O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Ikea Disobedients de Andrés Jaque Arquitectos, adquirido pelo MoMA

Ikea Disobedients de Andrés Jaque Arquitectos, adquirido pelo MoMA

Ikea Disobedients de Andrés Jaque Arquitectos, adquirido pelo MoMA
Ikea Disobedients de Andrés Jaque Arquitectos, adquirido pelo MoMA, Ikea
Ikea

O Departamento de Arquitetura e Desenho do MoMA adquiriu a obra IKEA Disobedients, de André Jaque Arquitectos / Escritório de Inovação Pública, para incorporá-la dentro de sua coleção.IKEA Disobedients é a primeira performance de arquitetura adquirida pelo Museu de Arte Moderna de Nova York e será apresentada pela primeira vez em setembro desse ano como parte da exibição “Ways of Being Political”, curada por Pedro Gadanho.

É possível construir um espaço público reunindo situações que geralmente ocorrem na intimidade das habitações? O objetivo de IKEA Disobedients é testar se isso é possível. Para isso, parte de um amontoamento indisciplinado de móveis da IKEA, com o qual se constrói algo parecido a um equipamento urbano caseiro.

Ikea

IKEA Disobedients está formada por um arquivo de pessoas que organizaram sua vida doméstica, não como um lugar despolitizado de desconexão, mas sim como o próprio centro de vinculação com o coletivo e com os conflitos que o atravessam. São domesticidades que nada têm a ver com o slogan “Bem vindo à república independente da sua casa”, porque estas pessoas em suas casas não buscam esquecer-se do mundo, mas sim encontrar a oportunidade para mudá-lo e melhorá-lo.

Nestes momentos, Pedro Gadanho e Barry Bergdoll, responsáveis pelo Departamento de Arquitetura Contemporânea, decidiram fazer uma declaração e escolher as transformações que começam a ser vitais na maneira de entender a arquitetura. Esta é a primeira vez que se incorpora à coleção do MoMA uma ‘situação’ arquitetônica, uma associação, ou a formação de uma pequena comunidade. A arquitetura já não são tanto os edifícios, mas sim as situações que contribuem para gerá-los.

IKEA Disobedients será apresentada em como uma instalação de vídeo pela primeira vez no MoMA, dia 12 de setembro de 2012, como parte da exposição “Ways of Being Political”. Coincidindo com esta inauguração, nos dias 16 e 23 a performance será repetida no MoMA PS1, com desobedientes que há uns dois meses Andrés Jaque Arquitectos o Escritório de Inovação Pública detectaram, estudando na cidade de Nova York, para quem estiver por lá: imperdível.

 

 

Sobre este autor
Marina de Holanda
Autor
Cita: Marina de Holanda. "Ikea Disobedients de Andrés Jaque Arquitectos, adquirido pelo MoMA" 15 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/65137/ikea-disobedients-de-andres-jaque-arquitectos-adquirido-pelo-moma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.