O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Mar de Azinheiras / Ábaton Arquitectura

Mar de Azinheiras / Ábaton Arquitectura

Mar de Azinheiras / Ábaton Arquitectura
Mar de Azinheiras / Ábaton Arquitectura, © Cortesia de Ábaton Arquitectura
© Cortesia de Ábaton Arquitectura

© Cortesia de Ábaton Arquitectura

A configuração singular da volumetria dessa habitação é consequência do respeito ao bosque de Azinheiras que existiam no terreno e as características especiais do terreno; e por isso, um dos volumes que compõem a casa é concebido como uma palafita sobre a rocha de granito de alta resistência, voando sobre o terreno, deixando-o respirar.

© Cortesia de Ábaton Arquitectura

Para conseguir as perfurações exatas onde apoiar a estrutura, foram trazidas máquinas especiais que cortavam com discos de diamante. Nessa peça está a sala que dá acesso a uma piscina coberta. A comunicação com o outro volume é realizada através de uma passarela transparente.

© Cortesia de Ábaton Arquitectura

A habitação não se relaciona com o entorno, mas se apodera dele já que o visualiza de todos os ângulos. Nosso cliente tinha grande interesse em diferenciar as zonas para uso público e as zonas privadas, e então, a sala, a cozinha e a piscina estão situadas no andar superior, e os dormitórios e banheiros, no térreo.

© Cortesia de Ábaton Arquitectura

O projeto queria dar uma especial importância tanto para o quarto principal como a seu banheiro e a vinculação destes com o exterior. Foram integrados os usos em um só espaço com uma mesma linguagem de materiais.

© Cortesia de Ábaton Arquitectura

A banheira é de pedra calcária, dando continuidade ao solo, e por ser enterrada, dela, como do resto do quarto, é possível disfrutar as vistas ao jardim sem interferências visuais; a parede da ducha é branca como o resto do espaço e bancada do banheiro, construída em chapa de aço, transforma-se em estante ou banco ao longo de sua extensão.

© Cortesia de Ábaton Arquitectura

Materiais: piso de pedra calcária, paredes de concreto armado e revestimentos da fachada de tijolo revestido com reboco. Coberturas planas com acabamento em grava. Esquadrias de madeira pintadas de branco. Porta de acesso a habitação de aço. Ar condicionado por dutos de calefação. Esquadrias de alumínio pintado.

© Cortesia de Ábaton Arquitectura

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Ábaton Arquitectura
  • Ano:
  • Área construída: 296 m²
  • Área do terreno: 500 m²
  • Endereço: Las Marías, Torrelodones Madrid Espanha
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Pedra
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Las Marías, Torrelodones, Madrid, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Ábaton Arquitectura
  2. Construção: ÁBATON

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Mar de Azinheiras / Ábaton Arquitectura" 05 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/47176/mar-de-azinheiras-abaton-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.