padrão de espinha de peixe na arquitetura - Imagem 17 de 24
Studio | Oak AB White . Image Courtesy of Kährs

Aumentando a definição espacial com carvalho

Ziguezagues hipnotizantes: explorando o padrão de espinha de peixe na arquitetura - Imagem 18 de 24
Herringbone | Oak CD Smoked. Image Courtesy of Kährs

Composições sintéticas no estilo de espinha de peixe: expandindo opções de materiais

Também conhecidos como alternativas artificiais, os arranjos sintéticos são criados usando novas alternativas de material projetadas para replicar a aparência de opções naturais, como madeira e pedra, além de laminados, vinílicos e cerâmica. Sua presença no design de interiores pode ser observada em várias aplicações, em espaços públicos e privados. Além de seus usos no piso, materiais sintéticos, em uma ampla gama de cores e texturas, também são usados para projetar tecidos, estofados, revestimentos de parede e bancadas.

Entre as diferentes estratégias empregadas, essas abordagens incorporam o padrão de espinha de peixe, brincando com várias variações de ladrilhos. Algumas estratégias criam contraste com alternativas mínimas, modernas e leves, enquanto outras propõem padrões atraentes que brincam com ilusões ópticas e profundidade visual.

Brincando com dimensões e cores

Ziguezagues hipnotizantes: explorando o padrão de espinha de peixe na arquitetura - Imagem 19 de 24
Signature Designers' Choice - 1,0 mm. Image Courtesy of Amtico

Liberdade projetual para espaços atraentes

Ziguezagues hipnotizantes: explorando o padrão de espinha de peixe na arquitetura - Imagem 20 de 24
Access Woods - 0,55 mm I Light Oak. Image © Gandalf Hammerbacher Photography

Padrão de espinha de peixe para layouts externos

O padrão de espinha de peixe, conhecido por sua presença no design de interiores, também encontrou seu lugar em espaços externos. Com as origens que remontam ao Império Romano, o layout foi inicialmente usado para construir estradas, formando um sistema de pavimentação entrelaçado. Além dos pavimentos, ele foi utilizado nas paredes, oferecendo um toque distinto por meio de sua capacidade de gerar layouts dinâmicos.

Entre uma fileira de terraços vitorianos, tabernas e uma pequena igreja gótica local de pedra, a Herringbone House mostra o uso contemporâneo desse padrão na alvenaria. A sombra clara da alvenaria de espinha de peixe articula os dois volumes que compõem a casa, enquadrando as janelas da imagem e diferenciando -a dos outros edifícios da rua.

Ziguezagues hipnotizantes: explorando o padrão de espinha de peixe na arquitetura - Imagem 22 de 24
The Herringbone House / Atelier Chanchan. Image © Mike Tsang Photographs

Explorando a madeira como material, as Herringbone Houses integram o design da espinha de peixe à paisagem. Cada casa é composta por dois planos contínuos de madeira de espinha de peixe, criando uma fachada envolvente que se harmoniza com os arredores.

Ziguezagues hipnotizantes: explorando o padrão de espinha de peixe na arquitetura - Imagem 23 de 24
Herringbone Houses / Alison Brooks Architects. Image Courtesy of Alison Brooks Architects

Visite a seção "Mosaicos de espinha de peixe" do Architonic’ para obter exemplos mais inspiradores.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Prieto, Camila. "Ziguezagues hipnotizantes: explorando o padrão de espinha de peixe na arquitetura" [Mesmerizing Zigzags: Exploring the Herringbone Pattern in Architecture] 17 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001685/ziguezagues-hipnotizantes-explorando-o-padrao-de-espinha-de-peixe-na-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.