Pavilhão da Bélgica investiga a relação dos arquitetos com os recursos na Bienal de Veneza 2023

O Pavilhão da Bélgica anunciou sua exibição para a Exposição Internacional de Arquitetura deste ano - La Biennale di Venezia. Com curadoria de Bento e Venciane Despret, In Vivo concentra-se em investigar a nova relação dos arquitetos com os recursos naturais. A mostra desafia nosso sistema de produção extrativista ao identificar e projetar alternativas arquitetônicas a partir de componentes obtidos dos organismos vivos e do imaginário que os acompanha.

Pavilhão da Bélgica investiga a relação dos arquitetos com os recursos na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 2 de 8Pavilhão da Bélgica investiga a relação dos arquitetos com os recursos na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 3 de 8Pavilhão da Bélgica investiga a relação dos arquitetos com os recursos na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 4 de 8Pavilhão da Bélgica investiga a relação dos arquitetos com os recursos na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 5 de 8Pavilhão da Bélgica investiga a relação dos arquitetos com os recursos na Bienal de Veneza 2023 - Mais Imagens+ 3

A instalação realiza experimentos em larga escala com materiais orgânicos e vivos, como solo não cultivado e micélio (a parte vegetativa dos fungos). Ao mesmo tempo, o catálogo do pavilhão considera nossa situação à luz desse ambiente inexplorado. A exibição também terá um ou mais momentos especiais para que os curadores possam diversificar seus pontos de vista por meio de experiências práticas de aprendizado (workshops) e/ou interações (debates).

Pavilhão da Bélgica investiga a relação dos arquitetos com os recursos na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 7 de 8
Cortesia de Bento

Os curadores transformaram o Pavilhão da Bélgica em um local onde os recursos alternativos da construção podem ser explorados com sensibilidade e o seu processo de desenvolvimento pode ser experienciado. Na sala central, o visitante experimenta materiais naturais e vivos, explorando o micélio em uma estrutura de madeira de 12x6x6m assentada sobre um piso feito de terra recém-escavada. Como resultado, os visitantes terão a chance de explorar as qualidades sensoriais, táteis, auditivas e poéticas desses materiais. O micélio, a madeira e a terra vêm de Bruxelas para fornecer um suprimento incrivelmente local e sustentável. Além disso, a estrutura foi projetada para ser especificamente desmontada e seus elementos receberão uma segunda vida em Veneza pela empresa local Re-Biennale.


Artigo Relacionado

Pavilhão de San Marino faz a distinção entre anfitrião e convidado na Bienal de Veneza 2023

A instalação assemelha-se a um "laboratório do futuro", que a curadora Lesley Lokko pretende nesta 18ª edição da Bienal, com as salas vizinhas dedicadas ao processo de experimentação e fabricação da criação de Bento. Ela serve ainda como uma porta simbólica para outra abordagem de construção que usa materiais regionais e apoia a criação e expansão de novos caminhos para o uso dos materiais vivos na Bélgica e em outros lugares.

Pavilhão da Bélgica investiga a relação dos arquitetos com os recursos na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 3 de 8
Cortesia de Sonian Wood Coop

Como podemos repensar a arquitetura em um mundo de recursos finitos? Propomos experimentar alternativas invejáveis para nossos territórios e nossas cidades, alternativas que seriam forjadas com e a partir dos seres vivos que os habitam e são seu tecido constituinte. Esses experimentos, em essência, apenas estenderiam, expandiriam e até honrariam os arranjos múltiplos (e muitas vezes negligenciados) entre humanos e não-humanos, os vivos e os não-vivos [...] O pavilhão "In vivo" fornecerá um tempo e lugar para o pensamento crítico, especialmente porque questões sobre responsabilidade, consideração pelos outros seres e justiça serão discutidas em relação ao viver e às estruturas.
-- Bento e Vinciane Despret

Pavilhão da Bélgica investiga a relação dos arquitetos com os recursos na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 5 de 8
Cortesia de Sonian Wood Coop

Sob o tema abrangente de Lesley Lokko, "O Laboratório do Futuro", muitos outros países anunciaram seus pavilhões. O pavilhão de San Marino está exibindo o “Housing Guest Project”, explorando o futuro da hospitalidade por meio de workshops e projetos de pesquisa. O pavilhão da Romênia investiga inovações tecnológicas incomuns do passado como fonte de inspiração para criar um ambiente urbano mais agradável e resiliente. Por fim, o pavilhão georgiano intitulado “January, February, March examina a relação entre o fluxo de tempo e energia.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Pavilhão da Bélgica investiga a relação dos arquitetos com os recursos na Bienal de Veneza 2023" ["In Vivo": The Belgian Pavilion Investigates Relationship of Architects with Resources at the 2023 Venice Biennale ] 01 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000192/pavilhao-da-belgica-investiga-a-relacao-dos-arquitetos-com-os-recursos-na-bienal-de-veneza-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.