O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. De Kameleon / NL Architects

De Kameleon / NL Architects

De Kameleon / NL Architects
De Kameleon / NL Architects, © Luuk Kramer
© Luuk Kramer

De Kameleon é um grande bloco de habitação que inclui um novo centro comercial e uma grande área de estacionamento em uma zona conhecida como Bijlmermeer. O Bijlmer é uma área na Holanda, que é considerada como um gueto por alguns.  No momento a área está passando por um processo de renovação radical; está sendo feita uma tentativa de torná-la num subúrbio holandês regular. Habitações padrões de baixa elevação são introduzidas para substituir prédios com 10 andares de apartamentos, mas também os espaços verdes entre eles. Apesar do novo formato, o Bijlmer continua exótico.

© Marcel van der Burg

O Bijlmer possui uma pista fantástica de metrô elevado, talvez o único cenário adequado para um vídeo de R&B na Holanda. De Kameleon está inserido ao longo da Karspeldreef, uma das principais artérias da área. É uma surpresa que em meio à nova ideologia de pequena escala, surge um grande edifício projetado.

© Marcel van der Burg

Kameleon é organizado em fatias horizontais. No térreo está o novo centro comercial. Todas as lojas são acessíveis diretamente do espaço público, não há interior coletivo: Kameleon não é um shopping.

Axonométrica

O supermercado, normalmente um programa com fachadas extensas e impenetráveis, está inserido em unidades menores. Existe uma passagem nas 2/3ª unidade do comprimento, que cria um “8”, um formato bom para circulação e para os negócios. Dali, uma escada rolante liga para o próximo nível. No segundo andar há outro mercado, acessado facilmente pelo público do estacionamento que está no mesmo nível.

© Marcel van der Burg

Posicionando o estacionamento sobre as lojas provou ser mais barato do que no embasamento. O estacionamento é “cobrado” pelo mercado em uma extremidade e na praça de alimentação / academia na outra, além de ter uma área reservada para os moradores do conjunto. A fachada do estacionamento é aberta nos lados, permitindo a ventilação natural. Um jardim muito grande é colocado no topo do estacionamento, que inclui doze árvores e um rio.

© Luuk Kramer

O jardim é rodeado por um bloco habitacional de quatro andares que possui 168 apartamentos. O lado voltado para Karspeldreef é contínuo para proteger o jardim dos barulhos da rua e para criar uma “parede urbana”; o outro lado está virado para o espaço hexagonal verde típico e é perfurado. Os vazios podem ser usadas como playgrounds e para churrascos. A estrutura repetitiva faz com que o projeto seja acessível. Os recôncavos de construção rítmica de oito metros e as malhas de estacionamento e comerciais correspondem muito bem. Toda a parede que sustenta outra é estendida para suportar as varandas e proporcionar privacidade.

© Luuk Kramer

As grandes varandas criam padrões dinâmicos. Escadas sinuosas levam ao jardim e diferenciam o grande pátio. Um edifício de 10 andares com 58 apartamentos assenta-se sobre este bloco. Ele cria um contraponto à horizontalidade e se torna um marco em frente ao metrô. Uma grande janela conecta visualmente o metrô elevado com o jardim elevado precisamente na mesma altura.

Corte

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:NL Architects
  • Ano: 2012
  • Área construída: 55500 m²
  • Área do terreno: 9250 m²
  • Endereço: Bijlmermeer Holanda
  • Tipo de projeto: projetos do mismo tipo">Uso Misto
  • Status:projetos no status">Construído
  • Materialidade: Vidro e Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Bijlmermeer, Holanda
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquiteto: NL Architects
  2. Equipe de Projeto: Iwan Hameleers, Gertjan Machiels (Arquitetos; Pieter Bannenberg, Walter van Dijk, Kamiel Klaasse (Design); Barbara Luns, Gen Yamamoto, Ana Lagoa Pereira Gomez, Jouke Sieswerda, David de Bruijn, Jung-Wha Cho, Florent Le Corre, Stephan Schülecke, Tomas Amtmann, Joao Viera Costa, Jorge Redondo, Juerg-Ueli Burger, Nora Aursand Iversen, Kim Guldmand Ewers

Informação Complementar:

  1. Projeto Estrutural: Strackee
  2. Fotografias: Luuk KramerMarcel van der Burg
  1. Cliente: Principaal / De Key

Cita: Victor Delaqua. "De Kameleon / NL Architects" 03 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/62518/de-kameleon-nl-architects> ISSN 0719-8906