Tadao Ando projeta instalação geométrica de concreto para o MPavilion

A Fundação Naomi Milgrom divulgou o projeto da décima edição do MPavilion, feita pelo vencedor do Prêmio Pritzker, Tadao Ando. Concebido em concreto, como boa parte das obras mais emblemáticas de Ando, este será o primeiro projeto do arquiteto japonês na Austrália. Criado como um novo local de encontro no distrito cultural e botânico de Melbourne, pavilhão responde diretamente ao entorno do parque, enfatizando a pureza espacial por meio de formas geométricas básicas quadradas e circulares. O pavilhão tem inauguração prevista para 16 de novembro de 2023.

Parte de um festival de design anual de cinco meses de programação gratuita no Queen Victoria Gardens, localizado no centro de Melbourne, o MPavilion Festival é um dos eventos de design mais visitados e impactantes da Austrália. Ao longo de dez anos, o programa comissionou pavilhões de renomados arquitetos internacionais, cada um dos quais serviu como um ponto de encontro público único no histórico Queen Victoria Gardens de Melbourne, inspirando uma gama diversificada de programação. Arquitetos passados incluem: Rachaporn Choochuey, all(zone), Tailândia (2022); Francesco Magnani e Traudy Pelzel, MAP Studio, Veneza (2021); Glenn Murcutt, Austrália (2019); Carme Pinós, Estudio Carme Pinós, Barcelona (2018), Rem Koolhaas e David Gianotten, OMA, Países Baixos (2017); Bijoy Jain, Studio Mumbai, Índia (2016); Amanda Levete, AL_A, Reino Unido (2015); Sean Godsell, Sean Godsell Architects, Austrália (2014).

Tadao Ando projeta instalação geométrica de concreto para o MPavilion - Imagem 2 de 3
Cortesia de Tadao Ando Architect & Associates

O pavilhão projetado por Tadao Ando terá uma "cobertura de grandes dimensões, composta por um disco revestido de alumínio de 14,4 metros, apoiado em uma coluna central de concreto”. Duas praças distintas dão acesso ao interior, onde paredes de concreto de comprimentos variados fecham parcialmente o espaço, evocando a serenidade de um tradicional jardim murado japonês. As paredes norte e sul do pavilhão possuem uma longa abertura horizontal que se estende pelo comprimento da estrutura e enquadra as vistas do centro de Melbourne e dos parques, estabelecendo uma conexão entre o interior e a vegetação exuberante dos Jardins Queen Victoria. A simetria e as formas geométricas do pavilhão são enfatizadas ainda mais por sua disposição interna, que inclui uma área pavimentada e um espelho d'água, este último espelhando a copa, o céu, a paisagem urbana e a natureza do entorno.


Artigo Relacionado

Tadao Ando é selecionado para projetar o 10º MPavilion em Melbourne, Austrália

O projeto começou com o desejo de criar uma sensação de eternidade dentro do jardim oásis de Melbourne. Eu queria criar uma experiência que durasse para sempre nos corações de todos que a visitassem. Imagino uma arquitetura do vazio, que deixa a luz e a brisa entrar e dar vida a ela. Um lugar que ressoa com o meio ambiente, se funde com o jardim e floresce com criatividade infinita. O 10º MPavilion foi projetado para encorajar encontros entre pessoas, o mundo natural e um diálogo sem fim.
-- Tadao Ando.

Tadao Ando projeta instalação geométrica de concreto para o MPavilion - Imagem 3 de 3
Cortesia de Tadao Ando Architect & Associates

Liderada por Tadao Ando, a construção do 10º MPavilion é uma colaboração global significativa entre arquitetos, engenheiros e construtores japoneses e australianos. O arquiteto australiano Sean Godsell, diretor da Sean Godsell Architects, foi nomeado arquiteto do projeto executivo do MPavilion 10 na Austrália. Ele foi selecionado em 2014 como o arquiteto inaugural do MPavilion.

A arquitetura de Tadao Ando é notável porque afeta radicalmente a maneira como percebemos o mundo ao nosso redor. Assim como Tadao Ando, sou apaixonado pela arquitetura que promove a vida pública e incentiva a interação social, e estou entusiasmada com o fato de os australianos poderem vivenciar diretamente sua genialidade por meio deste ponto de encontro incrivelmente especial para conversas, troca de ideias e contemplação. Estamos ansiosos para ver como os visitantes, designers, artistas e outros irão responder a este espaço dramático e sereno, bem como a criatividade que irá gerar.
-- Naomi Milgrom, comissária do MPavilion.

O MPavilion é uma iniciativa anual da Fundação Naomi Milgrom. A última edição, o 9º MPavilion foi projetado pelo escritório de arquitetura e design com sede em Bangkok, all(zone). Edições anteriores apresentaram projetos de Glenn Murcutt em 2019, Carme Pinós em 2018, e Rem Koolhaas e David Gianotten do OMA em 2017.

Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Tadao Ando projeta instalação geométrica de concreto para o MPavilion" [MPavilion 10 by Tadao Ando Reveals a Striking, Concrete Geometric Intervention] 03 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000927/tadao-ando-projeta-instalacao-geometrica-de-concreto-para-o-mpavilion> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.