Inovação em madeira: 10 projetos inspiradores do Hello Wood Festival

Torres, passarelas, decks, cabines e casas de árvores. Desde o ano de 2010, o Festival Hello Wood tem erigido dezenas de construções temporárias, com um denominador comum: a madeira. Trata-se de uma iniciativa que busca democratizar o conhecimento em torno deste material, que apresenta um grande potencial para o futuro, mas que ainda sofre com inúmeros preconceitos na indústria da construção. Através da conexão entre designers e artistas de diferentes origens culturais, acadêmicas e profissionais, o evento utiliza a construção como plataforma para inovação, discussão e conhecimento. Oferece aos participantes a oportunidade única de experimentar métodos de design e construção sustentáveis, incentivando a aprendizagem através da experiência, realizado em uma área florestal próxima a Budapeste, Hungria.

Após uma pausa de três anos, o evento retorna em julho de 2023 com curadoria e palestras de renomados profissionais, incluindo Karim Rashid e Arthur Mamou-Mani, designer do Burning Man. O festival também incluirá oficinas, palestras e eventos culturais que visam incentivar a exploração de novas ideias, sempre comprometido com a sustentabilidade e a construção consciente. 

Inovação em madeira: 10 projetos inspiradores do Hello Wood Festival - Imagem 15 de 16
I am a monument . Image Courtesy of Hello Wood

Este ano, o evento explora a relação entre intervenção e naturalidade, demolição e construção, com foco nas circunstâncias ecológicas da região, uma pedreira abandonada na montanha Haláp. Os organizadores pretendem refletir sobre a contradição de que a produção de materiais de construção exige demolição, o que é especialmente relevante no contexto atual de pandemias, guerras, crises econômicas e aquecimento global. O tema não é apenas relevante do ponto de vista arquitetônico, mas também da perspectiva social. Abaixo, apresentamos uma retrospectiva de projetos que resumem bem a missão do festival:

Corn-walk (2014, Play with Balance)
Líderes: Juhász Ákos, Eke Dániel (HU)
Equipe: Kata Bóta, Milán Bokor, Lucas Facer, Katalin Gencsi, Kylén Eeva, Guilherme Leick, Anna Petrovicz, Róbert Tóth

Desta vez, o desafio dos organizadores era "brincar com o equilíbrio", que gerou ideias que investigavam o equilíbrio entre conceitos opostos. Situado nos campos bucólicos de Csórompuszta no campo húngaro, essa instalação "site-especific" subiu sobre o milharal de frente para o pôr do sol. O trabalho foi criado a partir de treliças repetitivas gradualmente mudando. Ele criou um recurso proeminente no local inclinado até se fundir completamente com os cultivos altos.

Inovação em madeira: 10 projetos inspiradores do Hello Wood Festival - Imagem 8 de 16
Corn-walk. Image Courtesy of Hello Wood

Inventory (2016, Project Village)
Líderes: András Cseh, Endre Ványolós, Áron Vass-Eysen 
Equipe: Florian Gabriel, Maelys Garreau, Panna  Petró, Emese Burista, Máté Jambrik, Bianka Bíró, Mercedes Palacio

2016 foi o segundo ano do Project Village, uma missão de três anos que desafia os participantes a construir seu próprio assentamento, o campus rural da Escola de Verão de Hello Wood. O projeto "inventário" marcou o evento de chegada através de provas de materiais mundanas, porém icônicas. Colocada pela entrada na beira do campus, aguarda os campistas para passar pelos dois lados, deixando um mundo para trás e se preparando para as aventuras que virão.

Inovação em madeira: 10 projetos inspiradores do Hello Wood Festival - Imagem 9 de 16
Inventory. Image Courtesy of Hello Wood

Project Villa (2016, Project Village 2)
Líderes: Áron Baki, Csongor Egyed, Máté Gadolla, Márton Kőműves, Ákos Szabó, Ákos Takács (BuildunBuilt)
Equipe: Pablo González Serna, Marta Zabik, Sylvia Winter, Angela Recasens Estrada, Yushi Zhang, Aleksandra Sudnikovich, Anna Raczynska, Makai Luca

Os interesses da equipe BuildUnBuilt estavam na questão da habitação contemporânea e na relevância e futuro da prototipagem. Eles buscaram uma extensa pesquisa sobre a história local da prototipagem como uma tecnologia para facilitar e definir mudanças sociais e estéticas. O Project Villa foi a primeira casa de protótipo da história do acampamento e também funcionava como um local de vigia. Aqueles que subiram ao topo foram capazes de apreciar uma vista panorâmica deslumbrante da paisagem circundante.

