70 Anos da Unité d'Habitation, pelas lentes de Paul Clemence

A icônica Unité d'Habitation, a primeira da nova série de projetos de habitação de Le Corbusier que enfatizava a vida em comunidade para todos os habitantes, foi concluída em 1952. Para o seu 70º aniversário, o fotógrafo Paul Clemence compartilhou conosco uma série de fotos exclusivas do edifício tal como se encontra atualmente.

70 Anos da Unité d'Habitation,  pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 2 de 4870 Anos da Unité d'Habitation,  pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 3 de 4870 Anos da Unité d'Habitation,  pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 4 de 4870 Anos da Unité d'Habitation,  pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 5 de 4870 Anos da Unité d'Habitation,  pelas lentes de Paul Clemence - Mais Imagens+ 43

70 Anos da Unité d'Habitation,  pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 8 de 48
© Paul Clemence

Originalmente planejada como um projeto de vida comunitária que acomodaria os habitantes para fazer compras, jogar, viver e reunir-se numa "cidade-jardim vertical", a Unite D'habitation é uma das obras mais importantes de Le Corbusier. Como a demanda por moradia aumentou após a Segunda Guerra Mundial, este projeto de grande escala foi uma ideia inovadora com uma nova compreensão dos edifícios residenciais.

70 Anos da Unité d'Habitation,  pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 7 de 48
© Paul Clemence
70 Anos da Unité d'Habitation,  pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 12 de 48
© Paul Clemence

A Unite d'Habitation foi uma novidade de Le Corbusier pelos métodos usados para um complexo grande o suficiente para abrigar 1.600 habitantes. Conhecido pelas suas habitações, o arquiteto não tinha projetado estruturas desta escala. O projeto é conhecido por sugerir verticalidade em vez de expansão ao abrigar tantos moradores. Além disso, o projeto também enfatizou a ideia de um bairro, uma comunidade de uso misto que moldaria a vida destes residentes.


Artigo Relacionado

Palácio do Itamaraty de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Paul Clemence

O projeto exige um método inovativo de organização do espaço para encaixar as áreas residenciais e os espaços sociais públicos, uma vez que existem cerca de 1600 pessoas distribuídas em dezoito pavimentos. É interessante notar que a maioria das áreas comuns estão localizadas na cobertura e não no interior da estrutura. A cobertura transforma-se em um terraço jardim com parque infantil, ginásio, playground e uma pequena piscina.

70 Anos da Unité d'Habitation,  pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 14 de 48
© Paul Clemence
70 Anos da Unité d'Habitation,  pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 15 de 48
© Paul Clemence

Além da cobertura, o interior do edifício abriga lojas, clínicas e até um pequeno hotel. A Unite d'Habitation é essencialmente uma "cidade dentro da cidade", concebida tendo em conta as necessidades dos residentes, tanto do ponto de vista espacial como funcional. O concreto armado beton-brut (concreto moldado aparente), o mais barato na Europa do pós-guerra, é utilizado para construir a Unite d'Habitation. Além disso, se tornou um componente vital do movimento brutalista. O material pode também ser visto como uma tentativa mundana de captar a natureza condicional da vida após a guerra - áspera, desgastada e dura.

70 Anos da Unité d'Habitation,  pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 16 de 48
© Paul Clemence
70 Anos da Unité d'Habitation,  pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 18 de 48
© Paul Clemence

Le Corbusier e Charlotte Perriand colaboraram no projeto de interiores e móveis embutidos, onde principalmente construíram paredes de armazenamento com uma variedade de armários com portas de correr para os apartamentos. Perriand também trabalhou no projeto das cozinhas dos apartamentos; 321 das 337 unidades tinham uma cozinha do tipo Atelier Le Corbusier, muitas das quais continuam em uso hoje. As bancadas da cozinha e as escadas de aço são feitas de alumínio. Além de reconstruídas em exposições mundo afora, as unidades de apartamentos modelo dos antigos edifícios do complexo passaram por reformas.

70 Anos da Unité d'Habitation,  pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 2 de 48
© Paul Clemence
70 Anos da Unité d'Habitation,  pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 10 de 48
© Paul Clemence
70 Anos da Unité d'Habitation,  pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 20 de 48
© Paul Clemence

O projeto de habitação social foi repetido em quatro cidades com desenho quase idêntico. Em 2018, o arquiteto Philipp Mohr liderou a reforma de um apartamento na icônica Unite d'Habitation em Berlim. As diferentes implementações do projeto tentam tornar as ideias de Le Corbusier mais acessíveis e um arquivo abrangente do movimento que ele iniciou.

70 Anos da Unité d'Habitation,  pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 27 de 48
© Paul Clemence
70 Anos da Unité d'Habitation,  pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 39 de 48
© Paul Clemence
70 Anos da Unité d'Habitation,  pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 40 de 48
© Paul Clemence
70 Anos da Unité d'Habitation,  pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 38 de 48
© Paul Clemence
70 Anos da Unité d'Habitation,  pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 31 de 48
© Paul Clemence
70 Anos da Unité d'Habitation,  pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 42 de 48
© Paul Clemence
70 Anos da Unité d'Habitation,  pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 47 de 48
© Paul Clemence

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "70 Anos da Unité d'Habitation, pelas lentes de Paul Clemence" [70 Years of Unite d'Habitation Captured by Paul Clemence] 29 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001414/70-anos-da-unite-dhabitation-pelas-lentes-de-paul-clemence> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.