Quando a arquitetura usa a fachada para promover a amizade

Boa comunicação é a chave para construir e manter relacionamentos de trabalho, sejam eles pessoais, românticos, empresariais ou políticos. A importância da comunicação e do respeito pelos vizinhos é uma lição que tem sido enfatizada em muitos textos e ensinamentos de todas as religiões e culturas por milênios, possivelmente dando início à civilização.

Algumas economias estão ansiosas para gritar do alto de seus telhados verdes sobre o ambientalismo, oportunidades de investimento atraentes e cena arquitetônica em ascensão. Também para manter viva a história e a cultura de seu passado e construir ambientes socialmente ativos.

Esses quatro projetos da Ásia Oriental e Europa convidam visual e simbolicamente os hóspedes para ver como eles operam, construindo relacionamentos positivos com os moradores do prédio e da cidade, e visitantes de outros lugares.

Edifício CapitaSpring / BIG + Carlo Ratti Associati

Quando a arquitetura usa a fachada para promover a amizade - Imagem 2 de 9
© Finbarr Fallon

Cingapura é uma cidade-estado conhecida por mesclar ambientalismo com sua cena arquitetônica, com décadas de projetos de construção verde, como as 18 super árvores dos jardins da baía, brotando do chão urbano concretado. Capita Spring é uma construção urbana que parece “sangrar verde”, e se desfaz para provar isso. "Em várias elevações, os elementos verticais que compõem a parte externa do edifício são desmontados", explicam os arquitetos, "para permitir vislumbres em oásis verdes."

O edifício se comunica com o público adicionando ambientes públicos verdes acessíveis, sem sacrificar o espaço comercial. A fachada é esticada e comprimida para revelar uma cavidade de 18 metros de altura no térreo, formando passarelas e ciclovias públicas, por exemplo. No coração da fachada do prédio, "quatro níveis conectados de softscape orgânico" são adicionados. O jardim aberto de 35 metros de altura resultante garante que a torre se torne outro ícone de ambientalismo arquitetônico para a cidade.

Quando a arquitetura usa a fachada para promover a amizade - Imagem 3 de 9
© Finbarr Fallon

Edifício Comercial Red Hole / OHOO Architects

Quando a arquitetura usa a fachada para promover a amizade - Imagem 4 de 9
© Bae Jihun

Em vez de cortar parte de sua fachada para revelar um espaço inesperado por baixo, quando o Red Hole Commercial Building na Coreia do Sul removeu um pedaço de sua parede exterior, apresentou uma escadaria bastante comum. Ao animar a fachada movendo os visitantes, a forma adiciona vivacidade à paisagem local, tornando-se "um dos prédios mais observados e visitados da rua", como colocou o OHOO architects.

Ao combinar renderização branca e tijolo vermelho, os elementos interiores e exteriores da fachada do edifício se encontram para formar um contraste que diverge os dois, "fazendo com que o edifício se pareça com um pedaço de bolo red velvet mordido", de acordo com o OHOO architects, que adicionou vermelho "entre lacunas na forma torcida da fachada para dar-lhe caráter."

Quando a arquitetura usa a fachada para promover a amizade - Imagem 5 de 9
© Bae Jihun

Museum of Modern Aluminum Thailand / HAS design and research

Quando a arquitetura usa a fachada para promover a amizade - Imagem 6 de 9
© W Workspace

Como um edifício que narra a história da Tailândia com o alumínio e sua relação com a economia do país, o MoMA (Museu de Alumínio Moderno) em Bangkok apresenta suas exposições por trás de uma fachada futurista. Milhares de perfis simples de alumínio suspensos se combinam com iluminação LED para dançar nas fachadas frontal e lateral do museu, inspirados tanto pelos dente-de-leão que balançam quanto pelos vaga-lumes da ilha próxima de Ko Kret.

A fachada cuidadosamente organizada dá aos visitantes que se aproximam uma sensação de inércia mais rápida que a luz, enquanto são transportados para o espaço através da entrada de buraco de minhoca. Uma vez dentro, no entanto, a própria fachada os segue. "As tiras de alumínio se estendem diretamente pelo espaço do túnel, filtrando e amortecendo o ruído do ambiente externo e guiando os visitantes", explicam os arquitetos do projeto.

Quando a arquitetura usa a fachada para promover a amizade - Imagem 7 de 9
© W Workspace

Edifício Residencial Sluishuis / BIG + Barcode Architects

Quando a arquitetura usa a fachada para promover a amizade - Imagem 8 de 9
© Ossip van Duivenbode

Sluishuis é uma figura imponente, sentado acima do IJmeer de Amsterdã como uma muralha tática. Mas o edifício residencial se abre convidativamente em ambas as extremidades, comunicando e recebendo espectadores e visitantes tanto por terra quanto por mar. Onde a estrutura encontra a água, por exemplo, o canto inferior do Sluishuis parece simplesmente desaparecer, dando boas-vindas aos marinheiros viajantes para sua passarela flutuante como uma enseada de piratas. Graças à fachada inclinada resultante, "os apartamentos na parte inferior da cantilever tem uma característica única com vistas deslumbrantes sobre o IJ e diretamente na água", explicam os arquitetos.

No canto oposto da estrutura, uma fachada de terraços de apartamentos escalonados - cortados ao meio com uma escada de acesso público, levando a uma passagem no telhado - "cria visões surpreendentes e trocas com a cidade e além, estimulando o contato com a água ao introduzir vários lugares de amarração, decks de estar e jardins flutuantes", sugerem os arquitetos. A fachada de muitos ângulos de Sluishuis garante que a água do IJmeer se torne um aspecto proeminente de sua arquitetura.

Quando a arquitetura usa a fachada para promover a amizade - Imagem 9 de 9
© Ossip van Duivenbode

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "Quando a arquitetura usa a fachada para promover a amizade" [When Mixed-Use Architecture Uses Open Facades to Make Friends] 02 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001566/quando-a-arquitetura-usa-a-fachada-para-promover-a-amizade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.