Inovação em madeira: 10 projetos inspiradores do Hello Wood Festival - Imagem 6 de 16
Project Villa. Image Courtesy of Hello Wood

I am a monument (2017, Project Village 3)
Líderes: Josep Garriga Tarres, Patxi Martin, Natalia Vera Vigaray (OfficeShophouse)
Equipe: Aloutsanidis Vasilis, Lance Macadangdang, Rogier Tamminga, Hena Wang, Darya Moatazed-Keivani, Berta Ballestin, Lara Gonzalez, Pyeori Jung, Charlotte Cocking, Zhao Zhou, Fábián Villányi, Ruairidh Murdock, Gabrielle Sanchez, Trevor McClelland

"Eu sou um monumento" foi uma nova visão da vila do projeto do Hello Wood Camp anterior. Um telhado e um piso superior com paredes laterais foram construídos, fornecendo sombra e refúgio. Os construtores usaram suas próprias ideias para melhorar a estrutura existente enquanto também respeitavam seus recursos originais. Essa abordagem está alinhada com o princípio arquitetônico que afirma que um edifício nunca é concluído - o tempo é sempre transformado de acordo com as necessidades daqueles que o usam e a reforma. O nome homenageia os esforços dos construtores anteriores.

Inovação em madeira: 10 projetos inspiradores do Hello Wood Festival - Imagem 5 de 16
I am a monument . Image Courtesy of Hello Wood

The Tower (2017, Project Village 3)
Líderes: Bence Pásztor, Dávid Tarcali, Soma Pongor (Studio Nomad)
Equipe: Claudio Parada Nunes, Paula Prkacin, Sandra Przepiórkowska, Botond Gazda, Josef Vild, Josine Vos, Sabrah Islam, Riccardo Gialloreto, Ádám Tóth, Anna Smołko

Esse trabalho arquetípico era um símbolo de continuidade no tempo e no espaço que conecta o passado e o presente. Ao escalar a torre de observação, não só se podia ver o acampamento de Hello Wood com suas novas estruturas a partir daquele ano, mas também olha para Csórompuszta, o antigo local do projeto Village. Também foi preservado o passado: a forma do topo da torre lembrava chaminés na vila, e a madeira de projetos anteriores também foi construída nela.

Inovação em madeira: 10 projetos inspiradores do Hello Wood Festival - Imagem 4 de 16
The Tower. Image Courtesy of Hello Wood

Hello Wool (2018, Cabinfever)
Líderes: Lukács Szederkényi and Dénes Emil Ghyczy (AU Workshop), Marton Low
Equipe: Dóra Riederauer, Márk Winkler, Alžběta Brůhová, Harriet Dyke, Lenneke Slangen, Tina Peirlinck

Cabinfever foi um dos mais memoráveis festivais da Hello Wood, também lançando a pequena mania da casa na Hungria. 'Hello Wool' era uma cabine com isolamento de lã revestida de metal especialmente projetada para uso de uma pessoa, m espaço para fugir de tudo e se perder em seus pensamentos. Duas camadas de lã cobriam o retiro, de modo que a camada interna sempre permanecia seca e livre de insetos. A lã é um excelente material isolante para impedir o calor e o frio. O edifício com telhado de lata foi projetado para que o ar quente da área da cobertura escape através de uma ventilação semelhante a uma chaminé e os pequenos orifícios nos painéis de madeira ao redor.

Inovação em madeira: 10 projetos inspiradores do Hello Wood Festival - Imagem 3 de 16
Hello Wool . Image Courtesy of Hello Wood
Inovação em madeira: 10 projetos inspiradores do Hello Wood Festival - Imagem 14 de 16
Hello Wool . Image Courtesy of Hello Wood

Treehouse (2018, Cabinfever)
Líderes: Pascal Deschenaux, Aziz Temel, Francesco Borghini (Frundgallina)
Equipe: Maria Victoria Gracia, Miranda Rigby, Kam Lai Man, Nguyen Hoang Minh, Jack Bowen, Igor Nesterov, Katarina Martonakova, Hugh Gibbs, Evgeny Makarenko, Nanu Youttananukorn, Anna Varga-Kardos, Karolina Krzyzanowska, Alice Kim, Laia Bramona Collet, Fruzsina Karig

Uma característica icônica em Csóromfölde que ainda vigia a área, a casa da árvore é um refúgio e funciona como um farol para viajantes perdidos. São os pequenos detalhes - como os ângulos fechados e inclinados dos lados - que definem a aparência final. As paredes triangulares de amarração interior reduzem significativamente o espaço interior na cabine, de modo que a única maneira de expandir o espaço de vida era aumentar a altura do edifício. Embora o edifício esteja aberto no térreo, as seções superiores são acessíveis apenas por uma escada, fechando-o completamente para que os viajantes cansados possam encontrar a solidão e escapar do clima do lado de fora.

