Forros para arquitetura residencial: benefícios e desvantagens de cada material

Mais do que apenas esconder e proteger instalações, o forro pode transformar toda a percepção de um ambiente. Combinando funcionalidade e estética, este elemento, além de servir de suporte para a iluminação, pode adicionar camadas de textura e cores que aprimoram a qualidade e o conforto dos interiores. Fatores que se alteram conforme o material escolhido. Por isso, compreender as diferenças, benefícios e desvantagens de cada tipo de forro é fundamental na hora de conceber os espaços internos.

Forros para arquitetura residencial: benefícios e desvantagens de cada material - Imagem 2 de 14Forros para arquitetura residencial: benefícios e desvantagens de cada material - Imagem 3 de 14Forros para arquitetura residencial: benefícios e desvantagens de cada material - Imagem 4 de 14Forros para arquitetura residencial: benefícios e desvantagens de cada material - Imagem 5 de 14Forros para arquitetura residencial: benefícios e desvantagens de cada material - Mais Imagens+ 9

A capacidade de isolamentos térmico e acústico, durabilidade, manutenção e custo-benefício são algumas das características a serem levadas no momento de optar pelo forro. No desenho deste elemento e na escolha material, é possível brindar diferentes qualidades como aprimorar a iluminação natural, cuidados para não propagação de fogo em caso de incêndio ou criar um elemento estético que protagoniza o ambiente. Tudo isso sem esquecer o importante papel de organizar os sistemas hidráulicos e elétricos de modo que seja mais fácil fazer uma manutenção destes, uma vez que eles não ficam embutidos na laje, e a iluminação artificial. Com possibilidades infinitas de desenho, o forro pode trazer elementos inovadores e surpreendentes para o espaço.

Forros para arquitetura residencial: benefícios e desvantagens de cada material - Imagem 14 de 14
Casa PLR / André Becker. Foto: © Leonardo Finotti

A seguir, veja seis tipos que podem ser adotados num projeto residencial junto de seus prós e contras. 


Artigo Relacionado

Funcionalidade e estética: dicas e exemplos de forros em projetos de arquitetura

Forro de PVC

O forro mais barato de mercado, o PVC é um polímero sintético de plástico. Sua instalação é rápida e não é necessário nenhum tipo de acabamento, sendo que seus modelos podem ser lisos, frisados ou especiais (quando imitam outros materiais). Suas qualidades materiais são altamente resistentes à umidade e permitem uma fácil limpeza. No entanto, este tipo de forro não oferece um bom isolamento acústico e térmico, e possui baixa resistência ao fogo, motivo pelo qual deve ser evitado em áreas com cozinha, lareiras ou churrasqueiras.

Forros para arquitetura residencial: benefícios e desvantagens de cada material - Imagem 7 de 14
Casa dos Caseiros / 24 7 Arquitetura. Foto: © Pedro Kok

Forro de gesso

Provavelmente a opção mais comum por representar um bom custo-benefício, o forro de gesso possui dois tipos: o tradicional (não modulado), que é composto por pequenas placas que são alinhadas e depois revestidas por uma massa, dando a impressão de uma peça única, e o drywall (acartonado), que é composto por placas maiores e envelopadas por papel acartonado, com montagem realizada através de uma estrutura metálica. Ambas instalações são fáceis e rápidas, normalmente ocasionam um pequeno rebaixamento do pé-direito, mas fornecem um bom isolamento acústico e térmico, além de possibilitar a criação de desenhos no teto através das sancas ou recortes criados, e ocultar instalações e elementos estruturais. Os contras estão na manutenção do material, que não é muito resistente à água - por isso não é indicado para áreas úmidas -, assim como pode apresentar trincas e rachaduras, ou ficar amarelado, com o passar do tempo. 

Forros para arquitetura residencial: benefícios e desvantagens de cada material - Imagem 4 de 14
Studio Cento e 7 Ene / Debaixo do Bloco Arquitetura. Foto: © Haruo Mikami

Forro de madeira

Não é das soluções mais baratas, mas certamente agrega um valor estético ao projeto. Brindando "calor e aconchego" nos espaços, os forros de madeira são atemporais. Oferecem um bom isolamento térmico e acústico dependendo de suas instalações, pode receber diferentes tipos de acabamentos e podem ser bastante duráveis conforme a madeira escolhida. O principal problema está na manutenção periódica que o material exige, tanto para pragas quanto para proteção perante o contato com a água ou incidência solar.

Forros para arquitetura residencial: benefícios e desvantagens de cada material - Imagem 10 de 14
Residência SJA / Triplex Arquitetura. Foto: © Romulo Fialdini

Forro de elementos naturais

Praticamente uma variação dos forros de madeira, é possível adotar materiais naturais e mais sustentáveis como a palha e o bambu para os forros. Muito utilizado principalmente em áreas externas, é importante seguir as recomendações de manutenção para que o material mantenha-se duradouro.

Forros para arquitetura residencial: benefícios e desvantagens de cada material - Imagem 3 de 14
Residência Guarnón / Fresneda & Zamora Arquitectura. Foto: © Javier Callejas

Forro de metal

Os forros metálicos podem ser bastante versáteis, em chapas lisas ou gradis, eles podem receber diversos acabamentos que brindam diferentes desenhos, texturas e cores para o ambiente. Com os cuidados necessários, o material se torna bastante resistente às intempéries, umidade e proliferação de bactérias, fungos e insetos. Seus contras estariam no baixo isolamento térmico e acústico, assim como a baixa resistência a ação da maresia - motivo pelo qual o metal ser evitado em regiões litorâneas.

Forros para arquitetura residencial: benefícios e desvantagens de cada material - Imagem 2 de 14
Apartamento Concreto / Casa100 Arquitetura. Foto: © Maira Acayaba

Forro de concreto

Em alguns casos, uma fina laje em concreto armado pode funcionar como forro. Ela protege o ambiente da entrada de bichos, mas o seu principal benefício está no conforto térmico e acústico que proporciona, pois cria uma dupla camada de isolamento em relação ao exterior.

Forros para arquitetura residencial: benefícios e desvantagens de cada material - Imagem 11 de 14
Abrigo Baixo / gru.a. Foto: © Rafael Salim

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Forros para arquitetura residencial: benefícios e desvantagens de cada material" 04 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001185/forros-para-arquitetura-residencial-beneficios-e-desvantagens-de-cada-material> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.