Edifício Comercial Red Hole / OHOO Architects

Edifício Comercial Red Hole / OHOO Architects - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Comercial Red Hole / OHOO Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Tijolo, Fachada, CorrimãoEdifício Comercial Red Hole / OHOO Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Fachada, CorrimãoEdifício Comercial Red Hole / OHOO Architects - Fotografia de Exterior, Janela, EscadaEdifício Comercial Red Hole / OHOO Architects - Mais Imagens+ 17

Mapo-gu, Coreia do Sul
  • Arquitetos: OHOO Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  132
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bae Jihun
  • Arquitetos Responsáveis: Seoyoung Noh, Haahlyn Kim
  • Equipe De Projeto: Dongoh Kang, Seonghee Kim
  • Cidade: Mapo-gu
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Comercial Red Hole / OHOO Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Bae Jihun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os becos de Sangam-dong estão sempre cheios. De manhã, eles estão lotados de pessoas correndo para o trabalho ou para a escola; à tarde, de pessoas visitando seus restaurantes e cafés badalados; e à noite, de pessoas tomando uma bebida após o trabalho. O pequeno prédio com o nome de Red Hole está localizado em meio à agitação desses becos.

Edifício Comercial Red Hole / OHOO Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Escada
© Bae Jihun

No terreno onde está o Red Hole havia uma antiga casa térrea desocupada. A primeira visita ao local fez sentir como se o tempo tivesse parado ao seu redor, em contraste com o ambiente externo mudando rapidamente em torno da ferrovia do aeroporto. Seu tamanho é de 182m2 e localização na esquina não era ideal, mas o prédio poderia servir como fachada da movimentada rua de Sangam-dong. Esperávamos construir um espaço comercial que naturalmente chamasse a atenção dos transeuntes, conferindo uma sensação de vivacidade às ruas.

Edifício Comercial Red Hole / OHOO Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Tijolo, Fachada, Corrimão
© Bae Jihun
Edifício Comercial Red Hole / OHOO Architects - Imagem 12 de 22
Planta - Térreo
Edifício Comercial Red Hole / OHOO Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Fachada, Corrimão
© Bae Jihun

Como em todos os edifícios comerciais, o planejamento do espaço está diretamente relacionado à lucratividade. Primeiro tivemos de aceitar o terreno multiangular que se estendia verticalmente. Decidimos criar um afastamento entre o edifício e seus vizinhos adjacentes e abrir de forma marcante o volume que está sujeito a restrições para não obstruir a iluminação solar no entorno. Diante disso, garantiríamos a máxima área interna e acessibilidade para torná-lo lucrativo e prático. O centro do edifício se fundiria com o exterior para que o espaço sob as escadas também pudesse ser utilizado como ambiente interno. A parte posterior do quarto andar, que permaneceu vazio por causa das restrições de iluminação, foi projetada em um terraço que se estende naturalmente até as escadas. Como resultado, o desenho dinâmico e o caminho da escada adicionam uma sensação de vivacidade às ruas.

Edifício Comercial Red Hole / OHOO Architects - Fotografia de Exterior, Cerca, Tijolo, Corrimão
© Bae Jihun
Edifício Comercial Red Hole / OHOO Architects - Imagem 21 de 22
Corte Longitudinal
Edifício Comercial Red Hole / OHOO Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo, Escada, Fachada, Corrimão, Janela
© Bae Jihun

O elemento mais importante no planejamento do espaço interior foi garantir que o ocupante pudesse sentir uma sensação de amplitude. Janelas do chão ao teto foram posicionadas em frente a cada andar para maximizar a abertura, dada a pequena área do edifício. As janelas de canto do térreo, com melhor acessibilidade, foram situadas estrategicamente para favorecer a linha de visão do exterior, estendendo-se naturalmente para o interior. Os clientes que visitam o salão de cabeleireiro do quarto andar podem apreciar as vistas de Sangam-dong pelas janelas e pelo terraço posterior.

Edifício Comercial Red Hole / OHOO Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Urbano
© Bae Jihun
Edifício Comercial Red Hole / OHOO Architects - Imagem 20 de 22
Elevação Posterior

Uma quantidade substancial de ideias ocorreu antes de decidir sobre a cor da fachada e os materiais externos que tornariam o Red Hole um símbolo na rua. O edifício adotou uma fachada simples e branca para fazer com que sua pequena área parecesse maior do que realmente é. As escadas e a parte posterior do prédio foram revestidas com tijolos vermelhos para contrastar, fazendo o prédio se assemelhar a um "pedaço de bolo mordido". A cor vermelha foi adicionada entre os vãos na forma retorcida da fachada para marcar a personalidade da edificação. Graças a esses elementos de fachada, Red Hole se transformou em um edifício multilateral oferecendo um senso de distinção que impressiona os transeuntes.

Edifício Comercial Red Hole / OHOO Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Bae Jihun

Transformando o antigo espaço confinado na rua Sangam-dong, o Red Hole é agora um dos edifícios mais vistos e visitados da região. Entretanto, prevemos que continuará sendo lembrado como "a casa da escada vermelha" por quem passar este beco.

Edifício Comercial Red Hole / OHOO Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano
© Bae Jihun

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:55 World cup buk-ro 48-gil, Mapo-gu, Seul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Comercial Red Hole / OHOO Architects" [Red Hole Commercial Building / OHOO Architects] 02 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988174/edificio-comercial-red-hole-ohoo-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.