EcoParque Itaipu: conheça os vencedores do concurso nacional de arquitetura

A Itaipu Binacional, empresa pertencente ao Brasil e ao Paraguai que administra a Usina Hidrelétrica de Itaipu, lançou um concurso nacional de arquitetura para o desenho do EcoParque Itaipu, em Foz do Iguaçu. O edital, publicado em dezembro de 2022, previa a criação de um parque urbano que "contribuirá para a conservação de uma das áreas verdes mais relevantes de Foz do Iguaçu, associada a utilização pública e sustentável".

As propostas arquitetônicas apresentadas deveriam estar preparadas para receber as mais distintas tecnologias, sejam elas digitais ou soluções baseadas na natureza, com o intuito de transformar o parque em um laboratório de soluções para enfrentar os problemas cotidianos de uma forma mais feliz e eficaz.

O resultado do concurso foi anunciado em 6 de abril, e os escritórios premiados serão homenageados em um evento que acontecerá no início de maio. Conheça, a seguir, os três vencedores e as três propostas reconhecidas com menção honrosa.

Primeiro Lugar

EcoParque Itaipu: conheça os vencedores do concurso nacional de arquitetura - Imagem 2 de 7
Proposta premiada com o primeiro lugar. Autoria de André Augusto Prevedello. Image via Concurso EcoParque Itaipu

Autor: André Augusto Prevedello.
Coautor: Estevan Barin Moreira.
Colaboradores: Marlos Hardt, Leonardo Fanfa Pedroso, Tais Mendes de Freitas Prevedello, Gabriel Mori de Oliveira, Pedro Henrique Barros da Silva.
Consultoria: Sandra Mara Pereira de Queiroz (bióloga).

"O projeto parte da criação de ilhas em meio à água e vegetação. São pontos de uso intenso com diversas experiências físicas e digitais criando hotspots (termo empregado na ecologia com significado de áreas de máxima biodiversidade) interconectados por trilhas e passeios. As ilhas foram criadas aproveitando as áreas sem vegetação do parque. Assim, o projeto mantém intactas os maciços arbóreos existentes criando passagens conectadas em meio a vegetação local."

Segundo Lugar

EcoParque Itaipu: conheça os vencedores do concurso nacional de arquitetura - Imagem 3 de 7
Proposta premiada com o segundo lugar. Autoria de Mario Figueroa, Guile Amadeu, Daniel Maioli, Gustavo Bondezan, Camila Rocco, Erick Vicente, Diego Perez, Marcos Castaings, Javier Lanza, Glória Cabral, Rebeca Commissaris, Radames Girona, Elisiana Kleins, Silvia Betat, Kaled Baracat. Image via Concurso EcoParque Itaipu

Autores: Mario Figueroa, Guile Amadeu, Daniel Maioli, Gustavo Bondezan, Camila Rocco, Erick Vicente, Diego Perez, Marcos Castaings, Javier Lanza, Glória Cabral, Rebeca Commissaris, Radames Girona, Elisiana Kleins, Silvia Betat, Kaled Baracat
Colaboradores: David Chang, Natalia Herrera, Pedro Paes Yasmim Castaldelli, Federico Bresque.

"A proposta se apoia na condição marcante de um território natural amplamente impactado, mas com uma condição inegável de resiliência. O poder de regeneração tem motivado ações formais e informais na tentativa de consolidar a condição de sítio natural e ao mesmo tempo oferecer a comunidade opções de lazer e ócio associados a natureza."

Terceiro Lugar

EcoParque Itaipu: conheça os vencedores do concurso nacional de arquitetura - Imagem 4 de 7
Proposta premiada com o terceiro lugar. Autoria de Rael Belli, Daniel Otavio Maffezzolli, Leandro Ludwig, Eduarda Paula Moser, Larissa Brack e Silva, Simone Chaves Alexandrino Pereira. Image via Concurso EcoParque Itaipu

Autores: Rael Belli, Daniel Otavio Maffezzolli, Leandro Ludwig, Eduarda Paula Moser, Larissa Brack e Silva, Simone Chaves Alexandrino Pereira.

"As formas da natureza serviram de inspiração na parte estética e funcional do projeto arquitetônico por completo, em cada ambiente projetado há referências de linhas orgânicas facilmente encontradas na fauna e na flora local. Esses princípios também foram incorporados através da criação de um lago, jardins de chuva, canteiros, telhados verdes e espaços abertos que permitam a entrada de luz natural e a circulação de ar fresco."

Menção Honrosa

EcoParque Itaipu: conheça os vencedores do concurso nacional de arquitetura - Imagem 5 de 7
Proposta premiada com o menção honrosa. Autoria de Louisa Savignon Lepri. Image via Concurso EcoParque Itaipu

Responsável técnico: Louisa Savignon Lepri.
Coautores: Raul Marques, Alana Minakawa, Matheus Araújo, Pauline Seifert, Ricardo Hein, Larissa Agnelo.
Colaboradores: Vanessa Lacerda, Fátima Savignon.
Consultores: Clóvis Brighenti, Jorge Daniel de Melo, Jasmine Reigota, Edson Amaurilio.

"O projeto arquitetônico e paisagístico proposto para o Ecoparque Jupira é a criação de um trajeto de imersão na mata do vasto terreno preservado pela Itaipu, numa união de passado histórico e contemporaneidade, com a aplicação tecnológica e sustentável de um Ecoparque 5.0."

Menção Honrosa

EcoParque Itaipu: conheça os vencedores do concurso nacional de arquitetura - Imagem 7 de 7
Proposta premiada com o menção honrosa. Autoria de Thais Aline Soares. Image via Concurso EcoParque Itaipu

Autora e responsável técnico: Thais Aline Soares.
Coautores: Marcelo Langner, Egon Vettorazzi, Isabela Bispo dos Santos, Aline Helena Barbosa, Thomas Vinícius Ferrari Pereira, Pedro Henrique Martins.
Consultores: António José Pereira de Figueiredo, Edward Richards, Leia Paschoalloto.

"Foram adotadas diversas medidas para promover a sustentabilidade, tais como práticas de eficiência energética, técnicas construtivas apropriadas ao clima e cultura local, arquitetura bioclimática, educação ambiental e preservação da biodiversidade, além de abordar conceitos de sociedade 5.0."

Menção Honrosa

EcoParque Itaipu: conheça os vencedores do concurso nacional de arquitetura - Imagem 6 de 7
Proposta premiada com o menção honrosa. Autoria de Fernando Felippe Viegas e Cristiane Muniz. Image via Concurso EcoParque Itaipu

Autor e responsável técnico: Fernando Felippe Viegas.
Coautora: Cristiane Muniz.
Colaboradores: Careaga Margalejo, Jesús Pereira, Analía Galiano Krug, Fernanda Jaime.

"A ideia adotada contempla a integração dos conceitos de sociedade 5.0, cidade de quinze minutos, sustentabilidade do ecossistema e equidade urbana. A nova tendência do “edutainment” (educação + entretenimento), transforma o espaço num espaço lúdico de aprendizagem para todas as idades."

Os trechos entre aspas foram retirados dos resumos das propostas disponibilizados no site do concurso.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "EcoParque Itaipu: conheça os vencedores do concurso nacional de arquitetura" 13 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000038/ecoparque-itaipu-conheca-os-vencedores-do-concurso-nacional-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.