O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. 14 Fatos que Você Não Sabia Sobre Le Corbusier

14 Fatos que Você Não Sabia Sobre Le Corbusier

14 Fatos que Você Não Sabia Sobre Le Corbusier
14 Fatos que Você Não Sabia Sobre Le Corbusier, © Willy Rizzo
© Willy Rizzo

Le Corbusier (6 de Outubro de 1887 – 27 de Agosto de 1965) será eternamente conhecido como um ícone do Modernismo, mas você sabia que o homem que mudou a história da arquitetura levou sua vida pessoal de forma muito peculiar?
Em homenagem ao que seria seu 125º aniversário, reserve um tempo para ver alguns de seus clássicos (talvez o Convento de La Tourette, a Capela de Ronchamp, Casa Curutchet, Secretariado de Chadingarh, Villa Savoye, Unité d’Habitation ou Villa Roche) e leia mais sobre o homem por trás do mito – Charles-Édouard Jeanneret.

Acompanhe a seguir fatos curiosos de Le Corbusier (inclusive o que Salvador Dalí disse sobre ele).

© Sureh Sharma

O que você não sabia sobre Le Corbusier:

  • Após encontrar Josephine Baker em um transatlântico da Europa em direção à América do Sul, Le Corbusier fez desenhos do corpo nu da famosa atriz.
  • Enquanto Le Corbusier estava casado com a modelo chamada Yvonne Gallis, ele manteve um longo relacionamento com a herdeira sueco-americana Marguerite Tjader Harris.
© Guzman Lozano

Le Corbusier e o Planejamento Urbano:

  • Le Corbusier desenhou a primeira cidade planejada da Índia – Chandigarh. A disposição foi baseada nas plantas que ele concebeu em seu livro La Villa Radieuse, que por sua vez eram uma atualização das ideias para a Ville Contemporaine.
  • As teorias de Le Corbusier como planejador urbano foram muito contestadas, talvez não mais do que por Jane Jacobs: “A utopia de Le Corbusier foi uma condição que ele chamou de liberdade máxima, porém parece que não significava muita autonomia, mas liberdade de uma responsabilidade comum.
© Wojtek Gurak

Le Corbusier e a Política:

  • A famosa frase de Le Corbusier “Arquitetura ou Revolução” surgiu de sua crença de que uma arquitetura industrializada e eficiente era a única maneira de evitar uma revolução das classes. Seus argumentos embasaram seu livro “Por uma Arquitetura” e culminaram em sua famosa obra, a Villa Savoye.
  • Em 1934, o arquiteto foi convidado por Benito Mussolini para uma palestra em Roma.
  • No começo da década de 1940, Le Corbusier recebeu a posição de planejador urbano pelo governo Vichy para supervisionar os projetos de várias cidades, inclusive Algiers. Quando suas plantas foram rejeitadas, Le Corbusier se retirou de sua vida política.
© Flavio Bragaia

Le Corbusier e a Arte e o Design:

  • Le Corbusier adotou seu pseudônimo (uma derivação do sobrenome de sua avó) após publicar um manifesto, co-escrito com a artista Amédée Ozenfant, chamado “Après le Cubisme.” Apesar de trabalhar como pintor cubista na época, ele sentiu que o Cubismo havia se desenvolvido de forma muito romântica. Assim, seu manifesto foi sua ode a um novo movimento artístico: Purismo.
  • Apesar de Salvador Dalí, em determinado momento, ter sido considerado um “amigo” de Le Corbusier, ele foi citado chamando os edifícios do arquiteto de “os edifícios mais feios e inaceitáveis no mundo” e disse que a morte de Le Corbusier o “preencheu de uma imensa alegria. [...] Le Corbusier era uma criatura lamentável que trabalhava com concreto armado.” Porém, o desdém de Dalí não o impediu de colocar flores no túmulo do arquiteto, como, em suas próprias palavras: “por um lado eu o desteto, mas por outro lado eu sou um covarde absoluto.
  • Le Corbusier colaborou com a arquiteta Charlotte Perriand e seu primo Pierre Jeanneret no projeto de móveis modernistas icônicos. “Cadeiras são arquitetura, sofás são burgueses”, disse uma vez o arquiteto.
©Samuel Ludwig

Le Corbusier e suas inspirações:

  • Le Corbusier foi reconhecido com a imagem da “Mão Aberta”, construindo diversas esculturas durante toda sua carreira. Ele a chamava de um “sinal de paz e de reconciliação [...] destinado a receber as riquezas criadas e distribui-las para as pessoas do mundo. Esse deve ser o símbolo de nossa época.”
  • A filosofia de projeto de Le Corbusier foi fortemente inspirada em conceitos matemáticos usados por Leonardo da Vinci, como a proporção áurea e a série de Fibonacci, a qual ele usou como base para suas proporções arquitetônicas.
© Cara Hyde-Basso

Em 27 de Agosto de 1965, Le Corbusier decidiu fazer um mergulho, contra as ordens de seu médico, no Mar Mediterrâneo, na costa de sua amada casa no sul da França. Seu corpo foi encontrado por banhistas.

A arquitetura é o jogo magistral, correto e magnífico das massas reunidas na luz.

Le Corbusier, Por uma Arquitetura, 1923.

Fatos via Wikipedia.

Sobre este autor
Vanessa Quirk
Autor
Cita: Vanessa Quirk. "14 Fatos que Você Não Sabia Sobre Le Corbusier" 06 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/74477/14-fatos-que-voce-nao-sabia-sobre-le-corbusier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.