Inovação em madeira: 10 projetos inspiradores do Hello Wood Festival - Imagem 13 de 16
Treehouse. Image Courtesy of Hello Wood

Tűzvíznéző (2018, Hungarian Gathering)
Líderes: Tamás Bene, Áron Vass-Eysen
Equipe: Bence Dobos, Veronika Róza Háló, Fanni Hegyi, Lehel Heim, Kitti Krusinszky, Evelin Murczin, Kíra Eszter Szabolcs, Dávid Székely, ImreSzűcs

Hello Wood realizou a reunião húngara de 2018 na região vinícola de Takaj. O programa, que reuniu 10 instituições educacionais da Hungria, viu as universidades construir instalações de madeira em 8 cidades da região ao longo de uma semana.

O projeto Mome foi concluído em Bodrogkisfalu, onde muitos ex-habitantes costumavam coletar madeira para seus meios de subsistência. Hoje, uma barragem separa a vila do rio Bodrog e o lago de colheita de água da chuva foi abandonado. Os estudantes construíram um ponto de descanso nesta lagoa: eles colocaram estruturas flutuantes de madeira na lama que seguram um baralho elíptico com uma lareira feita de tijolos Chamotte. A instalação, feita de materiais locais tradicionais, reconecta o rio e o pequeno lago ao tecido da vila.

Inovação em madeira: 10 projetos inspiradores do Hello Wood Festival - Imagem 12 de 16
Tűzvíznéző. Image Courtesy of Hello Wood

We Mask (2019, Carnival)
Líderes: Natalia Vera Vigaray, Patxi Martin, Josep Garriga Tarres (Office Shophouse), Alžběta Brůhová, Tina Peirlinck
Equipe: Leva Davulyte, Lucie Blanchot, Charnjeev Kang, Daniel Menšík

WeMask foi uma estrutura performativa que se baseia em seus participantes - que sustentam o telhado de palha - para alcançar sua visão de coletividade. Somente então o cone se torna uma estrutura, uma representação de como uma comunidade deve trabalhar juntos para atingir seus objetivos. Além desta mensagem, a equipe por trás do projeto também foi dedicada à construção sustentável, com o teto construído apenas de materiais coletados no local e sem o uso de nenhuma ferramenta elétrica.

Inovação em madeira: 10 projetos inspiradores do Hello Wood Festival - Imagem 11 de 16
We Mask. Image Courtesy of Hello Wood

Gingá (2020, Superposición - Argentina)
Líderes: Giovanna Taques, Guilherme Schmitt, Victor Escorsin, João Vitor Sarturi

Hello Wood também se expandiu através das fronteiras e, em 2017, a Argentina organizou seu primeiro Hello Wood Camp, seguindo o modelo húngaro. O projeto Ginga procurou trazer significado ao conceito de superposição da edição de 2020 da Hello Wood Argentina. Ginga é um estágio que convida a Hello Wood participantes de ricas origens culturais e profissionais para trocar idéias. Pretendia-se promover vários encontros e proporcionar uma experiência como um espaço para lazer, conferência e permanência. Durante a noite, a lâmpada central ilumina e tinge o espaço em vermelho, gerando sombras e diferentes percepções, desenhando curiosidade. "Gingar" é o movimento básico da capoeira, uma arte marcial brasileira, e está profundamente relacionada à ideia de se mover harmoniosamente.

Inovação em madeira: 10 projetos inspiradores do Hello Wood Festival - Imagem 10 de 16
Ginga. Image Courtesy of Hello Wood

Para mais informações, siga o evento do Facebook do Festival e dê uma olhada no site Hello Wood também.

Hello Wool (2018, Cabinfever)

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Souza, Eduardo. "Inovação em madeira: 10 projetos inspiradores do Hello Wood Festival" [Innovation in Wood: 10 Inspiring Projects from Hello Wood Festival] 28 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000523/inovacao-em-madeira-10-projetos-inspiradores-do-hello-wood-festival> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.