O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. “Hovenring”: Rotatória “flutuante” para ciclistas em Eindhoven, Holanda

“Hovenring”: Rotatória “flutuante” para ciclistas em Eindhoven, Holanda

“Hovenring”: Rotatória “flutuante” para ciclistas em Eindhoven, Holanda
“Hovenring”: Rotatória “flutuante” para ciclistas em Eindhoven, Holanda, © jsholland1 - Via Flickr
© jsholland1 - Via Flickr

Desde o dia 29 de junho deste ano, os habitantes da cidade holandesa Eindhoven podem disfrutar de um passeio de bicicleta sem interrupções nem riscos à sua integridade, graças à construção de “Hovering”, uma rotatória suspensa criada especialmente para os ciclistas.

Vista aérea da rotatória antes da construção da via suspensa – Via Plataforma Urbana

A infraestrutura, de uso gratuito, permite que os ciclistas provenientes de quatro rotas distintas ingressem na rotatória por rampas e siam em qualquer outra avenida, sem encontrar em nenhum momento os carros que circulam na via expressa A2, que está abaixo da rotatória.

De longe, a rotatória parece estar flutuando sobre a via, já que a estrutura circular de 72 metros de diâmetro está unida a 24 cabos que, por sua vez, convergem em um poste central de 70 metros de altura. Sua construção foi idealizada porque pela via expressa circulam, aproximadamente, 25 mil veículos por dia, o que convertia o lugar em um setor perigoso para quem transitava de bicicleta, especialmente para as crianças, que pegam esse caminho para chegarem a seus colégios. Segundo o site BicycleDutch, a rotatória teve um custo total de 20 milhões de euros.

Construção de Hovenring – Via Plataforma Urbana

Antes da “Hovenring”, os ciclistas do lugar tinham ciclovias próximas à via equipadas com semáforos, bastava que um motorista ou um ciclista não respeitasse uma luz vermelha para provocar um acidente. Na imagem superior, pode-se distinguir as ciclovias anteriores de cor café.

Como a cidade de Eindhovem é a sede de várias empresas mundiais de tecnologia e iluminação, considerou-se necessário que a via A2, acesso principal e rota de entrada à cidade de Veldhoven e ao subúrbio Meerhoven, tivesse uma infraestrutura imponente e exemplar, que demonstrasse parte de sua identidade, caracterizada pela inovação tecnológica e por seu incentivo ao uso da bicicleta, como meio de transporte.

Durante sua construção no começo de 2012, o vento da zona fez com que os cabos vibrassem mais do que o esperado, o que resultou na decisão de trocar todos os cabos por outros mais resistentes.

No dia 29 de junho deste ano, dia da inauguração, a rotatória foi o cenário de uma verdadeira festa. Em “Hovering” foram pendurados balões e foi realizada uma corrida entre um vereador de Eindhoven e outro de Veldhoven. Além disso, em uma loja de automóveis próxima à via, foram instaladas pequenas rampas nas quais as crianças puderam praticar com suas bicicletas.

Via Plataforma Urbana

Claramente, a rotatória Hovering é um exemplo de políticas públicas inclusivas para os usuários das bicicletas, que aumentam consideravelmente ao ver os efeitos positivos de seu uso na saúde física e metal, e no meio ambiente.

Sobre este autor
Marina de Holanda
Autor
Cita: Marina de Holanda. "“Hovenring”: Rotatória “flutuante” para ciclistas em Eindhoven, Holanda" 15 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/75648/hovenring-rotatoria-flutuante-para-ciclistas-em-eindhoven-holanda> ISSN 0719-8906