O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Kazuyo Sejima é nomeada primeira mentora de arquitetura no Rolex Mentor and Protégé Initiative

Kazuyo Sejima é nomeada primeira mentora de arquitetura no Rolex Mentor and Protégé Initiative

Kazuyo Sejima é nomeada primeira mentora de arquitetura no Rolex Mentor and Protégé Initiative
Kazuyo Sejima é nomeada primeira mentora de arquitetura no Rolex Mentor and Protégé Initiative, Kazuyo Sejima  © Takashi Okamoto
Kazuyo Sejima © Takashi Okamoto

 

Notícias da Bienal de Veneza 2012 nos contam que a arquitetura japonesa Kazuyo Sejima foi nomeada como a primeira mentora de arquitetura para a Rolex Mentor and Protégé Initiative –um programa único que reúne grandes artistas e jovens talentos. Reconhecida como “uma das mais importantes disciplinas criativas”, a arquitetura foi adicionada como a sétima categoria no programa global Rolex, o qual inclui literatura, música, artes visuais, dança, cinema e teatro.

Espera-se que Kazuyo Sejima anuncie seu ‘protegido’ durante este outono europeu. Ela e o jovem arquiteto serão colaboradores, por um ano, no projeto internacional Home For All, no qual Sejima desenvolveu com outros grandes arquitetos japoneses –Toyo Ito, Riken Yamamoto, Hiroshi Naito e Kengo Kuma- em resposta à crise de habitação causada pelo devastador tsunami em 2011.

A ideia é projetar espaços de encontro para a comunidade em conjuntos de habitações de emergência.

“Eu gostaria de transmitir ao jovem arquiteto o que obtive com outros arquitetos ao longo de minha carreira”, disse Sejima. “Imagino uma relação dinâmica entre o discípulo e eu. Como vamos trabalhar é algo que não posso determinar sozinha, já que depende também, em grande parte, da energia e o entusiasmo que ele apresentar”.

Como sócia do escritório SANAA, com sede em Tóquio, Sejima tornou-se umas das arquitetas mais renomadas. Em 2010, Sejima ganhou o premio Pritzker e foi a primeira mulher nomeada Diretora da Bienal de Veneza. Entre seus maiores trabalhos está o Rolex Learning Center, um projeto icônico na Suiça, no qual o grupo Rolex foi o principal participante do financiamento privado.

Após a criação do programa Rolex Mentor and Protégé Arts Initiative em 2002, Álvaro Siza participou do primeiro ciclo do programa como mentor de artes visuais com um jovem arquiteto da Jordânia, Sahel Al-Hiyari, como seu discípulo.

 

Referência: Rolex Mentor and Protégé Initiative and ArtDaily

 

Cita: Marina de Holanda. "Kazuyo Sejima é nomeada primeira mentora de arquitetura no Rolex Mentor and Protégé Initiative" 26 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/71974/kazuyo-sejima-e-nomeada-primeira-mentora-de-arquitetura-no-rolex-mentor-and-protege-initiative> ISSN 0719-8906