Clássicos da Arquitetura: Secretariado de Chandigarh / Le Corbusier

O plano original de Le Corbusier para o Complexo do Capitólio consiste em quatro edifícios e seis monumentos dispostos num único terreno, concebido como três praças entrelaçadas. Três dos quatro edifícios foram realizados (o Palácio de Justiça, o Palácio da Assembléia e o Secretariado), e projetados para representar os três poderes da democracia –o quarto edifício, o Palácio do Governo, nunca foi construído.

© flickr diametrik

O Secretariado é uma longa barra horizontal de concreto, com 254 metros de comprimento e 42 metros de altura, e marca a extremidade do lado esquerdo do Complexo do Capitólio. A construção é composta por seis blocos, de oito pavimentos cada, divididos por juntas de dilatação, e finalizado, nas extremidades, por duas rampas esculturais que dão acesso aos diferentes níveis.

© flickr robespiero

Para maximizar a iluminação natural e a ventilação cruzada, um plano longo e estreito foi implementado por Le Corbusier –esta abordagem também ajudou a delinear as fronteiras reais e implícitas do complexo. Visualmente, reduz a escala da maciça fachada, projetada modularmente a fim de fragmentar a elevação em elementos programáticos legíveis.

© flickr BEN+_+

Essa abordagem, não só impede que os observadores sejam oprimidos pela escala do edifício, mas também desempenha um papel importante no esquema de iluminação natural do projeto como um todo. As varias projeções, reentrâncias, elementos de circulação, e espaços interiores multi-níveis atuam como brise-soleil para reduzir o ganho solar.

© flickr diametrik

A cafeteria fica no terraço, onde se pode ter uma ampla vista da cidade. O jardim e o passeio desenvolvido em conjunto com a paisagem do entorno mudam de acordo com a mudança do ângulo de visão do observador.

© flickr robespiero

O Secretariado é uma forma simples e convencional onde as variações da estrutura e sua distribuição interna não interrompem o seu volume compacto, mas que são reproduzidas bidimensionalmente no elaborado design dos brise-soleil. Próximo a ele, está a escultura de uma enorme mão aberta, concebida como símbolo de unidade. O Palácio do Secretariado é a maior construção do Complexo do Capitólio, em Chandigarh, e é a sede do poder executivo dos governos do Punjab e Haryana.

© flickr BEN+_+

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Le Corbusier
  • Ano: 1952
  • Tipo de projeto: Institucional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Chandigarh, Índia
  • Implantação no terreno: Isolado

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Clássicos da Arquitetura: Secretariado de Chandigarh / Le Corbusier" 06 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-74349/classicos-da-arquitetura-secretariado-de-chandigarh-le-corbusier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.