O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Hope Tree: instalação de 670 folhas de papel retroiluminadas / 24° Studio

Hope Tree: instalação de 670 folhas de papel retroiluminadas / 24° Studio

Hope Tree: instalação de 670 folhas de papel retroiluminadas / 24° Studio
Hope Tree: instalação de 670 folhas de papel retroiluminadas / 24° Studio, © Atsushi Takahashi
© Atsushi Takahashi

Hope Tree (Árvore de Esperança) é uma instalação conceitual exibida na Semana do Design de Tóquio. O projeto foi um dos ganhadores do Concurso de Design e Arte Ambiente Contêiner, patrocinado pela Design Association NPO, no Japão e Dezeen, no Reino Unido.

© Atsushi Takahashi

Esta instalação foi concebida como um questionamento ao entorno como conhecemos e a esperança de gerar um debate entre os visitantes sobre o lugar de nossa vida cotidiana, nosso meio ambiente. Ultimamente, somos bombardeados com produtos que fazem frente às consequências dos danos ambientais, mas, muitas vezes, desconhecemos as raízes destes problemas que são produzidos quando o mesmo não é compreendido plenamente.

© Atsushi Takahashi

Conceito:

Elegeu-se uma árvore como um ponto de partida, já que é algo identificável universalmente. Por muitos anos, a árvore tem sido a forma mais primitiva de refúgio, jardim, e o mais importante, uma companhia. Com a inovação e intervenção humana, as árvores contribuem para a nossa vida de inúmeras formas, desde uma folha de papel, até uma construção complexa. Cada fruta, flor e folha de uma árvore, simbolizam mudança e esperança para o amanhã. No entanto, mesmo uma árvore forte é frágil Se não tratada adequadamente, pode simplesmente se acabar. A instalação Hope Tree convida os espectadores a experimentar o seu novo ambiente através de uma única árvore e um espaço que ela conforma.

© Atsushi Takahashi

Processo de Iluminação

A instalação deveria estar situada no interior de um contêiner de 20 pés (6 metros). A construção de um espaço toroidal, foi feita neste espaço. Esta abordagem fornece uma oportunidade para enfatizar um espaço vazio, com a aplicação de uma representação de uma árvore no centro do espaço. A superfície toroidal é composta por uma estrutura autoportante de 670 folhas de papel de aquarela. Para além da espessura do papel aquarela, a rigidez de cada folha é reforçada com bordas de papelão para criar uma forma de caixa. A simetria da forma toroidal permite minimizar a variação tipológica de cada folha caixa e facilitar o processo de fabricação.

© Atsushi Takahashi

Os painéis foram montados em um arco espacial, inspirado na construção arco tradicional de alvenaria. Esta forma de construção permitiu que a carga do teto do arco elíptico, fosse distribuído por igual entre a coluna central e as paredes perimetrais.

© Atsushi Takahashi

Os cortes em forma de folha foram calculados e deformados de acordo com a geometria dos painéis. As aberturas foram apoiadas com papel vegetal, que atura como uma superfície difusora para as lâmpadas LED situadas por trás dos painéis. A aplicação de iluminação LED permite a cobertura de todo o espaço com um uso mínimo de watts, já que a instalação não poderia exceder 1 KWT.

© Atsushi Takahashi

Um total de 20 conjuntos em série de luzes LED foram utilizadas na instalação. Estão vinculados e unidos por trás dos painéis, e estabelecidos no interior do invólucro do contêiner de transporte. Vários dos painéis podem ser acessados caso alguma iluminação falhasse. Com baixo calor e uma produção de baixo consumo, a iluminação LED era a mais apropriada, segura e eficiente, para iluminar a estrutura.

© Atsushi Takahashi

Além disso, as características do papel de aquarela proporcionam uma resposta dinâmica ao fator ambiental de dentro e fora do espaço. A umidade e a condensação criadas dentro do contêiner, com as mudanças das condições atmosféricas durante a exposição, permitem a mudança do recorte da folha, deformando e expondo mais ou menos a luz difusa.

Sobre este autor
Eduardo Souza
Autor
Cita: Eduardo Souza. "Hope Tree: instalação de 670 folhas de papel retroiluminadas / 24° Studio" 18 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/76189/hope-tree-instalacao-de-670-folhas-de-papel-retroiluminadas-24-graus-studio> ISSN 0719-8906