O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Memory Cloud / RE:Site + Metalab

Memory Cloud / RE:Site + Metalab

Memory Cloud / RE:Site + Metalab
Memory Cloud / RE:Site + Metalab, Cortesia de  RE:site + Metalab
Cortesia de RE:site + Metalab

 

Memory Cloud é a proposta vencedora realizada por RE:Site (Norman Lee e Shane Allbritton) e METALAB (Andrew Vrana, Joe Meppelink e Michael Gonzales, arquitetura + fabricação) pela Universidade Texas A&M para o novo Centro Memorial dos Estudantes, no 12º Salão do Homem.

Cortesia de RE:site + Metalab

Através de um concurso e um processo curto de entrevistas, a equipe demonstrou capacidade para aproveitar o potencial de LEDs programáveis, sensoriamento remoto, design paramétrico e fabricação digital para criar uma narrativa em aberto da história da Universidade por meio de imagens de silhuetas animadas do passado e do tempo presente da vida dos estudantes no campus.

Cortesia de RE:site + Metalab

Memory Cloud conecta o passado com o presente absoluto. Esta escultura “viva” usa tecnologia multimídia para colidir tempo e espaço, celebrando a renovação cotidiana da tradição na vida dos estudantes da Texas A&M. Memory Cloud expressa este pulso dinâmico de comunidade através de silhuetas em tempo real que constantemente mudam ao longo do dia. Passado e presente são unidos para o observador, o qual não é capaz de dizer se as silhuetas foram criadas há minutos, horas, dias, meses ou décadas atrás. As tradições reúnem passado e presente por meio de formas de movimento, transmitidas por uma comunidade.

Cortesia de RE:site + Metalab

A tradição está incorporada à vida diária do campus, ainda que possua uma qualidade etérea e transcendente que retira os alunos do cotidiano. Esta qualidade transcendental é mais bem expressada pela mídia de pura luz, uma mídia possibilitada através da tecnologia do LED. Memory Cloud dispõe de 4000 pontos de LED, integrados por meio de tubos transparentes de diversos tamanhos, suspensos por uma estrutura em grelha diagonal, criando uma escultura iluminada, pontilhada e vibrante.

Cortesia de RE:site + Metalab

Memory Cloud convida os observadores para uma experiência de descoberta gratificante conforme eles se movem em torno da obra. A dinâmica da escultura como uma forma ondulante cria vistas dramáticas para os observadores conforme se percorre as escadas ao redor da obra. Memory Cloud torna-se parte da vida social cotidiana do Centro. Conforme os observadores atravessam o 12º Salão do Homem, as silhuetas parecem surgir e depois desaparecem. De alguns ângulos, veem-se formas abstratas de luzes pulsantes; já de outros, observam-se silhuetas tridimensionais que se movem, desaparecendo com os limites entre figuração e abstração.

Detalhes

Pontos de luz: 4000 pontos de luz de iluminação individual controlada são abrigados em 256 tubos de acrílico suspensos por uma cobertura etérea flutuante em 12 linhas. Cada camada pode ser programada com um único vídeo capturado em tempo real ou por um arquivo de eventos passados icônicos, em qualquer combinação. Enquanto a estrutura está estática, as animações criam uma obra que nunca é a mesma, sempre se atualizando através da participação do corpo dos estudantes. As luzes são visíveis de todos os pontos no espaço e também do exterior, a partir da renovada Rudder Plaza através dos planos monumentais de vidro do novo 12º Salão do Homem.

Detalhes

Luminárias suspensas: Discos de acrílico especialmente fabricados são produzidos diretamente do modelo digital do artista e são ajustados em sua dimensão para atender ao formato da superfície da Memory Cloud. Serão iluminados por um efeito de “fibra ótica” pelos pontos de LED mais baixos nos tubos, proporcionando a sensação de que os corpos animados no vídeo estão passando por um véu brilhante que envolve o espaço do Centro Memorial dos Estudantes e do 12º Salão do Homem, em um campo fluido de luz.

Memory Cloud será instalada em Dezembro de 2012.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:RE:Site + Metalab
  • Ano: 2012
  • Tipo de projeto: Efêmero
  • Operação projetual:Projeto
  • Status:Concurso
  • Estrutura: Otro
  • Localização: Texas, Estados Unidos da América

Equipe:

  1. Arquitetura e fabricação: METALAB – Andrew Vrana, Joe Meppelink e Michael Gonzales (arquitetura)
  2. Artistas: RE:Site – Norman Lee e Shane Allbritton

 

Sobre este autor
Fernanda Britto
Autor
Cita: Fernanda Britto. "Memory Cloud / RE:Site + Metalab" 13 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/43078/memory-cloud-re-site-mais-metalab> ISSN 0719-8906