O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Ranking das cidades com melhor qualidade de vida de 2014, segundo Mercer

Ranking das cidades com melhor qualidade de vida de 2014, segundo Mercer

Ranking das cidades com melhor qualidade de vida de 2014, segundo Mercer
Ranking das cidades com melhor qualidade de vida de 2014, segundo Mercer, Viena, Áustria. Image © notanyron, via Flickr
Viena, Áustria. Image © notanyron, via Flickr

A empresa americana de consultoria Mercer acaba de publicar seu ranking anual da qualidade de vida de 223 cidades ao redor do mundo. Os cinco primeiros lugares gerais foram ocupados majoritariamente por cidades europeias.

A avaliação é feita a partir de 39 índices que abrangem aspectos climáticos, culturais, econômicos, educacionais, políticos, sociais, de saúde, ambientais, entre outros. No total, foram estudadas 460 cidades, mas apenas 223 foram classificadas, levando em consideração também quais as que apresentam as melhores condições de vida para estrangeiros.

Veja os resultados por continente.

Europa

Viena, Áustria. Image © josema, via Flickr
Viena, Áustria. Image © josema, via Flickr

No ranking europeu e mundial, Viena e Zurique estão em primeiro e segundo lugar, respectivamente, mantendo estáveis os índices desde a avaliação anterior.

As três cidades europeias que estavam entre as cinco primeiros do continente são Munique, Düsseldorf e Frankfurt, todas da Alemanha, que foram classificados como 4ª, 6ª e 7ª no ranking mundial. Em contraste, as cinco cidades com menor qualidade de vida na Europa são (em ordem decrescente): São Petersburgo (168ª, na Rússia), Tirana (179 ª, na Albânia), Yerevan (180ª, Armênia), Minsk (189 ª, em Belarus) e Tbilisi (191ª, na Geórgia).

Ásia

Singapura. Image ©  chooyutshing, via Flickr
Singapura. Image © chooyutshing, via Flickr

A cidade asiática com melhor qualidade de vida é Cingapura, um dos principais centros econômicos da Ásia que no ranking geral ficou na 25ª colocação. Esta cidade já foi destaque em outros rankings, como nas 10 cidades com a melhor infraestrutura do mundo, feitas pela Mercer, que ganhou o primeiro lugar pelas suas obras arquitetônicas e arranha-céus, e nas 10 cidades mais caras do mundo, elaborado pela The Economist, onde ficou em sexto lugar.

Tóquio, Japão. Image ©  arivederci, via  Flickr
Tóquio, Japão. Image © arivederci, via Flickr

Na segunda posição da lista asiática está Tóquio, Japão, que no ranking mundial está na 43ª posição. As outras três cidades que estão entre os cinco primeiros na Ásia são do Japão: Kobe (47ª), Yokohama (49ª) e Osaka (57ª). As últimos cinco cidades asiáticas são: Tashkent (202ª, no Uzbequistão), Bishkek (204ª, no Quirguistão), Ashkhabad (206ª, no Turquemenistão), Daca (208ª, em Bangladesh) e Dushanbe (209ª, no Tadjiquistão).

América

Vancouver, Canadá. Image © Kaveh, via Wikimedia Commons
Vancouver, Canadá. Image © Kaveh, via Wikimedia Commons

Na América, a cidade que liderou a lista foi Vancouver, cidade canadense que na lista geral está na quinta posição. Esta cidade estava em nono lugar no ranking das 10 cidades com a melhor infraestrutura do mundo e foi destacada pelo projeto de energia limpa, da Universidade de British Columbia.

As demais cidades que estão entre as cinco primeiras do continente são três do Canadá, Ottawa (14ª), Toronto (15ª) e Montreal (23ª) - e apenas uma dos Estados Unidos, San Francisco (27ª). Ao classificar o continente por área, cidades dos Estados Unidos destacam-se sobre a Cidade do México (122ª), que ficou em último lugar na América do Norte, porque de acordo com Mercer, as primeiras permanecem sendo destinos atraentes em termos de trabalho, de infraestrutura, de fornecimento de bens de consumo e espaços de lazer.

Pointe-à-Pitre, Ilha de Guadalupe. Image © malani.inini, via Flickr
Pointe-à-Pitre, Ilha de Guadalupe. Image © malani.inini, via Flickr

Por sua vez, a Mercer juntou os resultados da América Central e América do Sul, áreas onde reconheceu estabilidade política mas que, segundo seus critérios, mostram grande desigualdade econômica e altas taxas de criminalidade. Na América, a cidade de Pointe-à-Pitre, na ilha de Guadalupe, está no topo, na 69ª posição no ranking geral.

As demais cidades localizadas nos primeiros lugares do ranking do continente foram San Juan (72ª, em Porto Rico), Montevidéu (77ª, no Uruguai), Buenos Aires (81ª, na Argentina) e Santiago (93ª, no Chile).

As últimas cidades do ranking da América são todas da América Central: Managua (170ª, na Nicarágua), San Salvador (175ª, em El Salvador), Caracas (176ª, na Venezuela), Tegucigalpa (181ª, em Honduras) e no final da lista está Porto Príncipe (221ª, no Haiti), sendo esta última uma das piores avaliadas de todo o ranking.

Oriente Médio e África

Dubai, Emirados Árabes Unidos. Image ©  travelourplanet.com, via Flickr
Dubai, Emirados Árabes Unidos. Image © travelourplanet.com, via Flickr

A primeira cidade do Oriente Médio e África no ranking mundial é Dubai, na 73ª colocação. A distância dos primeiros lugares é justificado pela Mercer como uma região onde os conflitos civis, desastres naturais e má qualidade da infraestrutura fazem com que seja um lugar onde ninguém quer enviar funcionários. Nas últimas cinco cidades do ranking, quatro são do Oriente Médio e da África. Outras cidades que tiveram os primeiros lugares na região são: Abu Dhabi (78ª), Port Louis (82ª, nas Ilhas Maurício), Durban (85º, na África do Sul) e Cidade do Cabo (90ª, também na África do Sul).

A última cidade no ranking mundial corresponde a Bagdá, no Iraque, e só foi superada por Brazzaville, (218ª a capital da República do Congo), Sana (número 219, no Iêmen), N'Djamena (220ª, no Chade) e Bangui (222ª, na República Centro-Africana).

Fonte: Mercer, via Plataforma Urbana. Tradução Maria Julia Martins, ArchDaily Brasil.

Ver a galeria completa

Cita: Constanza Martínez Gaete. "Ranking das cidades com melhor qualidade de vida de 2014, segundo Mercer" 13 Mar 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/182105/ranking-das-cidades-com-melhor-qualidade-de-vida-de-2014-segundo-mercer> ISSN 0719-8906